Publicidade


Guioza feito pelo André conquistou o paladar dos jurados e ele foi o vencedor da prova de eliminação - Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Harmonizações

Masterchef Profissionais 3 – 7º episódio

Harmonizações com cervejas - Masterchef e Cervejae Gastronomia

Com um pouco de atraso, está no ar o post sobre o 7º episódio do Masterchef Brasil Profissionais. Toda semana, nós acompanhamos os pratos apresentados no programa, sugerindo um estilo de cerveja para harmonizar.

Você pode comentar o Masterchef, ao vivo com a gente, pelo Twitter @cervejaegastro ou ler, logo depois, o resumo do episódio aqui no site.

Mas não é um simples resumo: usando estilos de cerveja, os pratos vencedores são harmonizados. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!

Veja agora os destaques do 7º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 02 de outubro de 2018:

Chocolate foi o tema de um banquete na prova em grupos deste episódio - Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Chocolate foi o tema de um banquete na prova em grupos deste episódio – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band

A prova de hoje foi em grupos. Eles tiveram que preparar um banquete de doces com 5 sobremesas para 95 pessoas que trabalham na fábrica de chocolate em 2 horas. Rafa e Willian foram os capitães.

Provas de chocolate sempre trazem medo aos participantes. É um ingrediente muito delicado e que exige muita técnica.

Na escolha dos ingredientes exclusivos, o time azul, do Rafa, ficou com o nibs de cacau e o time vermelho do Rafa conquistou o mel de cacau.

As duas equipes tiveram problemas com a temperagem do chocolate. É o processo técnico de derretimento e resfriamento do chocolate, que permite que o bombom fique firme, por exemplo.

Talvez por isso os times tenham ficado tão nervosos. Acredito que o tempo curto e a dificuldade da técnica fizeram com que eles tivessem uma prova bem complicada.

Na harmonização com chocolates, três estilos costumam ir muito bem: Stout, Porter e Fruit Beer. Eu gosto de usar Porter com chocolate ao leite, Stout com chocolate amargo e Fruit Beer com chocolate branco. Mas é claro que isso é apenas uma generalização, cada ingrediente do bombom, por exemplo, pode pedir uma cerveja diferente.

Quem venceu a prova foi o time vermelho, que se destacou com a sobremesa com espuma de mel de cacau. Apenas 1 convidado votou no time azul. Todos os outros votos foram para o time vermelho.

Time vermelho venceu a prova do banquete de chocolate - Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Time vermelho venceu a prova do banquete de chocolate – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band

Eu harmonizaria a Sacher no copo (que tem damasco) com uma Belgian Dark Strong Ale. A sobremesa com mel de cacau vai bem com uma cerveja ácida, como a Berliner Weiss, adicionada com algum xarope de frutas para aumentar o dulçor.

Na prova de eliminação, o desafio foi de comida japonesa. Eles tiveram que fazer um prato que homenageasse essa gastronomia. Nas decisões da prova de eliminação, Willian escolheu tirar 15 minutos dele e do André.

André fez um duo de guioza de lombo e camarão que conquistou os jurados e garantiu a vitória nesta prova. Além do sabor, elogiado pelos jurados, o prato estava muito bonito, com uma apresentação bem diferente. Para harmonizar, nossa sugestão é uma American Wheat, cerveja de trigo com aroma mais cítrico, por causa dos lúpulos, garantindo uma leve acidez na combinação com o prato.

Guioza feito pelo André conquistou o paladar dos jurados e ele foi o vencedor da prova de eliminação - Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Guioza feito pelo André conquistou o paladar dos jurados e ele foi o vencedor da prova de eliminação – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band

O lámen do Thales não venceu, mas uma harmonização bacana dele é com a Rauchbier, a cerveja que usa malte defumado e acrescenta aquele tom de bacon ao caldo. Fica bem legal!

Adriana serviu um Tofu ao molho de Ponzu com vegetais crocantes. Segundo os jurados, o prato tinha excesso de óleo de gergelim e o sabor ficou devendo à gastronomia japonesa. Ela acabou usando ingredientes que não lembravam a culinária do Japão, como foi o objetivo da prova, e foi eliminada.

Adriana foi a eliminada do 7º episódio do Masterchef Profissionais - Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Adriana foi a eliminada do 7º episódio do Masterchef Profissionais – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band

E uma última dica: se você curtiu as harmonizações com chocolate e quiser conhecer um pouco mais sobre essas combinações, veja o post que fizemos na páscoa sobre isso!


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.

Acompanhe a gente no Twitter @cervejaegastro, durante o programa, toda terça, ao vivo e comente aqui no blog o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade