Publicidade


Festival Brasileiro da Cerveja premiou 203 rótulos de cerveja neste ano - Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação
Mercado

Festival termina com mais de 200 cervejas premiadas


Houve queda no público, em comparação com o ano passado. Reflexo dos últimos dias em que houve crescimento de casos do novo coronavírus em todo o país.


Terminou, neste fim de semana, o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. O evento reuniu, neste ano, de 11 a 14 de março, um número menor de participantes, em comparação com o festival do ano passado. A queda chegou a 12% no número de visitantes.

Segundo o presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Develon da Rocha, houve crescimento de público no primeiro dia, mas com o aumento da crise da Covid-19, o movimento acabou diminuindo.

“Tivemos um aumento de 14% no número de visitantes na quarta-feira (11). Nos dias seguintes, conforme o volume de casos foi aumentando, essa diferença foi reduzindo até que chegássemos a esse resultado. É um cenário inesperado. Tivemos dezenas de ônibus cancelados”.

Develon da Rocha, presidente da Ablutec – Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura

Quem participou, pode conhecer cervejas de estilos variados. De cervejas ácidas, passando pelas doces e amargas. Teve também muita cerveja com frutas, principalmente por causa do estilo Catharina Sour, único estilo brasileiro reconhecido internacionalmente. Claro, que também estavam nos estandes as já tradicionais IPAs e Pilsen, que são também as campeãs de vendas no Brasil.

Festival Brasileiro da Cerveja premiou 203 rótulos de cerveja neste ano - Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação
Festival Brasileiro da Cerveja premiou 203 rótulos de cerveja neste ano – Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação

Ao todo, o público pode provar mais de 1000 rótulos, com 203 premiados no Concurso Brasileiro da Cerveja. Neste ano foram entregues medalhas para 126 marcas. Entre os destaques estão a Cervejaria Cathedral, que foi eleita a cervejaria do ano, seguida pela Cervejaria Colorado e pela Cervejaria Verace, que ficou com o terceiro lugar.

Você pode visitar a Cervejaria Verace, em Nova Lima, Minas Gerais. Veja aqui a reportagem que fizemos mostrando como é a visita.

Entre os Brewpubs, os melhores foram o Salvador Breweing Co., Balbúrdia Cervejaria e Irmandade Cervejaria Artesanal, nesta ordem.

A premiação avalia todos os rótulos inscritos, por categoria. Dentre todos os vencedores, há ainda a escolha das três melhores cervejas. Neste ano a cerveja Guanabara, da Cervejaria Colorado, ficou com o primeiro lugar. Para quem não conhece, a Guanabara é uma cerveja do estilo Russian Imperial Stout, preparada com rapadura e envelhecida em barris de umburana (de todas as madeiras usadas para o envelhecimento, essa é a minha preferida, porque, geralmente, traz notas de baunilha para a bebida). Por isso, é uma cerveja escura, bem alcoólica (10,2%) e bem amarga (IBU de 52).

Cerveja Guanabara, produzida pela Colorado, foi eleita a melhor cerveja no Concurso Brasileiro da Cerveja deste ano - Foto: Reprodução/Cervejaria Colorado
Cerveja Guanabara, produzida pela Colorado, foi eleita a melhor cerveja no Concurso Brasileiro da Cerveja deste ano – Foto: Reprodução/Cervejaria Colorado

11 estados tiveram marcas premiadas no concurso deste ano. Os três estados que receberam mais medalhas foram Rio Grande Sul, com 54, Santa Catarina com 45 e São Paulo, que levou para casa 44 medalhas. O Paraná aparece na quarta posição com 23 medalhas, seguido por Minas Gerais com 14 e Rio de Janeiro com 12.

Sobre o concurso

Antes da abertura do Festival, mais de 100 jurados nacionais e internacionais avaliaram 3.284 amostras de cerveja. Segundo a organização do concurso, esta foi a edição que teve o maior número de cervejarias inscritas: 634. O número é 25% maior do que em 2019.

Foram inscritas amostras em 146 estilos. A categoria do estilo India Pale Ale (IPA) foi a mais disputada com 235 rótulos concorrentes. Em seguida, veio o primeiro estilo brasileiro, Catharina Sour, com 157 amostras.

Próximo Festival

Para quem já quer se preparar para o próximo Festival Brasileiro da Cerveja já tem data no ano que vem. Vai ser realizado de 10 a 13 de março de 2021.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade