Publicidade


Blog Dicas

Cursos de Sommelier começam depois do carnaval

Se você está pensando em conhecer mais sobre este fantástico mundo das cervejas especiais, uma das possibilidades é fazer um curso de Sommelier. Este é o profissional que vai conhecer os estilos de cerveja e vai saber indicar a melhor bebida para cada ocasião. E como todo profissional, depende de muito estudo e dedicação.

Eu fiz o curso em 2015, no momento que precisei ter mais conhecimentos sobre as cervejas. Eu já tinha uma boa noção na época que me matriculei e o curso me ajudou a lapidar algumas informações, além de trazer muita coisa nova – como o processo de fabricação de cervejas que eu nunca tinha feito.

Em sua maioria, os cursos têm geralmente duas ênfases: uma mais teórica sobre a história, os processos e o mercado, e uma outra mais prática, envolvendo as harmonizações e a produção de cervejas.

Se você está interessado em fazer um destes cursos, veja a lista que nós separamos pra você. As cidades de cada curso estão em negrito.

  • Academia Sommelier de Cervejas – As aulas começam no dia 19 de fevereiro de 2018. O curso é um dos pioneiros na capital mineira e foi criado por três sócios: Marco Falcone (proprietário da Falke Cervejaria), Fabiana Arreguy (jornalista e uma das sommelières mais respeitadas do país) e Jaqueline Oliveira (uma das fundadoras da Confece, a Confraria Feminina de Cerveja de Minas Gerais). As aulas são realizadas no Mercado Distrital do Cruzeiro, toda segunda à noite. Informações na página do curso no Facebook ou pelo Whatsapp: 31-98402-6452 (Belo Horizonte)
  • Associação Brasileira de Sommeliers – O curso oferecido pela ABS-MG também é realizado toda segunda à noite. A coordenação é do mestre cervejeiro Carlos Henrique Vasconcelos, que também é o responsável pelas cervejas da HB produzidas no brewpub de Belo Horizonte. Informações na página do curso no Facebook ou pelo telefone: 31-2555-8938 (Belo Horizonte)
  • Instituto da Cerveja Brasil – Tem inscrições abertas para o curso de Sommelier e vários outros cursos em diferentes cidades do Brasil. No momento que fizemos este post, quatro cidades tinham inscrição abertas. Veja no site os cursos e os horários, pois eles variam de cidade em cidade. (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo)
  • Escola Superior Cerveja e Malte – A primeira instituição de ensino superior da América Latina oferece vários cursos com certificação internacional e diplomas certificados pelo MEC, como graduações e pós-graduações. São muitos, divididos em categorias. Alguns cursos são à distância. No caso do curso de Sommelier, além do diploma da Escola há também a certificação da Doemens Akademie. Informações no site. (Blumenau, Guarapuava e Joinville)
  • Science of Beer –  O instituto que tem sede em Florianópolis oferece cursos e viagens cervejeiras. No Brasil é o representante e um dos criadores do World Beer Academy. Os cursos são oferecidos nos fins de semana. Informações no site.  (Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Petrópolis)
  • Bräu Akademie – O curso tem duração de 100 horas e promete a degustação de 100 rótulos diferentes. O legal deste curso profissionalizante é que eles também oferecem as aulas em cidades de médio e grande porte, fora das capitais. Informações no site. (São Paulo, Sorocaba, Uberlândia, São José do Rio Preto)

Outros cursos:

  • Escola Experimente – Apesar de não oferecer o curso de Sommelier, tem vários módulos mais curtos para quem não se sente ainda seguro para tentar um curso mais profissionalizante, mas que ao mesmo tempo, busca informações sobre estilos, harmonizações etc.. A lista com os cursos em aberto estão no site da Escola. (Belo Horizonte)

Se você conhece alguém que quer estudar sobre as cervejas, compartilhe este post!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade