Publicidade


Prato com bacalhau foi a prova de eliminação deste episódio - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Brasil 6 – 19º episódio

O episódio de hoje começou com 5 participantes que enfrentaram duas provas bem difíceis. Na primeira, uma caixa misteriosa de chocolate – que exige sempre muita técnica e delicadeza para equilibrar os sabores. Na prova de eliminação a estrela foi o bacalhau. Veja o resumo do 19º episódio da 6ª temporada, exibido em 4 de agosto de 2019.

Chegou o dia da famosa prova de chocolate do Masterchef Brasil. Desta vez a caixa misteriosa foi feita com chocolate e, depois que os participantes a quebraram com um martelinho, os outros ingredientes apareceram. Frutas, carne de avestruz, castanhas e até chocolate rubi, o famoso chocolate rosa que tem gosto frutado.

Caixa misteriosa de chocolate foi o ingrediente da primeira prova deste episódio - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Caixa misteriosa de chocolate foi o ingrediente da primeira prova deste episódio – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Como sempre nas provas que envolvem chocolates, o dono da Cacau Show, Alê Costa, participou como jurado especial. Em uma hora os participantes. tiveram que preparar um prato – doce ou salgado – para apresentar aos jurados.

Rodrigo foi o único que resolveu tentar um prato salgado. Ele preparou a carne de avestruz com molho de chocolate rubi e frutas vermelhas. Foi elogiado pelo molho de chocolate mas criticado pelo excesso de informação do prato, que ficou muito forte.

Haila não conseguiu acertar o ponto do bombom aberto e o creme ficou muito líquido, além de ter pedaços de bacon. Foi elogiada, porém, pela temperagem do chocolate, que ficou muito fininho e com textura correta.

Os melhores foram Juliana e Eduardo. Os dois fizeram doces e usaram o chocolate rubi no prato. Ao final, depois de muita discussão dos jurados, eles escolheram o prato de Eduardo, uma tartelete desconstruída que tinha como recheio uma ganache meio brigadeiro de chocolate rubi.

Além dessa dica, veja outras opções de harmonização de cervejas com chocolates na reportagem que fizemos na páscoa.

Alê Costa empresário e dono da rede de lojas da Cacau Show foi o especialista convidado neste episódio - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Alê Costa empresário e dono da rede de lojas da Cacau Show foi o especialista convidado neste episódio – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Na segunda prova do dia, o bacalhau e suas diferentes versões, que deveria ser transformado em um prato sensacional, em apenas uma hora de prova. Juliana, Haila, Rodrigo e Lorena tiveram que pensar em qual receita fazer para garantir uma vaga nas quartas-de-final do Masterchef Brasil.

Rodrigo pensou bem e usou técnicas que garantiram um peixe mais suculento (como colocar antes no vapor, para depois confitar no azeite), conquistando o paladar dos jurados. Ele foi o destaque positivo e venceu essa prova.

Lorena errou o tempero e não percebeu o sal do bacalhau, que ficou em excesso. Porém os acompanhamentos agradaram e ela também foi salva.

Haila e Juliana erraram muito No caso de Juliana, o erro foi conceitual – não se coloca sal no bacalhau. Ela teve elogios nos acompanhamentos. Haila errou no tempo de cozimento, errou na receita, com gosto de “lavado”, como disse o Jacquin.

Na hora de escolher, os jurados decidiram eliminar Haila, salvando Juliana para as quartas-de-final.

Prato com bacalhau foi a prova de eliminação deste episódio - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Prato com bacalhau foi a prova de eliminação deste episódio – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

O bacalhau também já foi tema de uma reportagem aqui no site. Confira outros estilos de cerveja que combinam com pratos feitos com o bacalhau.


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.

E lembre-se: todo domingo, durante o programa, ao vivo, você acompanha e comenta no Twitter @cervejaegastro, Na segunda o resumo é publicado aqui no site. Comente o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade