Publicidade


Bacalhoada tradicional portuguesa com azeitonas pretas e ovos - Foto: Lou Haach/Flickr
Dicas Harmonizações

Qual cerveja combina com Bacalhau?


Além das dicas de harmonização com bacalhau, veja também como escolher a cerveja que combina com cada tipo de chocolate!


A semana santa está aí e com ela vem também uma tradição: os famosos pratos com bacalhau e peixes na sexta-feira da paixão. É neste dia que milhares de católicos trocam a carne vermelha pela carne branca do peixe e o Bacalhau é o mais usado nestes casos.

Bacalhau pronto para venda em Portugal - Foto: Troms Arbeiderparti/Flickr
Bacalhau pronto para venda em Portugal – Foto: Troms Arbeiderparti/Flickr

Esteja você ligado a esse costume pela fé ou pela tradição, o importante é saber qual estilo de cerveja vai harmonizar bem com este prato. É que o bacalhau, por ser um peixe mais firme e salgado, pede uma cerveja que não seja tão leve. Neste post eu vou explicar e dar dicas de estilos para você fazer uma páscoa diferente!

Ah, e se quiser saber dicas de harmonização com chocolate, é só clicar neste link para ver a reportagem que fizemos no ano passado! Tem tudo para você experimentar cervejas com chocolate ao leite, chocolate amargo e chocolate branco! É só escolher o ovo de páscoa e se divertir com uma brincadeira bem legal de harmonização. Veja lá!

Bacalhoada tradicional portuguesa com azeitonas pretas e ovos - Foto: Lou Haach/Flickr
Bacalhoada tradicional portuguesa com azeitonas pretas e ovos – Foto: Lou Haach/Flickr

Normalmente as harmonizações com peixes pedem cervejas leves como as cervejas de trigo Weiss e Witbier, por exemplo. Isso acontece porque os peixes têm sabor muito delicado. Se você tomar com uma IPA, por exemplo, o amargor da cerveja vai tomar conta do seu paladar e você nem vai sentir o sabor do peixe.

Como a harmonização prevê que você consiga sentir o gosto de todos os pratos em equilíbrio (saiba mais sobre o que é harmonização neste link!), nossas escolhas em estilos de cerveja precisam levar isso em consideração.

Porém, o bacalhau é um caso à parte no mundo dos peixes. Por ser um peixe salgado, de carne mais firme e de sabor mais intenso, o bacalhau permite o uso de cervejas um pouco mais fortes.

Prato de lombo de bacalhau com polenta - Foto: Marco Verch/Flickr
Prato de lombo de bacalhau com polenta – Foto: Marco Verch/Flickr

A primeira dica é uma Blonde Ale. A cerveja de origem belga é cremosa, de cor amarela, levemente adocicada e combina bem com o sabor mais intenso e salgado do bacalhau.

Outro estilo que vai muito bem com o bacalhau é o Saison. Este estilo também belga traz um frutado que vai ajudar também no equilíbrio com o sal, ressaltando o sabor do peixe e dos temperos. A mesma sensação acontece com o Farmhouse Ale, um “parente” do estilo Saison. A dica aqui é procurar cervejas que tenham alguma fruta como a “Wals 42”, que tem abacaxi nos ingredientes, ou a “Saison à Trois”, da Cervejaria Invicta. Esse frutado é que vai trazer um toque especial na harmonização com o prato.

Bolinho de Bacalhau é um ótimo tira-gosto - Foto: Christian Benseler/Flickr
Bolinho de Bacalhau é um ótimo tira-gosto – Foto: Christian Benseler/Flickr

Deixe as cervejas de trigo como a Weiss e a Witbier para harmonizar com os bolinhos feitos com bacalhau. Por terem trigo e serem frituras, a cerveja levemente ácida e bem carbonatada vai ajudar a limpar a boca, renovando o paladar a cada mordida!

E você? qual é seu prato preferido com bacalhau! Já fez alguma harmonização que ficou bacana? Comente aqui e divida seu conhecimento com a gente!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade