Publicidade


Participantes tinham que se inspirar em pratos da culinária árabe - Foto: Carlos Reinis/Band
Harmonizações

Resumo Masterchef Brasil – Episódio 9

O desafio de terça-feira é encontrar cervejas que harmonizam com os pratos vencedores do Masterchef Brasil. Quem acompanha o blog já sabe que toda semana nós damos aqui essas dicas a partir do que vemos pela TV. Para quem é sommelier, é um desafio e tanto! Assim, algumas sugestões podem dar certo, outras talvez funcionem na teoria mas na prática, por causa de algum tempero, podem ficar estranhas. Mas, para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado!

Vamos então aos destaques do nono episódio desta 5ª temporada, exibido em 1º de maio de 2018.

O episódio começou de forma difícil – tanto do ponto de vista dos participantes quanto nosso, afinal, na mesa havia 13 ingredientes exóticos como carne de paca, moela de pato, coxa de avestruz…. Tanta coisa diferente e estranha. No meu caso, confesso, nunca comi nada disso e harmonizar sem conhecer os sabores é bem mais complicado.


Quem distribuiu as proteínas para cada participante foi o Vinícius, vencedor da semana passada. Thiago, Vinícius e Eliane foram considerados os melhores, mas Eliane, mesmo com o prato considerado feio, ganhou no sabor. Ela fez filé de coxa de avestruz com purê de cogumelos.

Prato de Filé de coxa de Avestruz sobre purê de cogumelos - Foto: Carlos Reinis/Band
Prato de Filé de coxa de Avestruz sobre purê de cogumelos – Foto: Carlos Reinis/Band

Nossa sugestão de harmonização é com uma cerveja que combina o aspecto umami do cogumelo, com o tostado da carne.


E claro, pedimos ajuda ao Raul, um dos Masterchefs mais queridos, que deu uma boa dica:


E aí nós trouxemos essa opção também que harmoniza super bem!


Valeu demais pela dica, Raul!

Participantes tinham que se inspirar em pratos da culinária árabe - Foto: Carlos Reinis/Band
Participantes tinham que se inspirar em pratos da culinária árabe – Foto: Carlos Reinis/Band

Na segunda parte do programa de hoje, eles tinham que replicar um prato árabe. Todo mundo foi dividido pela Eliane em duplas, com exceção dos dois piores da última prova, Victor Hugo e Clarisse. Os dois ficaram juntos obrigatoriamente e tinham menos tempo do que os outros.


Outra questão dificultou a prova: eles iam cozinhar em dupla, mas não era ao mesmo tempo. A cada tempo definido pela Ana Paula Padrão eles deveriam se revezar na cozinha.


Rita e Aristeu e Rui e Padre Evandro disputaram informalmente a prova de dupla mais engraçada. Enquanto Rita gritava o nome do Aristeu durante a prova toda, Rui fazia coraçõezinhos com as mãos, super animado. Aliás, essa alegria na hora de cozinhar pode ter sido o segredo da vitória da dupla Rui e Padre Evandro. Eles venceram a prova de eliminação com um combinado de cordeiro acompanhado de cuscuz marroquino e grão de bico.


Ana Luiza e Hugo foram considerados a pior dupla e tiveram que se enfrentar para ver quem ia sair do programa. O objetivo era preparar uma comida árabe com carne moída. Eles fizeram pratos semelhantes, usando massa filo. Entre o “equilíbrio sem sal” do Hugo e o excesso de sal e acidez, do prato da Ana, os jurados optaram pelo prato com carne do Hugo. Assim Ana Luiza é mais uma participante do sexo feminino a deixar o programa.

Ana Luiza é a eliminada do episódio de hoje - Foto: Carlos Reinis/Band
Ana Luiza é a eliminada do episódio de hoje – Foto: Carlos Reinis/Band

 

 

Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil

E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui com os estilos de cerveja que você usaria para harmonizar  alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje. E fiquei ligado, na próxima terça-feira tem mais harmonizações no Twitter, ao vivo!

 

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade