Publicidade


Biografia de Luisa Marilac e bons drinks com cerveja no Desafio da leitura
Dicas Harmonizações

Desafio da Leitura: Agosto

O desafio da leitura promovido pelo Leia Mulheres acabou no ano passado. Eu consegui ler todos os 12 livros, mas, como você está percebendo, estou atrasado com as resenhas aqui no site! Mas vamos colocando em dia, aos poucos, não é verdade?

O livro escolhido para o mês de agosto é uma biografia. Muitas vezes a gente conhece uma pessoa por causa de um meme. Ela fica famosa e depois some. Foi o caso de Luisa Marilac, que hoje é youtuber e está com uma carreira mais estável no entretenimento. Mas no livro você descobre o que aconteceu com a dona do bordão “se isso é estar na pior…”. Uma história de muitos altos e baixos, que mostra uma difícil realidade enfrentada pelos transexuais, travestis e prostitutas.

E claro que tem dica de cerveja (é um bom drink!) para acompanhar.

Agosto: Temática LGBTQ+

A biografia de Luisa Marilac foi escrita por Nana Queiroz, a partir dos relatos em primeira pessoa. Ela foi escolhida por Luisa, que cedeu todo o material e aprovou o conteúdo do livro. (Aliás, no fim do livro tem um capítulo escrito pela Nana em que ela fala sobre a sensação de ser a voz de outra pessoa, é muito interessante!)

A história de Luisa desde a infância foi marcada por muitas dificuldades. Se hoje o preconceito contra os LGBTQI+ ainda mata no Brasil imagine há cerca de 40 anos? Uma criança “diferente” que não entendia o que estava acontecendo com ela, um menino que não tinha referência alguma do que era ser gay no meio de um mundo majoritariamente machista. Assim, desde a infância, Luísa foi, aos poucos, surgindo no interior do Brasil.

Com muita coragem ela aborda – sem qualquer pudor – a vida nas ruas, na prostituição. Conta casos complicados, casos de amor, casos que viraram namoros. Fala também da viagem para a Itália, onde além de se prostituir, foi praticamente escravizada e mantida refém por cafetões e cafetinas (uma vítima do tráfico internacional de pessoas).

Luisa Marilac conta sobre os bons e maus momentos noa autobiografia - Foto: Reprodução/Editora Record
Luisa Marilac conta sobre os bons e maus momentos noa autobiografia – Foto: Reprodução/Editora Record

Mesmo assim não é um livro “depressivo”, ou triste. Pelo contrário, é uma história bem verdadeira e que mostra a realidade que ela viveu, ainda que tenha muitos momentos de fama.

Ah, e claro, quase no fim do livro ela conta como surgiu o vídeo que gerou um dos bordões mais famosos do Brasil: “se isso é estar na pior… o que que é estar bem, não é verdade?”. Uma história que, definitivamente, merece ser lida!

Livro: E-book:

Vai uma cerveja?

A dica de hoje não é de uma cerveja mas de alguns “bons drinks” que você pode tomar, preparados com a sua cerveja preferida.

O primeiro é um clássico, muito comum até no café da manhã do cervejeiro, que é o Früstuck. A palavra significa “café da manhã” em alemão e é também o nome de uma bebida feita com suco de laranja e cerveja de trigo, tipo Weiss.

Drink com cerveja leva suco de frutas e cerveja de trigo - Foto: Angelo Moleele/Unsplash
Drink com cerveja leva suco de frutas e cerveja de trigo – Foto: Angelo Moleele/Unsplash

A mistura pode ser feita na proporção que mais te agrada, mas eu recomendo fazer meio a meio, se quiser sentir o gosto do suco, ou 40/60, com mais cerveja, se quiser deixar o drink mais gaseificado e refrescante.

A dica aqui é usar o suco de laranja natural, de preferência. Mas um bom suco de caixinha também vai bem, desde que ele não tenha muito gosto de “sumo” da laranja. Escolha bem a marca e divirta-se.

Ah, mais um truque, e esse eu vi no Instagram da Priscilla Colares (@pricolares_), em vez do suco de laranja, você também pode usar suco de abacaxi, caju e manga! Boa ideia né?

O segundo drink que vamos indicar eu vi no Instagram da Débora (@deb.cervejolatra). Ela preparou um drink com gin, água tônica e cerveja do estilo Catharina Sour (no caso com adição de Framboesa e Hibisco!). O resultado, além de muito lindo, é um drink bem prático de fazer e muito gostoso.

A receita ela explicou no post. Uma dose de gin, uma de água tônica e o resto de cerveja. E a minha sugestão é variar a cerveja, pois temos várias Catharina Sour com acerola, maracujá, etc.

Gostou das dicas? Então aproveite os “bons drinks” e siga na leitura com a gente!


Sobre o desafio

O desafio foi criado pelo site Leia Mulheres e propõe a leitura e o compartilhamento de livros escritos por mulheres. Todo mês há um tema em que você deve escolher qualquer livro, desde que a autora seja uma mulher. Depois de ler, você pode postar em suas redes sociais com as hashtags #leiamulheres2020 e #desafioleiamulheres2020.

  • Janeiro: HQ
  • Fevereiro: Não-Ficção
  • Março: Poesia
  • Abril: Autora Independente
  • Maio: Ficção Científica/Fantasia
  • Junho: Contos
  • Julho: Autora Premiada
  • Agosto: Temática LGBTQ+
  • Setembro: Autora nunca lida por você
  • Outubro: Terror/Suspense
  • Novembro: Brasileira Contemporânea
  • Dezembro: Livro Clássico

Além do livro, todo mês vamos indicar aqui no Cerveja & Gastronomia uma cerveja para acompanhar a sua leitura.

Acompanhe aqui todos os desafios dos meses anteriores, publicados no nosso site.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade