Publicidade


Livro de Ana Maria Machado e Cerveja Dry Stout da ZEV em destaque no Desafio da Leitura de junho - Montagem com Tânia Rêgo/Agência Brasil/Wikimedia Commons e Divulgação/Cervejaria ZEV
Dicas Harmonizações

Desafio da Leitura: Junho

O livro do mês de Junho foi bem gostoso de ler. Primeiro porque eu adoro o formato (Contos). Acho que permite conhecer histórias que sempre nos surpreendem. E como são curtas, não passam a sensação de que, quem escreve, às vezes, está nos enrolando em um “fio” que não precisaria fazer parte da história.

Como vocês sabem, neste ano nós do Cerveja & Gastronomia topamos o desafio da leitura, promovido pelo site Leia Mulheres. E claro, tem dica de cerveja para acompanhar a sua leitura. Confira a resenha do mês de junho.

Junho: Contos

O livro escolhido em Junho foi “Contos”, da escritora premiada Ana Maria Machado. Ela ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, da qual já foi presidente (entre 2012 e 2013) e é muito conhecida, principalmente pelos livros infanto-juvenis. Ela nasceu no Rio de Janeiro, no tradicional e boêmio bairro de Santa Teresa, onde se formou em Letras. A escritora já fez mais de 100 livros, traduzidos em cerca de 20 países.

Ou seja, é uma autora super reconhecida pelo seu trabalho e dedicação à língua portuguesa.

A escritora Ana Maria Machado faz parte da Academia Brasileira de Letras - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Wikimedia Commons
A escritora Ana Maria Machado faz parte da Academia Brasileira de Letras – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Wikimedia Commons

Na obra “Contos”, ela selecionou alguns textos curtos, mas inéditos, que apresentam um pouco da linguagem e da forma de escrever da autora.

São quatro contos, com personagens bem diferentes, mas que giram em torno de um assunto em comum: as relações familiares. As histórias falam de pais e filhos discutindo, avós e netos percebendo as diferenças das gerações. Tudo sempre com aquele equilíbrio característico dos contos, que é o bom humor, com momentos que te deixam pensando sobre o acontecido.

Ana Maria Machado reuniu quatro histórias inéditas no livro "Contos" - Reprodução/Editora Foglio
Ana Maria Machado reuniu quatro histórias inéditas no livro “Contos” – Reprodução/Editora Foglio

O que eu mais gosto nos contos é que eles trazem detalhes da vida rotineira. Ação por ação, como se estivessem registrando o momento de uma vida. Contos não precisam de apresentação de personagens ou de conclusões elaboradas. É como se conseguíssemos fazer um recorte em um instante da vida de alguém. E Ana Maria Machado faz isso com muita tranquilidade, oscilando entre o texto correto, sem perder a emoção da história que está sendo contada.

Além do mais é um livro super curtinho. Por isso mesmo, a minha dica é ler um conto por vez. É legal você refletir sobre cada história um pouco, antes de embarcar em uma nova “família”.

Vai uma cerveja?

Você que acompanha o Cerveja & Gastronomia há algum tempo sabe que eu curto bastante as cervejas produzidas pela ZEV. A Cervejaria de Suzano, no interior de São Paulo, sempre tem boas ideias, rótulos bem produzidos e – principalmente – cervejas bem feitas.

Eu adoro quando recebo mais um lançamento deles, no e-mail, e corro para provar. O mais recente é uma mistura que eu gosto muito: Stout com Cítricos. No caso, a Dry Stout da ZEV, que já é produzida, ganhou casca de tangerina, em uma edição especial e limitada.

Esse sabor cítrico traz uma refrescância e um pouco de frutado para a cerveja escura, que já tem a espuma bem cremosa e final seco na boca. O amargor, por conta disso, acaba ficando um pouco menos perceptível na boca, mesmo tendo um IBU de 30. O teor alcoólico é de 4,1%.

Cerveja ZEV Dry Stout com casca de tangerina - Foto: Divulgação/Cervejaria ZEV
Cerveja ZEV Dry Stout com casca de tangerina – Foto: Divulgação/Cervejaria ZEV

Essa cerveja pode harmonizar bem com chocolates, principalmente para quem curte um chocolate meio amargo, por exemplo. O cítrico da tangerina eleva todo o frutado do chocolate na boca e fica bem legal. Gosto também dessa cerveja para acompanhar um Boston Cheesecake (aquele de chocolate!). Veja outras harmonizações com Stout aqui nessa reportagem que fizemos no site.


Sobre o desafio

O desafio foi criado pelo site Leia Mulheres e propõe a leitura e o compartilhamento de livros escritos por mulheres. Todo mês há um tema em que você deve escolher qualquer livro, desde que a autora seja uma mulher. Depois de ler, você pode postar em suas redes sociais com as hashtags #leiamulheres2020 e #desafioleiamulheres2020.

  • Janeiro: HQ
  • Fevereiro: Não-Ficção
  • Março: Poesia
  • Abril: Autora Independente
  • Maio: Ficção Científica/Fantasia
  • Junho: Contos
  • Julho: Autora Premiada
  • Agosto: Temática LGBTQ+
  • Setembro: Autora nunca lida por você
  • Outubro: Terror/Suspense
  • Novembro: Brasileira Contemporânea
  • Dezembro: Livro Clássico

Além do livro, todo mês vamos indicar aqui no Cerveja & Gastronomia uma cerveja para acompanhar a sua leitura.

Acompanhe aqui todos os desafios dos meses anteriores, publicados no nosso site.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade