Publicidade


Radler com Menta e Laranja - Foto: Einladung_zum_Essen/Pixabay
Harmonizações

Radler: um drink criado para os ciclistas

Já ouviu falar em Radler? É uma bebida muito conhecida na Alemanha, que mistura 50% de uma cerveja Pilsen ou Weiss, com 50% de suco. Originalmente é assim, mas é possível fazer a mistura com outras proporções. O legal é que é um drink muito refrescante e muito versátil para beber e harmonizar. Afinal, o que combina com um delicioso suco, combina com a Radler.

Participantes do Top Chef com o maravilhoso horizonte do Colorado - Foto: Bravo TV/Reprodução
Participantes do Top Chef com o maravilhoso horizonte do Colorado – Foto: Bravo TV/Reprodução

Recentemente, o programa Top Chef, exibido nos Estados Unidos pelo canal Bravo TV, fez uma prova alemã em que os competidores tinham que criar uma Radler, além de preparar as comidas que seriam oferecidas em uma feira alemã, na cidade americana de Denver, no Colorado.

A vencedora (e aqui, por favor, perdoem o spoiler) foi a Tanya, que fez uma Radler com pêssego e gengibre. O diferencial dela, pelos comentários dos juízes, foi exatamente a harmonização. Ela preparou croquetes de porco com maçã com molho de mostarda e cheddar e venceu a prova.

Radler vencedora - Foto: Reprodução Top Chef / Bravo TV
Radler vencedora – Foto: Reprodução Top Chef / Bravo TV

Outras Radlers que deram certo, de acordo com o programa:

  • Grapefruit com Mezcal (é uma bebida mexicana, “prima” da Tequila)
  • Mel e Cravo-da-Índia
  • Maçã e Gengibre
  • Laranja
  • Maçã defumada

E claro, a lista das misturas que não foram tão bem aceitas:

  • Pimenta Jalapeño e limonada
  • Cereja
  • Maçã, Gengibre e Beterraba
  • Chá Tai

Um pouco de história

A origem do drink Radler é controversa. Alguns acreditam que ele tenha surgido em 1912, quando há uma referência à bebida no livro de memórias da escritora Lena Christ. Nascida em Munique, região da Bavária sul da Alemanha, Lena sofreu bastante: teve que abandonar os filhos com o primeiro marido, que era alcoólatra. E é neste contexto que ela fala da Radler, ao descrever o vício do marido de incluir cervejas até nos sucos feitos em família.

Mas é de 1922 a teoria mais aceita sobre a criação das Radlers. Conta a história que, um grupo de ciclistas parou para um merecido drink no Kugler Alm, um bar que também fica na Bavária (sul da Alemanha), pertinho de Munique. A parada era cercada de florestas, um cenário ideal para os ciclistas que buscavam relaxamento e ar fresco, longe da cidade. Depois da primeira guerra, havia muitos ciclistas na Europa e era comum organizar rotas e pequenas competições entre amadores. É por isso que Franz Xaver Kugler abriu uma trilha perto do bar que leva o nome da família dele.

Porém, em um dia de Junho (verão na Europa), centenas de ciclistas começaram a chegar no bar com sede e o número de pedidos cresceu. Kugler ficou preocupado pois sabia que o estoque de cerveja estava acabando rapidamente. Para salvar o dia, ele fez uma mistura de suco de limão com cerveja, meio a meio. O sucesso foi  tanto que ele conseguiu atender todo mundo com uma bebida super refrescante.

O nome Radler vem do alemão fahrradfahrer, que significa “ciclista”. Como notícia boa corre rápido, não demorou para que os outros bares e “biergarten” em Munique começassem a oferecer a mistura e ainda a criar novas combinações.

E você, qual combinação de Radler prefere? Se fizer alguma mistura conte aqui nos comentários e compartilhe sua experiência com outros apaixonados por cerveja e gastronomia!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

2 Respostas para “Radler: um drink criado para os ciclistas

    1. Bebe sim! Sempre com moderação, como todo mundo devia beber! Cerveja também é saúde! Obrigado pela participação!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade