Publicidade


Dicas de cerveja e de cinema
Cinema no Cerveja e Gastronomia

Cinema: Minhas Férias com Patrick

Em tempos tão difíceis, rir um pouco sempre faz bem. A dica de hoje da coluna de Cinema do Cerveja & Gastronomia é exatamente de um filme leve, que vai fazer você pensar sobre a vida, mas que vai fazer isso de forma muito leve. E tem dica de cerveja também! Cinco, na verdade!

Filme "Minhas Férias com Patrick" é leve e divertido - Foto: Divulgação/Califórnia Filmes
Filme “Minhas Férias com Patrick” é leve e divertido – Foto: Divulgação/Califórnia Filmes

“Minhas Férias com Patrick” conta a história de Antoinette, professora da educação infantil que sonha em curtir as férias com o amante. Só que ele cancela os planos para viajar com a esposa e a filha (simmm, ele é casado!) e Antoinette não pensa duas vezes e resolve fazer o mesmo trajeto: uma caminhada nas Cévennes, um conjunto de montanhas famosas na França.

É nessa aventura que ela conhece Patrick, um burrinho que vai acompanhar nossa protagonista durante toda a jornada e que também vai garantir boas risadas. Aliás a relação dos dois segue as características da comédia romântica clássica, quando primeiro os personagens não se suportam e depois não conseguem se separar. Ah, não é spoiler, acreditem. O filme tem tantas camadas que essa é apenas um dos arcos narrativos.

A relação da protagonista com o burro é um dos pontos altos do filme - Foto: Julien Panié/Califórnia Filmes
A relação da protagonista com o burro é um dos pontos altos do filme – Foto: Julien Panié/Califórnia Filmes

A história é inspirada em um clássico escocês “Viagem com um Burro pelas Cevenas”, escrito por Robert Louis Stevenson. O livro publicado em 1879 conta a história de um viajante com uma burrinha, Modestine. Escrito em forma de diário, o livro vai mostrando os percalços de uma viagem de 12 dias.

No filme, com a inversão dos papeis (o viajante no livro é um homem e no filme é uma mulher) traz ainda questões que nos fazem pensar sobre o amor próprio e a dedicação aos relacionamentos. É um filme muito atual, que faz rir de forma bem leve, sem apelações.

A história das férias, que deram errado, diverte e emociona - Foto: Julien Panié/Califórnia Filmes
A história das férias, que deram errado, diverte e emociona – Foto: Julien Panié/Califórnia Filmes

“Minhas Férias com Patrick” concorreu em 8 categorias (entre elas melhor filme, direção e roteiro) no César, o maior prêmio do cinema francês. A atriz principal é Laure Calamy, muito conhecida pelo papel de Noémi na série famosa Dix Pour Cent (10 por cento – está disponível no catálogo da Netflix) levou o troféu na categoria Melhor Atriz. O filme está em cartaz nos cinemas (nas cidades onde o retorno foi liberado) e nas plataformas digitais, com distribuição da Califórnia Filmes.

Confira o trailer:

O que beber?

Um filme leve e divertido como esse pede também uma cerveja que seja fácil de beber e bem refrescante. No caso, separamos cinco dicas da série Life Style 4.5, produzida pela Cervejaria Irmãos Ferraro, do Rio Grande do Sul. Todas são leves e com baixo carboidrato, ou seja, são cervejas que possuem baixa caloria e teor alcoólico na casa dos 4,5%.

Aqui o foco não é cumprir as regras de estilo da cerveja, mas em produzir cervejas que tenham baixo índice de carboidratos (que é uma ótima opção para diabéticos e para quem está de dieta). Ao todo, cinco cervejas, com características que representam cada uma das quatro grandes escolas cervejeiras (americana, inglesa, belga e alemã) e claro, uma homenagem ao Brasil com o único estilo nacional que faz parte do BJCP: a Catharina Sour.

A primeira é a American Diving, que é uma American Pale Ale, para quem gosta de uma cerveja mais maltada e com aromas frutadas do lúpulo. A segunda é a Belgian Mountain Bike, uma Belgian Blonde com Pitaya. A cerveja de cor dourada é de baixo amargor e a fruta aparece no sabor da cerveja.

A terceira lata é a Brazilian Beach Sports, uma cerveja muito refrescante para quem gosta de acidez. É do estilo Catharina Sour com Acerola. O quarto rótulo é a English Night Run, uma Dry Stout, para os apaixonados pela cerveja escura. Com muitos maltes escuros, os aromas lembram chocolate amargo e torrado. A quinta e última lata é a German Kite Surf, uma cerveja do estilo mais popular e mais consumido no Brasil: Pilsen. Ela leva na receita os famosos e clássicos lúpulos da região de Hallertau

Latas homenageiam os 4 estilos clássicos e um brasileiro, todos com baixo carboidrato - Foto: Reprodução/Cervejaria Irmãos Ferraro
Latas homenageiam os 4 estilos clássicos e um brasileiro, todos com baixo carboidrato – Foto: Reprodução/Cervejaria Irmãos Ferraro

Toda sexta-feira você vai encontrar, aqui, nesta coluna, uma indicação de filme e de um rótulo de cerveja. Mas quais os critérios para a escolha dos filmes e das cervejas? Veja aqui como é feita a nossa coluna semanal. Você também pode ler as colunas anteriores.

E o que você achou deste filme e da cerveja? Escreva aqui nos comentários e compartilhe sua opinião com a gente!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade