Publicidade


Canja de galinha feita por Lorena trouxe o sabor clássico com o toque da cozinheira - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Brasil 6 – Episódio 10

BRASIL! Você que segue o site e que acompanha nossos resumos – que EPISÓDIO FOI ESSE???? Nunca vi tanta treta, confusão e mistura de sentimentos em um episódio. E claro, ainda teve pratos lindos e muita comida boa para quem é apaixonado pela gastronomia como a gente!

Veja o resumo do 10º episódio da 6ª temporada, exibido em 26 de maio de 2019.

Dois grupos disputaram a prova na cinemateca de São Paulo - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Dois grupos disputaram a prova na cinemateca de São Paulo – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

A primeira prova do dia foi em grupo, na cinemateca de São Paulo. Eles foram divididos em 2 grupos e tiveram que fazer uma entrada, prato principal e sobremesa para um grupo de cinéfilos. Eles estavam por lá para assistir a um clássico do cinema nacional: Os Cangaceiros, de 1953, produzido pela Vera Cruz.

Para quem se interessou, fica aqui o vídeo do filme:

A entrada deveria sair após 1h45 de prova, e depois a cada 10 minutos um grupo ia soltando seus pratos, até a sobremesa. O tema da comida era a comida nordestina, uma homenagem aos cangaceiros do filme.


Uma parada para um jabá nosso! A gente aqui no Cerveja & Gastronomia gosta muito de cinema. Toda sexta você acompanha no site uma dica de filme e de cerveja. Veja as colunas anteriores.


Lorena e Fernando formaram dois times. E na votação do público, o time azul de Fernando venceu o time vermelho por 34 votos contra 16.

Carne de sol foi o ingrediente do prato principal do time azul - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Carne de sol foi o ingrediente do prato principal do time azul – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Para harmonizar com o prato principal do time azul, uma carne de sol com purê de abóbora, farofa e vinagrete, a nossa dica de cerveja é uma Bohemian Pilsner. A cerveja é parecida com a Pilsen só que mais encorpada, com mais sabor de malte. A ideia é que o toque de pão da cerveja ajude a atenuar o sal da carne e realçar o dulçor da abóbora, tornando o prato mais equilibrado na boca.

Como os dois times tiveram problemas, os jurados decidiram que Fernando deveria escolher dois participantes do seu time para fazer a prova de eliminação. E Lorena poderia salvar duas pessoas. Ela não se salvou e Fernando não se colocou na prova.

Antes da prova de eliminação, porém, uma miniprova das mais curiosas. Eles tinham que escolher qual faca serviria para cada alimento. Em fila, um de cada vez, todos foram acertando. Quem errava, ia direto para a prova de eliminação. Eles fizeram todas as 15 facas e apenas André errou.

Numa segunda miniprova, eles precisavam mostrar técnica para abrir 3 ostras perfeitas. Juliana foi mais rápida, abriu as 3 ostras e subiu ao mezanino, ficando livre da prova de eliminação.

Na eliminação o tema era sopas clássicas. Eles precisavam reproduzir a sopa, cada um à sua maneira. Fernando escolheu qual sopa cada um deveria saber e os jurados explicaram como era cada sopa na apresentação.

Helton ficou muito tenso porque não prestou atenção na explicação e ficou sem saber sobre a própria sopa. Isso foi o início de uma sequência desastrosa e de troca de comentários entre o mezanino e os participantes. Estratégias de jogo à parte, Helton ficou bem desestruturado com a escolha da sopa que, na verdade, era bem simples.

Venceu Lorena, que conseguiu trazer para a receita de canja de galinha o toque da sua cozinha (coentro e pimenta de cheiro), trazendo mais elementos ao prato de sopa tradicional e, ao mesmo tempo, personalizando o resultado final.

Canja de galinha feita por Lorena trouxe o sabor clássico com o toque da cozinheira - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Canja de galinha feita por Lorena trouxe o sabor clássico com o toque da cozinheira – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Uma boa harmonização com canja é o estilo de cerveja Weiss. O trigo, que deixa a cerveja maus turva e encorpada, traz no sabor levemente ácido um ótimo elemento para realçar os temperos da sopa. É quase como se fosse um “pãozinho” a cada golada. Vale muito a experiência, se você ainda não provou. Fora que os temperos da sopa ainda ficam mais aparentes. Recomendo!

Entre os piores, Helton e Haila, a dupla de amigos inseparáveis. A escolha dos jurados não foi unânime (Paola ficou visivelmente incomodada com a decisão). Helton foi o eliminado, fazendo com que Haila passasse mal, chegando a vomitar no estúdio, amparada pelos amigos.


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.

E lembre-se: todo domingo, durante o programa, ao vivo, você acompanha e comenta no Twitter @cervejaegastro, Na segunda o resumo é publicado aqui no site. Comente o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade