Publicidade


Taças personalizadas podem ganhar a sua cara ou ajudar a divulgar seus negócios - Foto: Gleison Barreto Salin/Cerveja & Gastronomia
Dicas

Conheça as taças e os copos mais indicados para cada estilo de cerveja

Pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas usar o tipo certo de copo pode ajudar na experiência da degustação de cervejas. É que, para cada estilo, há uma taça apropriada, que geralmente facilita ou acentua a percepção de alguma característica da cerveja.

É claro que se você chegou até aqui, é porque está interessado em saber mais sobre os diferentes tipos de copos de cerveja. Por isso, se prepare, pois, no final dessa reportagem, você vai saber um pouco mais sobre a variedade de formatos e tamanhos – e como isso interfere na hora da degustação!

Aproveitamos para indicar para vocês alguns exemplos que podem ser comprados diretamente em nossa loja parceira, Amazon.com.br. Como você sabe, e está previsto em nossa Política do site, no item “Parcerias“, todas as compras, feitas a partir do nosso site, têm parte da renda revertida para o site, sem que isso afete o preço para você. Ou seja, é uma forma de você retribuir pelo conteúdo e ainda garantir recursos para que o nosso site continue funcionando.

Tipos de Taças

A taça Pilsen é sem dúvida, a mais vendida e mais conhecida no mundo. É uma taça alta e estreita, de corpo em formato de cone invertido. Esse formato favorece as cervejas menos aromáticas, mas que possuem amargor leve. Na hora de servir, lembre-se da espuma: ela deve ter cerca de 1 a 2 dedos.

A gente fez uma reportagem só sobre a importância da espuma na cerveja. Veja aqui neste link!

Outra taça muito usada no Brasil, também para cervejas do estilo Pilsen, é a taça Lager. Esse formato com “cintura” ajuda a manter a espuma, já que é mais fino na base.

O Mass ou caneca de chope é um copo que faz parte da cultura cervejeira, principalmente por causa do consumo em festas como a Oktoberfest. É um “canecão” de 1 litro e é recomendado para o consumo de cervejas do estilo Lager como Helles, Oktoberfest Beer, entre outras. Nos exemplos abaixo temos canecas de 500 ml e de 1 litro:

Já o copo Weizen sempre chama a atenção nos bares, quando é usado. Ele parece a taça Lager, mas a boca é mais fechada, e a capacidade maior – geralmente cabem 500 ml de cerveja na taça! A ideia é que você possa beber uma garrafa de cerveja de trigo de uma vez, na taça, inclusive a levedura, que fica no fundo da garrafa. Assim, a cerveja de trigo fica ainda mais saborosa e garante que você está consumindo todo o produto. Imagine, uma garrafa de 500ml, com a levedura ao fundo, se você servir em dois copos, o último copo vai ficar com mais trigo, por isso é importante usar a taça correta, neste caso.

O copo clíndrico ou Stange é uma taça alta e estreita. É indicada para o consumo de cervejas que têm pouco corpo e que são leves, como a Kölsh ou a Altbier. Pode ou não ter pé, como na foto abaixo. Mas o mais comum é o modelo sem pé, bem reta mesmo.

A Caldereta é muito usada no Brasil para servir cerveja em bares, mas é um tipo de copo que ajuda na hora de tomar uma Ipa ou uma Stout. Como são cervejas bem aromáticas, o perfil de boca mais aberta do copo permite que os aromas saiam com facilidade – até rápido demais, se me permitem o comentário. Há outras taças melhores para as IPAs, mas essa caldereta é bem coringa, pois permite o uso de vários estilos, sem comprometer o sabor.

O pint inglês é quase uma instituição. Os copos que permitem servir 568ml de cerveja (a medida de um pint!) são muito usados na Inglaterra para servir as cervejas dos estilos Stout e Porter, além de ser usadas em variadas Ales.

Quer conhecer mais sobre as medidas de cerveja? Veja nessa reportagem especial!

A diferença neste tipo de copo é que a boca é um pouco mais fechada, concentrando os aromas e a espuma. É uma taça muito boa para servir IPAs exatamente por isso. As cervejas americanas, geralmente muito lupuladas, também são ótimas nesse tipo de copo.

Em casos de cervejas com aromas mais complexos e fortes, a sugestão é uma taça tipo Thistle. É uma taça mais difícil de achar, mas em geral ela tem um bojo bem largo, seguido por uma “cintura” bem demarcada e uma boca mais aberta, o que permite a saída dos aromas que estavam concentrados na parte de baixo da taça. Um estilo indicado nesse tipo de copo é o Scotch Ale, que é bem alcoólico e aromático.

As cervejas belgas, em geral, vão muito bem em taças de bocal largo, como os cálices ou Goblets. O nariz fica bem perto da bebida e isso permite aproveitar o sabor e os aromas ricos das cervejas belgas, que geralmente também têm mais álcool, como a Tripel, Dark Strong Ale, etc.

No caso das cervejas do estilo Saison, que normalmente não têm muita espuma, o copo indicado é a Tulipa, um tipo de cálice (que lembra as taças de vinho), com pé e bojo (não confunda essa taça com a “tulipa” brasileira, que na verdade é a taça Lager!). A função do pé, nesse caso, é evitar que o contato com a mão esquente a cerveja, alterando a temperatura de consumo. Como é uma cerveja de degustação, esse formato permite que ela vá perdendo temperatura para o ambiente naturalmente, soltando os aromas a cada grau aumentado da temperatura.

Essa taça também combina muito bem com a Belgian Blonde e ajuda a ressaltar os aromas da cerveja.

Ainda nas belgas, um copo bem bonito e muito usado nas cervejas do estilo Witbier é o Tumbler. Parecem aqueles copos de lanchonete americana da década de 1960! Só que, neste caso, o vidro é bem grosso e o bocal largo, maior do que a base.

A Taça Flute é uma das minhas preferidas, principalmente por sua elegância. Ela lembra a taça de champanhe e é usada para servir cervejas que sejam bem carbonatadas, como as Bière Brut, Brut Ipa e algumas Fruit Beer. É uma sensação bem boa, de muita sofisticação, quando você experimenta uma cerveja bem carbonatada com essa taça alongada.

A taça Snifter, apesar de ser bem parecida com a Tulipa, é mais larga e baixinha, com pé menor. As cervejas com mais álcool se beneficiam muito desse formato (parece taça de conhaque!) já que a dose é menor e a cerveja fica bem exposta. Estilos como Barley Wine, Quadrupel, Eisbock, Imperial Stout (mesmo tendo características de Stout, o teor alcoólico mais alto transforma a experiência nessa taça!), por exemplo, ficam muito melhores quando servidas em taças deste tipo.

Taças Coringa!

Algumas taças coringa, que podem servir para uma variedade de estilos: A taça Iso e a taça Teku. São taças de degustação que vão bem com quase todos os estilos. Se você quiser investir em um estilo de taça para servir cervejas na sua casa, esse é o primeiro tipo que você deve escolher, na minha opinião.

As taças Teku têm esse nome porque foram desenvolvidas por dois italianos, especializados em cervejas: Teo Mussa e Kuaska, como é conhecido Lorenzo Dabove. o nome “Te-Ku” vem da mistura dos dois criadores.

Copo Americano

Esse é uma tradição brasileira, apesar do nome ser copo americano. Em todo bom boteco você certamente já bebeu cerveja em um desses copos. O tamanho pequeno é muito bom para as cervejas comerciais. Ele tem uma dose pequena, o que permite que a cerveja não esquente no copo, garantindo que a bebida preserve seu drinkability. Além disso, o copo de vidro é o que tem o preço mais acessível.

Em Minas Gerais, esse copo é mais conhecido como “copo Lagoinha”. É tão sério que a Ambev, por meio da Cervejaria Wäls, lançou na capital mineira a cerveja Lagoinha, além de ter encabeçado uma campanha pelo nome do copo.

Cerveja lançada pela Wäls para homenagear o famoso copo Lagoinha - Foto: Reprodução/Wäls/Ambev
Cerveja lançada pela Wäls para homenagear o famoso copo Lagoinha – Foto: Reprodução/Wäls/Ambev

Kits e personalização

Na Amazon você encontra alguns kits que têm diferentes estilos de taça para você ter em casa. Veja as ofertas e aproveite!

Esse kit é com taças de cristal alemão. Além de finos, são bem resistentes.

Outra possibilidade que você tem é de personalizar os copos e taças. A sua marca pode ser um presente em uma festa de aniversário ou como brinde em empresas. A gente aqui tem algumas taças com a nossa marca, usadas para ilustrar algumas reportagens.

Taças personalizadas podem ganhar a sua cara ou ajudar a divulgar seus negócios - Foto: Gleison Barreto Salin/Cerveja & Gastronomia
Taças personalizadas podem ganhar a sua cara ou ajudar a divulgar seus negócios – Foto: Gleison Barreto Salin/Cerveja & Gastronomia

No nosso caso, nós compramos da VRM Vip. Mas dependendo da quantidade há ainda outros fornecedores, como o Meu Copo e a Ruvolo.

E você? Já teve alguma experiência legal com os copos e taças na hora da degustação? Compartilhe essa reportagem com um amigo e comente aqui embaixo com a sua história ou dúvida.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

2 Respostas para “Conheça as taças e os copos mais indicados para cada estilo de cerveja

  1. Cara, umas das coisas mais gostosas da Cultura Cervejeira é curtir nos diferentes estilos nos seus respectivos copos e aproveitar tudo que eles favorecem nas cervejas. A gente também fez um mini tutorialzinho com os principais estilos e copos pra galera conhecer. Se liga:
    Weiss e Pint
    https://www.youtube.com/watch?v=P4fhY0jX7q4

    Ipa e Teku
    https://www.youtube.com/watch?v=PPdrJou4V3s

    Abadia e Pilsner
    https://www.youtube.com/watch?v=dV0JRU9TcxU

    E Tulipa e Lager
    https://www.youtube.com/watch?v=dC7ofJgR5Es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade