Publicidade


Cervejas do estilo Porter possuem aromas de cacau ou chocolate amargo por causa do malte
Dicas Harmonizações

Chocolate na Cerveja?

Na semana da páscoa, o assunto é um só: chocolate! E muita gente se confunde quando esse ingrediente aparece nas cervejas. É que, em muitas vezes, o chocolate nem está presente na receita. Ele pode vir do malte!

Como assim? Vou explicar! Durante o processo da torra do malte, o tempo de duração vai definir a cor e os aromas. Da mesma forma que acontece com o seu “bife” na panela, quanto mais tempo o malte fica na torrefação, mais “caramelizado” ele fica. Na carne, dá aquele sabor de tostado que faz toda a diferença para quem consome esse tipo de alimento. No malte, além de alterar o sabor do malte, também mexe com os aromas, que podem ser de café ou de chocolate, dependendo do tempo de torra.

As cervejas Stout e Porter, por exemplo, são produzidas neste processo. No caso da Porter, o aroma de cacau vem do malte usado na receita. E isso traz todo um sabor adocicado na hora de beber, principalmente porque nossos sentidos gustativos são muito impressionados pelos aromas.

Entre as cervejas desse estilo, estão as minhas preferidas: London Porter, da Fuller (uma clássica inglesa!), a Leopoldina Porter (feita no sul do Brasul e muito boa!) e a Ouropretana Amburana Porter (que é maturada em barril com lascas de Amburana, que traz todo um aroma baunilha para a cerveja).

Cervejas do estilo Porter possuem aromas de cacau ou chocolate amargo por causa do malte
Cervejas do estilo Porter possuem aromas de cacau ou chocolate amargo por causa do malte

Aí você me pergunta: mas toda cerveja com chocolate é assim? Claro que não! Quem acompanha o Cerveja & Gastronomia há algum tempo sabe que criatividade em cervejas não tem limites! Algumas marcas fazem adição de cacau para realçar esses aromas e sabores na cerveja.

Com esse tipo de receita, eu gosto muito da Baden Baden Chocolate (que não é fabricada o ano todo!), a Tupiniquim Monjolo Floresta Negra (que tem mais do que chocolate na receita e é incrível com a mistura de frutas vermelhas!) e a Bodebrown Cacau Ipa, que é uma bomba de cacau e amargor, muito boa para quem curte o estilo India Pale Ale.

Chocolate pode ser usado como ingrediente na cerveja - Foto: Polina Tankilevitch/Pexels
Chocolate pode ser usado como ingrediente na cerveja – Foto: Polina Tankilevitch/Pexels

Harmonização

Para harmonizar cervejas destes estilos existem opções doces e salgadas. Eu gosto mais de harmonizar Porter com doces e Stouts com carnes, como carne de panela e bolinhos fritos tipo croquete, por exemplo. Mas não é uma regra, é só uma preferência mesmo.

Nos últimos anos fizemos muitas reportagens com essas dicas e você pode conferir todas aqui:

E você? Gosta de qual cerveja com chocolate? Compartilhe sua dica aqui nos comentários!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade