Publicidade


Harmonizações

O que é harmonização?

Esse é um blog de harmonizações. Eu quero que você possa repetir as experiências maravilhosas que eu tive quando provei pratos saborosos e cervejas pra lá de especiais. Quando estão bem harmonizadas, o resultado é inesquecível! Mas afinal, o que é essa tal de harmonização que eu tanto falo por aqui? Vou explicar da forma mais simples possível neste post.

Sem qualquer pretensão, sabendo que essa é uma definição bem simplificada e sem reinventar a roda, vamos direto: harmonizar um prato com uma cerveja é equilibrar os sabores – tanto da comida, quanto da bebida. Quando a gente escolhe uma dupla para fazer “parzinho”, eu quero que você consiga sentir o sabor da comida, o sabor da bebida, e quando elas se encontrarem na boca, que você tenha uma terceira experiência.

Existem regras e critérios – são muitos! – para fazer uma bela harmonização. Isso tudo se aprende nos cursos de sommelier e também com a escola da experiência. Sem dispensar os conhecimentos da primeira, eu gosto muito do que aprendo com a segunda. E como toda experiência que envolve o sabor, o resultado é muito pessoal, não é verdade? Por isso, o que funciona para mim não significa que vai funcionar para você. Esse é o principal motivo de não termos listas de harmonização aqui no blog. Prefiro trocar com você minhas experiências, compartilhar essas descobertas e saber o que mais pode ser legal a partir do seu retorno.

“O que eu acho bacana é que muitas harmonizações podem surgir por acaso”.

Certa vez fui convidado pela querida chef Cida Gomes para dividir com ela uma aula em uma confraria. Ela ia preparar os pratos enquanto eu falava da escolha das cervejas. Quando ela me passou o cardápio, foi aquele susto na sobremesa: cocada mole com raspas de laranja! Fiquei dias pensando naquele doce. Conversei com amigos, troquei informações, mas nada me convencia muito. Até que resolvi arriscar. Levei uma American IPA que tinha entre os ingredientes a laranja-da-terra, produzida em Belo Horizonte pela Backer. O resultado ficou muito melhor do eu sequer tinha imaginado! O amargor da cerveja, o sabor do doce, tudo junto, ressaltou o sabor das raspas de laranja, equilibrando o paladar.

Harmonização da Backer Pele Vermelha com Cocada Mole com Raspas de Laranja / Foto: Gleison Salin
Harmonização da Backer Pele Vermelha com Cocada Mole com Raspas de Laranja / Foto: Gleison Salin

Se você também acha difícil harmonizar cervejas com doces, essa é uma boa pedida.

E você? Também já teve uma boa surpresa com alguma harmonização? Conta pra gente nos comentários!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade