Publicidade


Baked Alaska foi a sobremesa que os participantes tinham que fazer para se salvar da eliminação - Foto: Reprodução/Carlos Reinis/Band
Harmonizações

Masterchef Brasil – 8º episódio

O final desse episódio foi, literalmente, uma lambança. A prova que demandou muita técnica dos participantes acabou eliminando mais uma pessoa. Mas até chegar a última prova, as disputas em dupla com pratos feitos com feijão e o minidesafio do petisco com mortadela mostraram o talento dos participantes.

E claro, tem quatro estilos de cerveja que harmonizam com os pratos vencedores de hoje.

Todas as terças, a gente vai comentar sobre o episódio da semana na nossa conta do Twitter, ao vivo, com dicas de cerveja que combinam com os pratos vencedores. E logo depois você pode conferir o resumão do episódio aqui no site.

Veja os destaques do 8º episódio da 8ª temporada de Masterchef Brasil, exibido nesta terça-feira, dia 24 de agosto de 2021.

Masterchef Brasil volta nesta terça-feira

A primeira prova trouxe uma dinâmica diferente para o programa. Os participantes foram sorteados em duplas, de acordo com um dos 8 tipos de feijão e a disputa ia ser entre cada dupla. Ou seja, para cada tipo de feijão, dois participantes vão disputar uma vaga no mezanino.

Kelyn, que venceu a prova de eliminação do programa anterior, ganhou uma vantagem: ela poderia trocar de feijão – e na prática, escolher com quem ia disputar essa prova. Mas ela decidiu manter o feijão sorteado e continuou com a dupla com o André.

Eles tiveram uma hora para fazer um prato com o feijão como protagonista. Entre as opções de feijão, os participantes puderam usar manteiga, azuki, jalo, rajado, verde, vermelho, andu e bolinha

Kelyn e Andre foram os primeiros, com os pratos feitos com feijão andu. O prato do André foi criticado por ter faltado tempero no prato e pela escolha dos acompanhamentos como o caju usado no vinagrete. Kelyn também recebeu algumas críticas, mas no geral, o prato dela estava melhor e assim, foi direto para o mezanino.

Márcio e Luiz prepararam pratos com o feijão bolinha. O prato do Márcio estava lindo e parecia um bom e tradicional PF. Luiz recebeu elogios sobre o sabor do bolinho, mas críticas sobre a forma como fez a fritura. Com isso em mente, os jurados escolheram Márcio para ir direto ao mezanino.

Raquel e Amanda fizeram o feijão verde e foram as próximas a passar pela avaliação dos jurados. Jacquin criticou os dois pratos e os jurados reclamaram da falta de liga no prato da Amanda. Assim ela foi direto para eliminação, passando a Raquel para o mezanino.

O feijão manteiga preparado por José Sérgio e Renato foi chamado em seguida. Renato teve críticas sobre o excesso de acidez do prato. José Sérgio ouviu reclamações sobre a pouca quantidade de feijão. Assim, mesmo com a acidez, Renato garantiu mais uma semana no programa, indo para o mezanino de forma direta.

Isabella e Pedro foram os próximos com o feijão azuki. Pedro inovou e trouxe uma receita bem diferente. Isabella também recebeu elogios pelo tempero e pelo ponto do feijão. Uma das disputas mais acirradas dessa primeira prova, mas os jurados optaram por salvar a Isabella, deixando o Pedro para a prova de eliminação.

Helena e Heitor usaram o feijão vermelho nessa prova. O bolinho da Helena foi criticado por causa do molho que tira o crocante do petisco. Heitor fez um doce com frutas e também agradou os jurados. Na decisão, Heitor levou vantagem e foi para o mezanino.

Daphne e Juliana levaram os pratos preparados com o feijão Jalo. Juliana fez um prato mais tradicional e Daphne também montou uma entrada descolada e bem feita, mas recebeu críticas por causa do uso do creme de leite. Juliana foi escolhida para a prova de eliminação e Daphne se salvou por mais uma semana.

Eduardo e Ana Paula fizeram pratos com feijão rajado. Os dois pratos eram bem diferentes e estavam bonitos, visualmente. Mas Eduardo arriscou com chocolate e feijão e garantiu uma vaga no mezanino, deixando Ana Paula na prova de eliminação.

Eduardo também foi eleito o melhor prato da noite e ganhou uma vantagem: definir, quem, dos oito participantes, ia direto para a eliminação.

Os escolhidos pelo Eduardo ganharam uma chance de escapar da prova de eliminação, em uma prova rápida. Assim, Ana Paula, Pedro, Helena e o André tiveram que criar petiscos usando um ingrediente obrigatório: a mortadela. Tudo em 30 minutos.

Eduardo fez um creme de feijão com chocolate branco e a inovação garantiu o melhor prato da primeira prova - Foto: Reprodução/Carlos Reinis/Band
Eduardo fez um creme de feijão com chocolate branco e a inovação garantiu o melhor prato da primeira prova – Foto: Reprodução/Carlos Reinis/Band

Entre todos os bolinhos, Helena foi a que mais agradou e ela subiu ao mezanino, ficando livre da prova de eliminação.

Na prova de eliminação o desafio foi uma sobremesa bem complicada: o Baked Alaska. Um bolo que tem sorvete no recheio e merengue por fora. O tempo da prova foi de duas horas.

Essa sobremesa não é muito conhecida aqui no Brasil, mas faz muito sucesso nos Estados Unidos, onde, segundo historiadores, surgiu em 1876. A receita apareceu na época em que os Estados Unidos anexou o Alaska como território (já que o doce é parecido com um iglu!)

Baked Alaska foi a sobremesa que os participantes tinham que fazer para se salvar da eliminação - Foto: Reprodução/Carlos Reinis/Band
Baked Alaska foi a sobremesa que os participantes tinham que fazer para se salvar da eliminação – Foto: Reprodução/Carlos Reinis/Band

A prova era bem difícil e foi realmente uma lambança. Vários bolos derreteram e os jurados quase não conseguiram provar. Sorvete mesmo, ninguém fez. O que chegou mais perto foi o preparado pelo Luiz, que conseguiu chegar mais perto do prato e ganhou a prova de eliminação.

Ficaram para a eliminação, José Sérgio, Juliana e André. O mezanino votou e escolheu subir com o André, definindo a decisão pela amizade mesmo, como mostraram os bastidores dessa votação. Assim os jurados tiveram que eliminar José Sérgio ou Juliana. Por causa da temperatura do bolo, que estava ainda quente, Juliana foi a eliminada do dia.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade