Quem nunca entrou em um bar ou restaurante e ficou sem saber qual cerveja beber, não é verdade? São tantas opções, marcas e estilos que se não for bem divulgada, essa informação acaba se perdendo, o consumidor fica sem a cerveja e o dono do bar perdeu a venda.
Mas reuni aqui algumas dicas que podem ajudar você a sair de algumas armadilhas!
Carta de Cerveja
Primeiro você pode saber o que é a carta de cerveja. É uma espécie de cardápio que reúne todas as cervejas comercializadas no local.
O ideal é que a carta seja feita pelo sommelier de cervejas. É ele que vai orientar o dono do bar sobre o que comprar e como disponibilizar as informações para o consumidor.
É na carta que você vai encontrar o estilo, a marca, o tamanho vendido (se é garrafa ou chope, por exemplo), além de ter outras informações complementares como teor alcoólico, IBU etc.
O cuidado aqui – por parte do dono do bar – é não encher a carta com informações demais. Ninguém lê textão no bar. A pessoa quer ver as cervejas disponíveis e escolher a partir dessa lista baseado no que está com vontade naquele dia.
QR Code
Uma possibilidade que permite diminuir o espaço das cervejas na carta, para diminuir o textão, mas ao mesmo tempo dar informação para quem quer saber mais, é usar e abusar do QR Code. Você pode colocar por página, por cervejaria, por estilo e o cliente acessa com o celular e se informa, sem sair da mesa, e sem ficar entediado com o tamanho do cardápio na hora da compra.
Régua de Degustação
Outra técnica muito usada nos bares é a Régua de Degustação. São de 4 a 5 copos pequenos, com cerca de 100 ml, com diferentes estilos de cerveja. Esses copos são servidos, normalmente, sobre uma tábua e podem ajudar o cliente a conhecer marcas e estilos que ele ainda não bebeu.
Como a quantidade é menor, facilita pelo custo, mais baixo, e também evita o desperdício, caso o cliente não goste da cerveja.
A montagem é bem simples, você escolhe os estilos e o garçom serve nas pequenas taças. Minha sugestão é que você procure experimentar, na régua, cervejas que você ainda não conhece – seja pelo estilo, seja pela marca da cervejaria.
Na hora de beber comece pelas cervejas mais simples e vá evoluindo para as mais fortes. Em geral, as claras e leves, depois as avermelhadas, as escuras e as alcoólicas. Claro que nem sempre é assim, mas essa é uma orientação mais genérica!
Tipos de Cardápio
Dá para classificar os cardápios em 3 grandes tipos. No primeiro, temos o descritivo. Esse tipo de cardápio é aquele que tem textão. Conta tudo da cerveja. Descreve a sensação na boca, fala dos ingredientes usados.
O segundo tipo é o harmonizado. Esse tem as indicações de harmonização com os pratos do local. Então, se uma Pilsen harmoniza com a porção de batatas fritas e bolinho de arroz, por exemplo, essa informação aparece no cardápio, para dar uma orientação ao consumidor.
Por último, o cardápio de giz. Esse é o meu tipo preferido. Ele reúne de forma bem resumida e didática, os estilos disponíveis e informações bem diretas. Esse material pode ser complementado com a técnica do QR Code. E para que ele funcione bem, é preciso que os garçons estejam bem treinados para que possam trazer aos clientes as informações que não estão no giz.
Live
Se quiser saber mais detalhes sobre este assunto, você pode ver a live completa. Dura 28 minutos e reúne todos os pontos abordados acima, com mais explicações e exemplos. Além disso, é possível encontrar a análise de 3 tipos de cardápio. Confira!