Publicidade


Os cogumelos estão em destaque na prova de eliminação - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Brasil 6 – 5º episódio

Será que pimenta na “caixa misteriosa” dos outros é refresco? No episódio de hoje vimos uma sequência de pérolas da gastronomia… Ceviche com manteiga, fermento no pão de queijo, moqueca com risoto… e por aí vai… sinal de que tem faltado conhecimento básico de cozinha para alguns participantes. Mas teve muito prato bacana que harmoniza bem com alguns estilos de cerveja.

Veja o resumo do 5º episódio da 6ª temporada, exibido em 21 de abril de 2019, domingo de páscoa.

O programa começou com todos já no estúdio com a temida caixa misteriosa à frente. Quando foi a hora de levantar, muitos tipos de pimentas! Tava lindo, tudo colorido, deu gosto de ver. Ainda mais no meu caso, que eu adoro pimenta!

Assim como o IBU mede o amargor na cerveja, as pimentas também possuem um índice que mede a ardência na boca.

O ingrediente da caixa misteriosa desta semana é a pimenta - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
O ingrediente da caixa misteriosa desta semana é a pimenta – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

A prova exigiu que eles preparassem um prato que tivesse pimenta mas que fosse equilibrado, em 1 hora! Helton não pegou fermento e perdeu muito tempo repensando o que fazer. Alguns participantes preferiram investir no doce para tentar se destacar como a Haila.

Marcus fez um ceviche de lula, camarão e peixe com pimenta mas colocou tudo uma cesta de parmesão e com cogumelo salteado na manteiga. Misturou demais e recebeu críticas dos jurados.

Renan também fez um ceviche mas foi super elogiado, comparado até a um grande chef de cozinha peruano.

Rosana trouxe uma “espécie” de moqueca de frutos do mar com risoto e molho de pimenta. O risoto, segundo ela, era pra ter sido feito com tinta de lula, mas tava branco. Ela mesma apresentou o prato já detonando, pois tudo deu errado. Achei honesto da parte dela em reconhecer suas dificuldades.

Fernando fez um peixe no vapor ao molho massala com mousseline de mandioquinha. A pimenta estava no molho massala. A comida foi muito elogiada, mas a montagem foi severamente criticada. Fernando parece ter uma mão boa para a cozinha mas erra no visual. Não é a primeira vez que ele recebe esse tipo de comentário.

Quem investiu no doce, como a Haila, não se deu bem. Ela fez brigadeiros de manjericão com pimenta e o outro era com chocolate e pimenta. O formato ficou feio, como ela enrolou quente ele desmanchou, ficando mais achatado. Em 1 hora, ela não conseguiu entregar 6 brigadeiros…. foi bem criticada.

Helton fez uma tarte tatin de maçã e serviu com um “molho” de sorvete com pimenta e fazer sobremesa deu sorte para ele. Foi muito elogiado pelo Chef Jacquin! Ele deve ter ficado muito feliz com o resultado dessa prova!

Marcus, Rosana e Haila foram os piores e ficaram com desvantagem na prova de eliminação.

Helton, Renan e Fernando equilibraram a pimenta e foram os vencedores. O jovem Helton foi escolhido o melhor prato e todos subiram ao mezanino.

Helton foi o melhor e venceu a prova com uma Tarte Tatin - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Helton foi o melhor e venceu a prova com uma Tarte Tatin – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Os cogumelos estão em destaque na prova de eliminação - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Os cogumelos estão em destaque na prova de eliminação – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Helton escolheu duas pessoas para subir ao mezanino. Ele não podia escolher os dois indicados pelo Renan e pelo Fernando, nem os três considerados ruins da primeira prova. Acabou chamando Natália e a Lorena.

Helton ainda tinha outra missão. Escolher quem vai cozinhar os cogumelos na versão fresco, seco e em conserva. Aqui eu concordo com as escolhas, dignas de um jogo como é o Masterchef! Quem pegou o cogumelo em conserva realmente teve mais dificuldade para preparar o prato.

Além disso, Rosana, Haila e Marcus começaram a prova com menos 15 minutos, enquanto todos tiveram 1 hora para cozinhar.

Na hora da apresentação, muitos pratos foram considerados ruins pelos jurados. Uma pena. De todos os que foram apresentados fiquei com dó da Rosana. Ela não estava mesmo em um dia bom. Rodrigo se mostrou bem difícil em relação às críticas dos jurados e me pareceu bem apático. E André, apesar de ter acertado a mão no tempero, na minha opinião errou feio apresentando uma bruschetta…

Os dois Eduardos e a Juliana fizeram os melhores pratos e foram salvos. O Eduardo R. fez o melhor prato com uma massa com cogumelos e se deu bem, vencendo a prova.

Eduardo venceu a prova com um macarrão e cogumelos - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Eduardo venceu a prova com um macarrão e cogumelos – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Rodrigo, Rosana e Janaina foram os piores pratos do dia. Mas Rosana, que usou cogumelos frescos, foi eliminada, já que fez o pior prato com o melhor ingrediente.

Ah, antes de fechar o resumão de hoje, olha que legal essa harmonização! A Janaina falou de um cogumelo grelhado para a Haila e acabou fazendo em casa e postando no Twitter:

A gente, é claro, resolveu sugerir uma harmonização!


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.

E lembre-se: todo domingo, durante o programa, ao vivo, você acompanha e comenta no Twitter @cervejaegastro, Na segunda o resumo é publicado aqui no site. Comente o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade