Publicidade


Livros - Foto: StockSnap/Pixabay
Dicas

8 livros sobre cerveja que você deveria ler

Você entra na livraria e dá de cara com vários livros sobre cerveja. Sim, o assunto está na moda. Mas como escolher os bons títulos entre tantas opções? Nós fizemos esse trabalho e, em parceria com a Amazon, separamos uma lista de 8 livros bacanas que falam do assunto. Uma boa dica para você completar a sua biblioteca. Os preços que aparecem são atualizados pela própria Amazon. E se quiser, depois de clicar nos links, é possível escolher ainda a versão digital, que geralmente é bem mais barata!

 

A mesa do mestre cervejeiro – Garrett Oliver 

Este é um livro que reúne as histórias vividas por Garrett em anos de experiência. Para quem não sabe ele é o responsável pelas cervejas produzidas pela Brooklyn Brewery. No livro, além de apresentar os estilos e as principais cervejarias do mundo, ele vai dando sugestões de harmonizações durante a leitura. Impossível ler e não beber nada. Um livro para ser “degustado”.

 

História do mundo em 6 copos

Esse livro é muito interessante. Quando li, eu ficava pensando “puxa, por que eu não tive essa ideia antes”. O autor deve ter se divertido muito durante a pesquisa que conta como 6 bebidas mudaram sociedades inteiras. Além da cerveja (claro), ele fala da importância do vinho, do chá, do café, dos destilados e da coca-cola. É uma obra bem gostosa de ler e vale muito a pena.

 

How to brew – John Palmer

Quem acompanha o blog há algum tempo já conhece essa dica. O livro escrito pelo americano John Palmer é considerado a “bíblia” de quem quer fazer cerveja em casa. Apesar de não existir uma versão oficial em português, o livro tem linguagem fácil e dicas importantes para entender as receitas e conseguir reproduzir os mais variados estilos em casa. Conheça um pouco mais sobre o John Palmer nesta entrevista que ele deu exclusivamente para o nosso blog. Ah, e se está pensando em fazer cervejas, compre este livro. Vai facilitar muito a sua vida.

 

Larousse da cerveja – Ronaldo Morado

Essa é a enciclopédia da cerveja e foi atualizada recentemente para incluir um capítulo inteiro dedicado ao mercado cervejeiro no Brasil. Tem muitas ilustrações, fotos e é um livro para consultar sempre que quiser conhecer mais sobre algum estilo ou ingrediente.

 

Cerveja e gastronomia – Mark Dredge e Rosane Albert

Apesar de ter o mesmo nome do blog, o livro não foi escrito por nós. Mas é uma boa referência quando o assunto é harmonização. Além disso o autor traz 40 receitas que usam cerveja. Uma excelente opção de presente para aquele seu amigo que gosta de cozinhar e não dispensa uma boa cerveja.

 

Cervejas e comidas mineiras – Fabiana Arreguy

Ainda falando de livros sobre harmonizações, este é especial para nós. Primeiro, por ter sido escrito por uma grande especialista no assunto. Segundo, porque fala da relação da bebida com a comida mineira! Para quem não sabe, somos um blog produzido de Belo Horizonte para o mundo. Mas sempre mostramos, com carinho, nossas raízes. No livro, Fabiana ainda registra a história das cervejarias mineiras.

 

A revolução da cerveja artesanal – Steve Hindy

Para quem gosta de um pouco de história, este livro aborda como as cervejarias artesanais conseguiram entrar no mercado americano, mudar uma cultura de consumo (com a questão do incentivo à bebida produzida localmente) e até alterar as relações de mercado com as grandes cervejarias. É um bom registro do que aconteceu nos Estados Unidos e que serve de referência para entender um pouco do nosso mercado agora.

 

1001 cervejas para beber antes de morrer – Adrian Tierney-Jones

Para quem gosta de listas este é o livro. Com cervejas catalogadas em todo o mundo, dá para organizar o que beber em suas viagens ou fazer um checklist pra saber quantas, dessas cervejas, você já bebeu. Claro que não é um livro que busca ser atualizado com todos os lançamentos. Mas é uma seleção das cervejas mais conceituadas no mundo. Ótima dica também de presente, este livro é daqueles que a gente deixa no meio da sala, para comentar com as visitas!

E você? Tem alguma dica de livro? Escreva aqui nos comentários e compartilhe a sua sugestão!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade