Publicidade


Caviar feito de cerveja pela Carlsberg, durante a Copa do Mundo da Rússia - Foto: Divulgação Carlsberg
Harmonizações

Caviar de cerveja

A Carlsberg, patrocinadora da seleção da Dinamarca, ofereceu aos torcedores dinamarqueses, que estão na Rússia, um tipo diferente de cerveja. Usando técnicas da cozinha molecular, a empresa criou caviar de cerveja. Isso mesmo! Esferas douradas que têm o formato conhecido do caviar, mas com sabor da cerveja produzida pelo grupo.

Caviar feito de cerveja pela Carlsberg, durante a Copa do Mundo da Rússia - Foto: Divulgação Carlsberg
Caviar feito de cerveja pela Carlsberg, durante a Copa do Mundo da Rússia – Foto: Divulgação Carlsberg

Segundo a Carlsberg, a cerveja usada foi a Pilsen. O chef responsável pelo caviar, em parceria com os cervejeiros da Carlsberg, foi Umut Sakarya. Para a empresa, criar o caviar foi uma forma de homenagear a torcida com uma iguaria típica da Rússia, sem se esquecer do sabor conhecido pelos dinamarqueses. A Carlsberg é a patrocinadora oficial da Dinamarca há 25 anos.

Chef Umut Sakarya cria caviar de cerveja com os cervejeiros da Carlsberg - Foto: Reprodução Carlsberg
Chef Umut Sakarya cria caviar de cerveja com os cervejeiros da Carlsberg – Foto: Reprodução Carlsberg

No canal da Carlsberg no Youtube há um vídeo que mostra como o caviar foi feito e a reação de alguns torcedores dinamarqueses. O vídeo está na língua do país, mas tem legendas em inglês (que podem ser traduzidas pelo próprio Youtube, basta configurar!).

Harmonização

Harmonizar caviar e cerveja exige um pouco de cuidado. O caviar é um produto das águas geladas do norte do mundo. As ovas do Esturjão são as únicas que podem ter esse nome. Os outros são apenas “tipo caviar”.

É uma iguaria de sabor tão delicado que, ao escolher uma cerveja que seja um pouco mais forte, já diminui muito o sabor das ovas de peixe. Por isso nossa primeira sugestão de harmonização é uma Sour. A cerveja de estilo mais ácido vai ajudar no contraste com a gordura e com o salgado das ovas do caviar. Porém cuidado para não escolher uma Sour que leve frutas. É que a adição de frutas vai adocicar o paladar, alterando a relação com o caviar na boca.

Assim como o sabor do caviar combina bem com o champanhe, cervejas que têm esse perfil também vão bem na harmonização. São as Bière Brut ou Bière de Garde, cervejas que são produzidas com o mesmo método do champanhe, mas que têm na cevada um sabor diferenciado em relação ao fermentado a partir das uvas. No Brasil temos bons exemplos de cervejas deste estilo, inclusive premiadas, como a Deus, a Wals Brut e a Lust.

E para finalizar, uma curiosidade: na Rússia, o caviar é consumido com um shot de vodka bem gelado!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade