Publicidade


Diferentes copos para cerveja - Foto: PeterKraayvanger/Pixabay
Dicas

O que é Pint, Cl., Oz., e outras medidas de cerveja?

Imagine a cena. Você chega em um bar e o garçom te entrega a carta de cervejas. São literalmente centenas de opções – o que já torna mais difícil a tarefa de escolher uma bebida – e para piorar, você ainda tem que decidir se quer beber um Pint ou um Half Pint. Ou ainda, se você vai querer a garrafa ou a lata de 33 cl.

Que medidas são essas de cerveja? Como elas variam de acordo com a região do mundo? Pensando nisso, nós preparamos este post para explicar tudo sobre as diferentes quantidades de cerveja que você pode encontrar por aí.

Diferentes copos para cerveja - Foto: PeterKraayvanger/Pixabay
Diferentes copos para cerveja – Foto: PeterKraayvanger/Pixabay

Pint

Vamos começar com o Pint. A medida faz parte do sistema inglês ou imperial de medidas. Nós, brasileiros, usamos o sistema métrico, por isso sempre temos dificuldades para entender isso. Até porque o Pint varia de acordo com o país (achou que era fácil, né?). Nos Estados Unidos, um Pint equivale a 473 ml. Ou seja, aproximadamente meio litro. Então, o “Half Pint”, que significa “meio pint” tem a metade disso, ou quase 250 ml. Mas na Inglaterra e países próximos, o Pint vale mais: aproximadamente 568 ml. Daí você entende porque o copão que você bebeu na Irlanda era maior do que o que você tomou nos Estados Unidos.

Cl.

Outra medida que aparece muito em latas, principalmente nas americanas, é o Cl. Essa é a abreviatura para centilitro, que funciona da mesma forma que o milímetro e centímetro. Ou seja, 33 cl são 330 ml, assim como 33 cm são 330 mm. Esse é mais fácil, não é verdade?

 

Diferentes tamanhos de garrafas - Foto: alles/Pixabay
Diferentes tamanhos de garrafas – Foto: alles/Pixabay

Oz.

Mas aí os americanos resolveram usar o Oz. Não, não tem nada de mágica. A medida é mais usada para medir quantidade de alimentos, mas também é usada para bebidas nos Estados Unidos e na Inglaterra. Oz é a abreviatura de Ounces (a conhecida “onça”). Ela pode ser apenas Oz. ou Fl.Oz, que é a Onça Líquida, usada em cerveja e outras bebidas. Não precisa se apavorar – funciona mais ou menos como o nosso “peso líquido”. Então, 1 litro de bebida tem cerca de 33 fl.oz., nos Estados Unidos e 35 fl. oz., na Inglaterra. A nossa latinha comum, de 355 ml, tem 12 fl. oz. aproximadamente.

O que você não pode confundir é 33 cl com 33 fl.oz. São medidas bemmm diferentes, uma tem 330 ml, a outra tem 1 litro.

Copo Americano (ou Lagoinha) produzido no Brasil pela Nadir Figueiredo - Foto: Nadir Figueiredo/Divulgação
Copo Americano (ou Lagoinha) produzido no Brasil pela Nadir Figueiredo – Foto: Nadir Figueiredo/Divulgação

Copo Lagoinha

E claro, o brasileiro tem uma medida muito boa que é conhecida de quem bebe e de quem cozinha em casa: a medida do copo americano (ou copo lagoinha)! O copo tem um design premiado, criado em 1947 por Nadir Figueiredo (sim – aquele do mesmo nome da marca de copos e taças!) e já foi até exposto no Moma, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, em 2009. Oficialmente ele é vendido com o nome de Copo Americano. Hoje em dia ele é fabricado em diversos tamanhos e cores, mas o modelo padrão tem 190 ml. O nome “copo lagoinha” surgiu em Belo Horizonte, já que, segundo conta a história, é o nome do bairro onde o copo era vendido e é o copo preferido para beber cerveja nos botecos da cidade.

E você, tem alguma dúvida sobre medida de cerveja? Deixe aqui sua pergunta nos comentários que a gente responde logo logo!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Publicidade