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Régua de Degustação é uma opção para conhecer os estilos - Foto: Tatiana Rodriguez/Unsplash
Dicas Mercado

Cardápios de Cerveja em Bares e Restaurantes

Quem nunca entrou em um bar ou restaurante e ficou sem saber qual cerveja beber, não é verdade? São tantas opções, marcas e estilos que se não for bem divulgada, essa informação acaba se perdendo, o consumidor fica sem a cerveja e o dono do bar perdeu a venda.

Mas reuni aqui algumas dicas que podem ajudar você a sair de algumas armadilhas!

Quem nunca ficou perdido com tantas opções de cerveja em bares e restaurantes? - Foto: Louis Hansel/Unsplash
Quem nunca ficou perdido com tantas opções de cerveja em bares e restaurantes? – Foto: Louis Hansel/Unsplash

Carta de Cerveja

Primeiro você pode saber o que é a carta de cerveja. É uma espécie de cardápio que reúne todas as cervejas comercializadas no local.

O ideal é que a carta seja feita pelo sommelier de cervejas. É ele que vai orientar o dono do bar sobre o que comprar e como disponibilizar as informações para o consumidor.

É na carta que você vai encontrar o estilo, a marca, o tamanho vendido (se é garrafa ou chope, por exemplo), além de ter outras informações complementares como teor alcoólico, IBU etc.

O cuidado aqui – por parte do dono do bar – é não encher a carta com informações demais. Ninguém lê textão no bar. A pessoa quer ver as cervejas disponíveis e escolher a partir dessa lista baseado no que está com vontade naquele dia.

QR Code

Uma possibilidade que permite diminuir o espaço das cervejas na carta, para diminuir o textão, mas ao mesmo tempo dar informação para quem quer saber mais, é usar e abusar do QR Code. Você pode colocar por página, por cervejaria, por estilo e o cliente acessa com o celular e se informa, sem sair da mesa, e sem ficar entediado com o tamanho do cardápio na hora da compra.

Régua de Degustação

Outra técnica muito usada nos bares é a Régua de Degustação. São de 4 a 5 copos pequenos, com cerca de 100 ml, com diferentes estilos de cerveja. Esses copos são servidos, normalmente, sobre uma tábua e podem ajudar o cliente a conhecer marcas e estilos que ele ainda não bebeu.

Como a quantidade é menor, facilita pelo custo, mais baixo, e também evita o desperdício, caso o cliente não goste da cerveja.

A montagem é bem simples, você escolhe os estilos e o garçom serve nas pequenas taças. Minha sugestão é que você procure experimentar, na régua, cervejas que você ainda não conhece – seja pelo estilo, seja pela marca da cervejaria.

Na hora de beber comece pelas cervejas mais simples e vá evoluindo para as mais fortes. Em geral, as claras e leves, depois as avermelhadas, as escuras e as alcoólicas. Claro que nem sempre é assim, mas essa é uma orientação mais genérica!

Régua de Degustação é uma opção para conhecer os estilos - Foto: Tatiana Rodriguez/Unsplash
Régua de Degustação é uma opção para conhecer os estilos – Foto: Tatiana Rodriguez/Unsplash

Tipos de Cardápio

Dá para classificar os cardápios em 3 grandes tipos. No primeiro, temos o descritivo. Esse tipo de cardápio é aquele que tem textão. Conta tudo da cerveja. Descreve a sensação na boca, fala dos ingredientes usados.

O segundo tipo é o harmonizado. Esse tem as indicações de harmonização com os pratos do local. Então, se uma Pilsen harmoniza com a porção de batatas fritas e bolinho de arroz, por exemplo, essa informação aparece no cardápio, para dar uma orientação ao consumidor.

Por último, o cardápio de giz. Esse é o meu tipo preferido. Ele reúne de forma bem resumida e didática, os estilos disponíveis e informações bem diretas. Esse material pode ser complementado com a técnica do QR Code. E para que ele funcione bem, é preciso que os garçons estejam bem treinados para que possam trazer aos clientes as informações que não estão no giz.

Cardápio de Giz é um método eficaz de divulgação das cervejas
Cardápio de Giz é um método eficaz de divulgação das cervejas

Live

Se quiser saber mais detalhes sobre este assunto, você pode ver a live completa. Dura 28 minutos e reúne todos os pontos abordados acima, com mais explicações e exemplos. Além disso, é possível encontrar a análise de 3 tipos de cardápio. Confira!

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