Publicidade


Veja 5 dicas para levar cervejas nos voos - Foto: Pexels
Dicas Viagens

Quer levar cervejas no avião? Separamos 5 dicas que vão te ajudar a incluir as bebidas alcoólicas na mala

Agora que os voos estão sendo retomados, já dá para pensar nas próximas viagens. E com elas, vem aquela dúvida: como trazer cervejas no avião? Seja um presente ou para consumo próprio, há regras bem rígidas para quem pensa em trazer bebidas alcoólicas durante o voo, por isso separamos 5 dicas para você!

Antes, vamos para as orientações gerais. Pela legislação, só se pode transportar embalagens de até meio litro, individualmente, totalizando até 5 litros por pessoa. Ou seja, dá para trazer 10 latinhas de 500 ml. Isso vale para bagagens de mão ou despachada e não são valores que se somam (são 5 litros no total!)

Veja 5 dicas para levar cervejas nos voos - Foto: Pexels
Veja 5 dicas para levar cervejas nos voos – Foto: Pexels

Dica 1 – Prefira as latas

As cervejas em lata são bem mais fáceis de guardar na mala, ocupam menos espaço do que uma garrafa e não correm risco de quebrarem, vazando todo o líquido no meio das roupas.

Além disso, a cerveja que é produzida em lata sofre menos com a oxidação por parte da luz (sim, mesmo em garrafas escuras a luz é um fator que promove a oxidação de cervejas) e o recipiente ajuda a manter os aromas. Assim, cervejas bem aromáticas como as American IPAs, por exemplo, são ótimas opções para trazer em lata da cidade ou país que você estiver visitando.

Dica 2 – Confira com a companhia antes de embarcar

Apesar da regra da Anac ser muito clara, as companhias aéreas têm autonomia para recusar o transporte ou exigir que você despache o material (por causa do peso máximo da bagagem de mão, por exemplo).

Por isso, nossa segunda dica é conferir no site da companhia aérea qual é a política de transporte de bebidas alcoólicas antes de viajar. Mas importante: veja qual é a companhia aérea que vai operar o seu voo. Por exemplo. Você comprou um voo da Azul de Belo Horizonte para Lisboa. Então imagine que um dos trechos te leve para Campinas com a Azul. Mas de Campinas para Lisboa, a empresa te colocou em um voo da TAP, parceira da companhia aérea. Neste caso, vale a regra da TAP para transporte de líquidos, considerando que não é permitido levar cervejas na mochila nos voos internacionais. Tudo deve ser sempre despachado na bagagem de porão.

Dica 3 – Se seu voo passa pelo Aeroporto de Guarulhos, despache as bebidas!

Essa é uma dica bem específica para quem vai viajar e pode passar por Guarulhos. O aeroporto tem uma regra que afeta até quem passa pela loja do free shop.

É que, em Guarulhos, vale a regra dos voos internacionais até nas conexões internas. Isso significa que, se você estiver chegando ou saindo de um voo internacional com conexão no aeroporto e quer levar bebidas na mala, vai precisar despachar.

Na prática, ao desembarcar do seu voo internacional e passar pelo free shop, se você comprar bebidas e for pegar um voo de conexão para outra cidade não poderá levar na bagagem de mão e terá que colocar tudo na mala para que a companhia leve na bagagem de porão.

Por isso, se seu voo passa por Guarulhos, fique atento! A nova regra está na seção de perguntas e respostas do site oficial do aeroporto.

Dica 4 – Leve sacos plásticos

Essa é para quem é bem organizado e vai despachar as bebidas na mala. Antes de viajar, compre sacos plásticos mais grossos e maiores do que as latinhas e leve na bagagem. Quando for fazer as malas para o retorno, coloque as latinhas dentro dos sacos e feche com nó duplo, deixando um pouco de ar dentro do saco. Não precisa fazer igual embalagem de Ruffles não, mas o conceito aqui é o mesmo. Usar o ar e impedir que haja pressão a ponto de quebrar ou estourar a embalagem.

Caso isso aconteça, ainda há a possibilidade dos “nós duplos” segurarem a bebida dentro do saco, dificultando assim, acidentes na viagem.

Eu estou falando de sacos como esses aqui, vendidos pela Amazon, mas quer você encontra em qualquer supermercado:

Uma pergunta que me fazem muito: pode usar plástico bolha? Sim, claro! Mas o plástico bolha costuma ser bem mais caro. Mas avalie, vai que o preço e a relação custo x benefício seja boa? Com certeza vai proteger ainda mais suas preciosidades da viagem!

Dica 5 – Organize a mala!

Na hora de colocar as bebidas dentro da mala para despachar, valem algumas regras de ouro. A primeira é deixar as bebidas mais no centro da mala. isso porque na movimentação no aeroporto, sua mala bate – literalmente – em vários pontos até chegar no avião. Mesmo que os funcionários tenham todo o cuidado do mundo (o que nem sempre acontece, como a gente vê em alguns vídeos na internet), a movimentação e os “choques” são naturais e fazem parte do processo de embarque da mala. Por isso, com as bebidas mais ao centro, você evita que elas sofram com esse tipo de impacto.

Outra questão importante diz respeito à distância entre uma garrafa e outra. Por serem de vidro, o ideal é que elas não fiquem lado a lado, evitando que uma bata na outra durante o transporte. Aqui, meus amigos, é a hora de espalhar a roupa suja entre uma garrafa e outra, só para impedir mesmo que elas fiquem batendo. Se fez barulho ao encostar na outra, pode separar, combinado?

Aproveite as dicas de cerveja para curtir nas viagens - Foto: Gary Butterfield/Unsplash
Aproveite as dicas de cerveja para curtir nas viagens – Foto: Gary Butterfield/Unsplash

Dica bônus!

Antes de tudo – você precisa curtir a viagem. De que adianta perder o maior tempo para trazer objetos e lembranças se você não aproveitou o momento de descanso e lazer? Traga suas cervejas preferidas, mas lembre-se de conhecer as cervejas do local, experimentar estilos diferentes e conhecer novas marcas e sabores! As dicas que a gente traz aqui são para ajudar, mas não podem ser difíceis ao ponto de atrapalhar a sua viagem!

Lembre-se também que você vai carregar tudo – do hotel ao aeroporto, até despachar suas malas. Então avalie se vale a pena carregar todo esse peso antes de comprar né?

Quer saber mais? Nós atualizamos pelo menos duas vezes por ano uma reportagem completa com as regras para transporte de bebidas em aviões, com a consulta à várias companhias aéreas. Clique e confira!

Outra dica esperta: veja os guias que preparamos com as dicas cervejeiras para você curtir ainda mais a sua viagem nacional ou internacional!

E você? Qual é a sua dica ou dúvida? Escreva aqui nos comentários que nós vamos te ajudar em até 24 horas!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade