Publicidade


O que faz a vida valer a pena? Essa é uma das perguntas que o desenho Soul, lançado pelo Disney+, deixa a gente pensando, depois que termina a exibição. Para muitos, pode ser a família. Para outros, momentos de reconhecimento no trabalho. Ou ainda um legado que a gente pode deixar para as futuras gerações.

Pode ser também uma bela cerveja com boas companhias, não é verdade? Então, para não ficar dúvida alguma, além de falar nesta sexta-feira, na coluna de Cinema, do Cerveja & Gastronomia, sobre o desenho Soul, vamos ter também uma dica de cerveja (que é uma das minhas preferidas!) combinado?

Em Soul, assuntos como saúde mental, depressão, missão e propósito de vida, surgem de forma didática e até divertida - Foto: Reprodução/Disney/Pixar
Em Soul, assuntos como saúde mental, depressão, missão e propósito de vida, surgem de forma didática e até divertida – Foto: Reprodução/Disney/Pixar

Antes de começar, é preciso fazer o alerta: Soul é um desenho que faz mais sentido para adultos. As crianças vão adorar este filme por outros motivos. Mas isso não significa que não seja um ótimo programa em família! Eu explico os motivos!

A história de Joe Gardner, um músico frustrado com a própria carreira, é o ponto de partida dessa aventura quase espírita. Quando ele recebe uma notícia importante, que pode dar um novo rumo para a própria vida, ele sofre um acidente e vai parar no “além-vida”, onde luta para sair do plano astral e voltar para a Terra.

Aqui vem o primeiro grande ponto positivo do filme: as almas não são fantasminhas. São seres multicoloridos, puros, que passam por casas e treinamentos específicos, que garantem que cada um tenha uma identidade diferente da outra pessoa. Só depois é que eles estão prontos para se aventurarem pela Terra.

As almas em Soul são coloridas e têm efeito de prisma. Na foto, 22 e Joe falam sobre a teoria da vida na Terra - Foto: Reprodução/Disney/Pixar
As almas em Soul são coloridas e têm efeito de prisma. Na foto, 22 e Joe falam sobre a teoria da vida na Terra – Foto: Reprodução/Disney/Pixar

Nessa parte é que Joe recebe a missão de treinar a alma número 22. Isso mesmo, uma alma tão antiga que nunca quis “encarnar” e que rende cenas hilárias – tanto no além-vida, quando na Terra.

O filme pode ser dividido em algumas partes: a primeira, quando conhecemos Joe e vemos a alegria dele ao receber uma notícia que pode mudar os rumos da própria vida. Na segunda parte, temos o além-vida e as explicações sobre as regras dos espíritos. Na terceira parte temos a solução do problema (estou chamando assim para não dar spoiler) e no final, na última parte, a lição do filme.

Para as crianças é tudo muito fofo. Além de você ter vontade de abraçar as jovens almas, como filhotes de cachorrinhos peludos, há ainda um gato que traz um ritmo bem divertido para a história.

Outro ponto positivo para Soul é que este é o primeiro desenho da Disney protagonizado por um personagem negro. Quase todos os personagens que aparecem no filme tem a pele negra ou parda – e isso foi proposital, segundo os produtores.

Falando sobre saúde mental, o filme aborda questões como apoio familiar e até mesmo depressão. As cenas das “almas perdidas” são bem fortes e bem elucidativas sobre como as pessoas se sentem genuinamente abandonadas pelos amigos e pela sociedade. Outro momento importante é quando Joe recebe o apoio da família para seguir em frente em sua carreira.

Soul pulou os cinemas, por causa da pandemia, e foi direto para o serviço de streaming da Disney - Foto: Reprodução/Disney/Pixar
Soul pulou os cinemas, por causa da pandemia, e foi direto para o serviço de streaming da Disney – Foto: Reprodução/Disney/Pixar

Duas curiosidades: na versão em inglês, a brasileira Alice Braga é uma das dubladores. Uma pena que ela não repetiu o papel na versão brasileira, não é verdade? E o diretor, Pete Docter, também é responsável por outros sucessos mais “adultos” da Disney/Pixar, como Divertidamente, Up – Altas Aventuras e Wall-e (que é um dos desenhos mais interessantes, na minha opinião, sobre nossa vida em sociedade e a importância dos laços afetivos).

O que beber?

Uma cerveja que seja tão inspiradora como o desenho Soul precisa ter mais de uma camada de sabor. Tem que ser realmente diferente e que possa fazer com que a gente pense até em como é bom estar vivo para experimentar essa delícia!

Por isso a dica de hoje é uma das minhas preferidas: A Ouropretana Amburana Brown Porter. Como o próprio nome já adianta é uma cerveja do estilo inglês Brown Porter, ou seja, escura, com toques de chocolate, por causa da torra do malte. Mas essa cerveja vai além, e, como eu falei, tem mais uma camada de sabor. Depois de pronta, ela é maturada em barris com madeira amburana, e isso traz, para a cerveja, todo um toque de baunilha e um adocicado na boca incríveis, sem tornar a bebida doce ou enjoativa (já que é uma sensação olfativa, não tem baunilha, chocolate ou açúcar no líquido).

Com 4,9% de álcool e baixo amargor (tem 19 de IBU), é uma cerveja diferente, com espuma cremosa e de coloração também mais escura. É uma cerveja bem interessante para ser degustada sozinha ou acompanhando sobremesas de chocolates, como bolos, tortas etc.. Vai bem também com pudim de doce de leite e cheesecake de chocolate.

Cerveja da Ouropretana é uma Brown Porter maturada em barris de madeira Amburana - Foto: Reprodução/Cervejaria Ouropretana
Cerveja da Ouropretana é uma Brown Porter maturada em barris de madeira Amburana – Foto: Reprodução/Cervejaria Ouropretana

Toda sexta-feira você vai encontrar, aqui, nesta coluna, uma indicação de filme e de um rótulo de cerveja. Mas quais os critérios para a escolha dos filmes e das cervejas? Veja aqui como é feita a nossa coluna semanal. Você também pode ler as colunas anteriores.

E o que você achou deste filme e da cerveja? Escreva aqui nos comentários e compartilhe sua opinião com a gente!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade