Publicidade


Cervejaria Canoinhense é a mais antiga do Brasil - Foto: Wikimedia Commons
Mercado

Celebre o Dia da Cerveja Artesanal Brasileira

Dia 5 de junho é o dia da cerveja artesanal brasileira. A data foi criada para homenagear Rupprecht Loeffler, proprietário da mais antiga cervejaria artesanal do Brasil. Ele morreu aos 93 anos, em 2011.

No ano seguinte (em 2012) um grupo de blogueiros decidiu fazer uma homenagem ao antigo proprietário da Cervejaria Canoinhense, e então surgiu assim o dia da Cerveja Artesanal Brasileira.

Mestre cervejeiro, Rupprecht Loeffler, dono da Cervejaria Canoinhense, localizada em Canoinhas, Santa Catarina - Foto: Wikimedia Commons
Mestre cervejeiro, Rupprecht Loeffler, dono da Cervejaria Canoinhense, localizada em Canoinhas, Santa Catarina – Foto: Wikimedia Commons

O catarinense era um apaixonado pela cerveja e trabalhou até o último dia de sua vida. Em 12 de abril deste ano, a cidade de Canoinhas, em Santa Catarina, aprovou a data como uma lei municipal (Lei 6.360), institucionalizando a data.

A Cervejaria Canoinhense surgiu em 1908, fundada por Rupprecht Loeffler. Eles produzem cervejas seguindo uma receita que está na família há 5 gerações. Todas, claro, seguem a Lei da Pureza Alemã – Reiheitsgebot. Entre as principais marcas estão a escura “Nó de Pinho” e a clara “Jahu”. Produz ainda uma “Malzbier”, uma “Bock” e uma cerveja suave chamada “Mocinha”. Do lado da fábrica fica o bar, que é tão antigo quanto à cervejaria.

Cervejaria Canoinhense é a mais antiga do Brasil - Foto: Wikimedia Commons
Cervejaria Canoinhense é a mais antiga do Brasil – Foto: Wikimedia Commons

E você, vai comemorar o Dia da Cerveja Artesanal Brasileira bebendo qual estilo? Tem muita dica aqui no site que pode te surpreender. Escolha alguma e se quiser, marque a gente no Instagram com a #cervejaegastronomia. Compartilhe suas experiências incríveis com a gente!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade