Publicidade


Viagens

Irlanda: Dicas de viagem para curtir as cervejas e o passeio

Em 2014 conheci a Irlanda de ponta a ponta. Gosto de programas viagens longas por poucos países. É uma forma que eu acredito de tentar compreender um pouco mais da vida em cada país, sem ficar com aquela pressa turística. Continuo sendo turista, fazendo passeios, mas me permito passar noites em pubs, ou tardes só vendo o tempo passar.

E assim foi essa viagem para a Irlanda. Em algumas cidades, consegui ainda incluir no roteiro algumas opções cervejeiras. Veja só!

Dublin

Se tem uma coisa que os irlandeses sabem fazem bem é beber. Em todo lugar há sempre uma enorme variedade de bebidas, todos bebem bastante e nas ruas a gente sempre encontra um clima alegre.

Um dos bares mais famosos é o Temple Bar. Ele fica no centro da cidade cercado por uma infinidade de pubs e vale a visita – nem que seja até a porta, só pra tirar foto.É muito legal ficar observando o entra-e-sai que dura a noite toda. Inaugurado há quase 180 anos (funciona desde 1840 – acreditem!), o bar oferece mais de 10 marcas de cerveja em chope, uísques variados e mais de 100 tipos de sanduíches, sem contar ainda os pratos pra compartilhar com amigos. Eu nunca tinha visto um cardápio tão variado e posso dizer que, até hoje, é o lugar com mais opções de sanduíches que eu já vi.

Temple Bar em Dublin

Uma vez em Dublin, você não pode deixar de visitar a fábrica da Guinness. Além de toda a história da cerveja e da marca irlandesa, beber uma Guinness fresquinha, sem “bolinhas de nitrogênio” (como eles fazem nas latinhas que a gente bebe por aqui) é uma experiência incrível. Aliás, uma brincadeira comum na cidade é que a Guinness é mais gostosa ainda quando bebida na Irlanda!

Fábrica da Guinness em Dublin

A fábrica tem uma loja grande, logo na entrada e é um edifício repleto de atividades. Pode ir com tempo pra curtir tudo. Na loja eu curti muito as camisetas. Tinha muita coisa diferente das tradicionais “camisetas de cerveja” que a gente vê por aí.

O tour padrão tem um caminho determinado mas que é feito sem guia. Você mesmo vai definindo o tempo que vai gastar em cada ponto. No final, no alto do prédio, você pode degustar seu pint de Guinness com a vista da cidade. No topo é tudo de vidro e permite ver Dublin por todos os lados.

Vista do Tap Room da Guinness em Dublin

Duas coisas me chamaram a atenção durante a visita: a primeira é na preservação da própria história. Na fábrica você pode ver os antigos rótulos, a mudança da publicidade e até rever comerciais antigos da cerveja. Outro destaque é no grande número de atividades que você pode fazer, incluindo aprender como tirar o chope perfeito de Guinness.

A Guinness é uma stout e uma harmonização clássica que surgiu na região é beber Guinness comendo ostras! Para quem gosta de frutos do mar é uma experiência bem diferente, até porque é difícil imaginar algo tão delicado como uma ostra harmonizar com uma cerveja escura e forte como a Guinness. Mas pode ir firme que dá certo! Como toda experiência, só fazendo para saber, não é verdade?

Cork

Para quem se sentir mais aventureiro, como eu, Cork é uma cidade grande, importante para a economia da Irlanda, mas menos visitada. Ainda bem que eu fui pra lá. A cidade é super charmosa, com muitas lojas e prédios baixos (na parte mais histórica) e, como em toda a Irlanda, muitos bares e pubs.

Cork – Bar com música ao vivo
Cork – Bar com música ao vivo

Neste tinha música ao vivo todos os dias. Tem até um vídeo para você sentir o clima:

Em Cork também tem o melhor hambúrguer que eu já comi na minha vida. Até hoje. O lugar era super pequeno, uma porta mesmo, com um segundo andar onde estavam as mesas.

O’Flynns Gourmet Sausage em Cork

Eu cheguei, escolhi o sanduíche que queria e aproveitei para ver a carta de cervejas locais. o bar O`Flynns Gourmet Sausage segue essa linha de valorizar a produção regional – das carnes até as bebidas. Tudo ali tinha referência de onde vinha, quem era o produtor.

Menu de cervejas artesanais do O’Flynns Gourmet Sausage

Aliás, uma excelente iniciativa com opções que valorizam a bebida produzida na região. Fica a dica para quem tem bar e quer valorizar a experiência de quem aprecia uma boa cerveja. Bebi uma Galway Hooker, uma India Pale Ale que estava bem fresca e lupulada.

Sobre o hambúrguer, já adianto: a foto não ficou boa. Eu estava tão encantado com a carne, as batatas, o pão… que me desliguei completamente e acabei tirando essa foto só pra registrar mesmo o momento!

Hamburguer com Batatas do O’Flynns Gourmet Sausage, em Cork

O jeito que a carne estava moída e os temperos deixaram tudo muito suculento, sem ser uma “bola de carne”. Sério, estava no ponto perfeito de maciez, temperatura, sabor, condimentos etc. É um dos lugares que eu penso em voltar um dia só pra comer esse hambúrguer novamente. E se eu voltar, prometo que tiro uma foto melhor!

E você já foi para a Irlanda? Compartilhe sua dica cervejeira com a gente aqui nos comentários!

Vai visitar Dublin, na Irlanda? Veja nossas dicas de hospedagem para Belo Horizonte, perto de Nova Lima, onde fica a fábrica! Aqui neste link você encontra todas as opções de hotéis e pousadas, operadas pelo nosso parceiro Booking.com. Ao fazer uma reserva, a partir do nosso site, uma parte do valor pago é revertida para a manutenção do Cerveja & Gastronomia. Isso tudo sem nenhum custo extra para você, ou seja, o preço é o mesmo, incluindo os descontos. Aproveite, economize e aproveite sua viagem para Dublin!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade