Publicidade


Cerveja e Pizza combinam de acordo com os ingredientes - Foto: Peter Bravo de los Rios/Unsplash
Harmonizações

Qual tipo de cerveja combina com pizza?

Imagine a cena: você decidiu comer uma pizza para comemorar com amigos ou com alguém especial. Decidiu celebrar uma promoção no trabalho ou apenas para fechar uma semana cansativa, por exemplo. Aí resolve ver a carta de cervejas – e toma aquele susto! Um tanto de opção diferente, marcas e nomes que você nunca viu antes…

Muita gente pensa em vinho quando vai pedir uma pizza, mas a escolha pela cerveja pode trazer sabores bem diferentes, além de ser uma bebida muito mais refrescante.

Se é uma noite especial, que tal harmonizar a cerveja e transformar a experiência da pizza de todo dia, em algo extraordinário? Eu separei algumas dicas que vão ajudar você a escolher a melhor cerveja para acompanhar a sua pizza.

A cerveja traz refrescência e ajuda a limpar o paladar, quando harmonizada com a pizza - Foto: Max Avans/Pexels
A cerveja traz refrescência e ajuda a limpar o paladar, quando harmonizada com a pizza – Foto: Max Avans/Pexels

Para começar, lembro que harmonizar uma cerveja com alguma comida é, de forma bem simples, buscar um equilíbrio entre os dois sabores. Assim nem a pizza, nem a cerveja, vão “brigar” na boca pela atenção do seu paladar. Aqui eu explico mais sobre o que é harmonização.

Voltando para a pizza. Conceitualmente os sabores que se destacam, normalmente é o da massa tostada no forno, do molho de tomate (que é levemente ácido e adocicado) e do queijo, que traz sal e gordura para o prato. Porém, o sabor da pizza é que vai definir qual é o estilo de cerveja que mais vai combinar. Por isso, fique de olho nos ingredientes usados no “recheio” da pizza, combinado?

De uma forma geral, por causa desses sabores básicos que eu falei sobre a pizza, uma dica mais “genérica” é uma cerveja do estilo Pale Ale. Por ser mais maltada do que uma Pilsen ou Lager, a cerveja tem, como ingrediente, o malte caramelo, que, além de deixar a bebida com um tom mais avermelhado, também traz um pouco de dulçor na bebida, sem deixar o tradicional amargor da cerveja de lado. É uma opção boa e que geralmente está disponível nas pizzarias.

Cerveja e Pizza combinam de acordo com os ingredientes - Foto: Peter Bravo de los Rios/Unsplash
Cerveja e Pizza combinam de acordo com os ingredientes – Foto: Peter Bravo de los Rios/Unsplash

Vamos então aos recheios mais pedidos e suas sugestões de harmonização. A tradicional calabresa tem sabor defumado e bastante sal. Vai super bem com uma cerveja um pouco mais lupulada, como uma India Pale Ale (a famosa IPA) ou até uma American Pale Ale (também conhecida como APA), que geralmente tem tons mais cítricos nos lúpulos.

Pizzas que têm bastante bacon entre os ingredientes, como Bacon e Milho, por exemplo, vão muito bem com uma Brown Ale ou uma Dark Lager. A cerveja mais escura vai acentuar os sabores caramelizados que o bacon adquire quando vai ao forno, além de ressaltar também o tostado da massa.

Para quem é vegetariano e geralmente pede pizza com cogumelos, uma boa harmonização é uma Porter. Dê preferência para as porters da escola americana, neste caso, para trazer um pouco mais de refrescância. Outra pizza bem gostosa e sem carne é a Margherita. Nesse caso, assim como a pizza, precisamos de uma cerveja de sabor leve e refrescante. Nada melhor, então, do que uma boa e tradicional Pilsen.

Pizzas vegetarianas também têm estilos de cerveja para harmonizar - Foto: Foodiesfeed
Pizzas vegetarianas também têm estilos de cerveja para harmonizar – Foto: Foodiesfeed

Outro sabor bem pedido é o quatro queijos. A gordura aumenta bastante, na boca, por isso é bem legal que seja uma cerveja bem carbonatada e levemente cítrica como as American Pale Ale. Esse estilo também vai super bem com a tradicional e brasileiríssima Frango com Requeijão.

Vale lembrar também que a dica de harmonização é algo que depende também do seu paladar. Tenho amigos, por exemplo, que não gostam do sabor “resinoso” que fica na boca com as cervejas da escola americana. Então, neste caso, a harmonização, para eles, nunca fica boa. Reforço sempre que harmonizar é experimentar. Então, se permita viver uma experiência diferente e aproveite as dicas de hoje!

E você? Qual a sua pizza preferida? Conte aqui nos comentários que eu deixo uma sugestão de harmonização para você acompanhar!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

2 Respostas para “Qual tipo de cerveja combina com pizza?

    1. Oi Leandro!

      Com Weiss eu gosto muito da pizza de quatro queijos ou frango com catupiry.
      Com Witbier a Margherita fica um espetáculo!

      Obrigado por participar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade