Publicidade


Guia é a primeira obra de referência na sommelieria em português - Foto: Divulgação/Editora Krater
Mercado

Ação colaborativa garante lançamento do Guia da Sommelieria de Cervejas

Acredite: até hoje o Brasil não tinha nenhum tipo de livro que fosse uma referência sobre o trabalho do sommelier de cervejas. Todos os livros nessa área são importados, ou, quando feitos no Brasil, falam especificamente de rótulos de cervejas e de harmonizações.

Não se engane, são bons livros sim! Mas faltava algo que pudesse abordar todo o escopo da sommelieria – dos ingredientes ao marketing, passando pela gestão de negócios e harmonizações. Foi assim que surgiu a ideia de criar o guia, que vai ser lançado pela Editora Krater, especializada em livros sobre cerveja.

A sommelière Bia Amorim é a organizadora do livro - Foto: Divulgação
A sommelière Bia Amorim é a organizadora do livro – Foto: Divulgação

A obra coletiva, assinada por 28 grandes nomes do Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, tem organização de Bia Amorim, sommelière.

Ela estava bem corrida na semana de lançamento da campanha mas arrumou um tempinho para conversar com a gente! Eu comecei querendo saber o que tem de novo e diferente no livro. Bia destacou que os capítulos misturam tanto textos técnicos, quanto textos mais específicos da carreira de sommelier, como necessidades do mercado, gestão de carreira, eventos e experiências.

“O livro tem alguns capítulos que foram escritos muito por demanda atual, que a gente viu, escritos com a voz de quem trabalha com essas coisas no dia a dia. Claro que a gente vai ter conteúdo como história, das escolas cervejeiras, que são conteúdos conhecidos, que são comuns aos conhecimentos cervejeiros, mas tem muitos conteúdos autorais, feitos por um time muito capacitado”.

Bia Amorim, sommelière de cervejas e organizadora do livro

Além de organizar o guia, Bia também escreveu um capítulo sobre ficha técnica, que é baseado no que ela já faz com as cervejas que bebe. Eu mesmo já participei de um workshop com ela sobre esse tema e é muito bacana, pois ela adota uma abordagem bem rica para as fichas, transformando um texto, que normalmente é muito técnico, em um registro de uma experiência.

Ainda segundo Bia, o trabalho para criar o livro começou há cerca de dois anos e resultou em um guia enorme, com 30 seções. O sucesso do financiamento coletivo pode ser medido pela velocidade com que a meta foi batida: em 48 horas eles já conseguiram os valores necessários para garantir a publicação do livro. Ainda há cotas disponíveis para quem se interessa pelo assunto, já que além do livro e de alguns brindes, há ainda a possibilidade de participar de aulas on-line com alguns dos autores e até mesmo um workshop presencial no ano que vem. Aliás, essa é uma dica para quem curtiu a ideia do Guia e quer garantir um desconto no preço do livro! Ele só vai ser vendido no site da Editora depois que o financiamento coletivo encerrar, no dia 08 de outubro. Ou seja, em pouco menos de um mês, você só vai conseguir comprar o livro pelo preço de capa, com o pagamento do frete, benefícios que são cobertos pelo financiamento coletivo, além dos brindes como nome no livro, descontos, aulas e conversas com os autores.

Guia é a primeira obra de referência na sommelieria em português - Foto: Divulgação/Editora Krater
Guia é a primeira obra de referência na sommelieria em português – Foto: Divulgação/Editora Krater

Você pode conferir o financiamento no site criado pela Editora Krater com a Catarse, empresa que faz os financiamentos coletivos: https://www.catarse.me/sommelieria

Eles fizeram um vídeo para explicar mais sobre o projeto. Confira:

Eu já estou aguardando o meu exemplar! A entrega de quem já comprou pelo financiamento coletivo está prevista para novembro deste ano!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade