Publicidade


Doce de chuchu garantiu a vitória de Juliana na prova de eliminação - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Brasil 6 – Episódio 8

Já voltei das férias e estou colocando em dia os resumos dos episódios do Masterchef Brasil. Neste domingo, dia 26 de maio, já estaremos ao vivo acompanhando o programa no Twitter e com o resumo aqui em seguida!

Veja o resumo do 8º episódio da 6ª temporada, exibido em 12 de maio de 2019.

Que alegria ver meu estado representado por ótimos chefs de cozinha no episódio desta semana. O clima da fazenda mineira marcou a primeira prova.

Os participantes tiveram que se dividir em equipes. Juliana, por ter vencido a prova de eliminação da semana passada, foi uma capitã e ganhou de presente o poder de escolher quem seria o capitão do outro time. Por estratégia ela escolheu Haila. Em seguida elas começaram a escolher os times dizendo com quem não queriam trabalhar (fazendo que a pessoa citada fosse para o outro time).

Os chefs convidados trouxeram um ingrediente típico surpresa. É a primeira sacola misteriosa desta temporada. Cada grupo escolheu duas sacolas. Eles tinham que usar obrigatoriamente pelo menos um dos ingredientes.

Comida mineira foi o tema da prova em grupos - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Comida mineira foi o tema da prova em grupos – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

O time vermelho da Haila ficou com o fubá e o pequi, enquanto o time da Juliana ficou com o ora-pro-nóbis e o umbigo da banana. Na hora do preparo os times arrumaram uma confusão que se refletiu no clima ruim na cozinha.

Um erro conceitual pode ter custado a vitória do time azul. Eles usaram queijo coalho (do nordeste) na sobremesa, mesmo sabendo que tinham queijo mineiro na despensa.

O time da Juliana venceu o voto do público (principalmente porque o time da Haila usou pequi, um ingrediente do tipo ame ou odeie), mas o time vermelho de Haila venceu o voto dos jurados e dos chefs convidados, conquistando a prova e o direito de subir ao mezanino.

Na harmonização com cervejas, o prato principal deles, um ensopado de frango com angu de milho e farofa de pequi, nossa sugestão é uma Bohemian Pilsner, tradicional, levemente amarga e refrescante, o que vai ajudar a limpar o paladar e deixar o sabor do frango sempre marcante no prato.

Uma dica esperta para você que quer se aprofundar na escolha de estilos de cerveja que harmonizam com comida mineira. Este livro escrito pela colega jornalista e sommelier Fabiana Arreguy tem tudo que você precisa saber. E comprando por aqui, você não paga mais caro e ainda contribui com o nosso site!

De volta ao estúdio, Haila teve a opção de escolher um participante do outro time para salvar e levar ao mezanino. Ela escolheu Fernando e eles ficaram liberados da próxima prova.

Na prova de eliminação o desafio era preparar doces com vegetais. Uma prova bem bacana disputada por Juliana N., Rodrigo, Weverton, Janaina, Ecatharine e Juliana F.

Apesar da aparente dificuldade, o segredo dessa prova era encontrar algum legume que pudesse substituir algum ingrediente de um doce conhecido, facilitando o preparo. Bolos e Brownies, por exemplo, eram a opção mais simples.

Juliana N. supreendeu e preparou um doce semelhante ao de arroz, mas usando chuchu. Uma sobremesa que ficou linda e agradou muito aos jurados, garantindo a vitória na prova.

Doce de chuchu garantiu a vitória de Juliana na prova de eliminação - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Doce de chuchu garantiu a vitória de Juliana na prova de eliminação – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Para harmonizar com este doce, pelo que foi falado sobre o sabor, acho que uma Caramel Ipa vai ajudar a acentuar o sabor do doce. Uma Caramel Ipa é uma India Pale Ale com adição de malte caramelo. Aqui em Minas Gerais eu já provei uma muito boa da cervejaria São Bartolomeu, da Zona da Mata mineira e comentei aqui nesta coluna de cinema.

A Xará Juliana F. errou os ingredientes do pudim, que, apesar de ter ficado lindo, não tinha a textura nem o sabor correto. Por isso ela foi eliminada nesta semana.


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.

E lembre-se: todo domingo, durante o programa, ao vivo, você acompanha e comenta no Twitter @cervejaegastro, Na segunda o resumo é publicado aqui no site. Comente o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade