Publicidade


Filme "Temporada" e Cerveja "Chocolate com Pimenta", da Schornstein são as dicas da coluna de cinema desta sexta-feira - Foto: Montagem com Divulgação/Vitrine Filmes e Divulgação/Schornstein
Cinema no Cerveja e Gastronomia

Cinema: Temporada

Entrou nesta semana no catálogo da Netflix o filme mineiro premiado “Temporada”. A história da mulher negra que veio do interior é um retrato sutil das dificuldades enfrentadas pelas mulheres que vivem solitárias nas grandes cidades. Esta é a dica de hoje da coluna de cinema do Cerveja & Gastronomia.

Filme "Temporada" foi gravado em Contagem - Foto: Divulgação/Vitrine Filmes
Filme “Temporada” foi gravado em Contagem – Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

“Temporada” conta a história de Juliana. Nascida em Itaúna, no interior de Minas Gerais, ela passa num concurso em Contagem e vem antes do marido para tentar a vida em uma cidade grande, na região metropolitana de Belo Horizonte.

As questões sociais que aparecem no filme decorrem dessa decisão que ela tomou – a primeira de muitas que, aos poucos, vão torná-la uma mulher mais independente e, aparentemente, feliz.

O filme tem enquadramentos abertos, brilhantemente escolhidos, que dão um ar poético para a pobreza da periferia. Numa das cenas Juliana conversa com um colega de trabalho que está observando o esgoto, como se fosse a Baía da Guanabara. É muito legal essa olhar que encontra a beleza e a felicidade perto de casa. É uma lição para todo mundo que vê o filme. A cena é linda e é uma das minhas preferidas de todo o filme.

Elenco mineiro reúne boas histórias e um jeito todo especial de falar - Foto: Divulgação/Vitrine Filmes
Elenco mineiro reúne boas histórias e um jeito todo especial de falar – Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

O elenco mineiro traz um charme todo especial ao filme. Eu que sou mineiro me identifiquei com o sotaque – às vezes até exagerado mesmo. Mas é um filme que fala também de representatividade. Moradores de outros estados vão estranhar algumas frases, assim como eu estranho frases de filmes que contam a história de nordestinos. É um diferencial com certeza ao filme.

Além disso, “Temporada” conta com a premiada e talentosíssima Grace Passô. A atriz dos teatros, que recentemente enveredou para o cinema, levou consigo sua enorme capacidade de dar vida à personagens aparentemente simples mas que se conectam com nossa realidade. Se você ainda não a conhece vale a pena dar uma chance ao filme.

Grace Passô é destaque no filme "Temporada" - Foto: Divulgação/Vitrine Filmes
Grace Passô é destaque no filme “Temporada” – Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

Ah, uma última coisa: é um filme que segue em ritmo mais lento. Não espere um filme cheio de ação. O foco dele é mostrar as relações sociais – como elas surgem, a solidão das grandes cidades e as alegrias dos pequenos prazeres. Veja o trailer:

O que beber?

Já que estamos em clima de páscoa, a dica de hoje é de uma cerveja com chocolate. Mas não é uma Stout nem uma Porter. A cerveja de hoje é uma Bock, que leva nibs de cacau e pimenta habanero, transformando a experiência maltada das Bocks.

A cerveja produzida pela catarinense Schornstein tem na boca um sabor de chocolate amargo bem equilibrado com o caramelado e dulçor do malte, que é característico do estilo. Aí quando você está no fim do gole vem a ardência da pimenta.

Eu conheci essa cerveja quando visitei a fábrica da Schornstein, em Pomerode e posso dizer que ela está espetacular. Vale muito procurar pela latinha – que ficou linda por sinal! Ela tem 7% de álcool e 23 de IBU.

A dica de harmonização desta cerveja é com carnes cozidas, como ensopados de carne e sobremesas feitas com chocolate como o Boston Cheesecake, por exemplo.

Cerveja tem nibs de cacau e pimenta entre os ingredientes - Foto: Divulgação/Schornstein
Cerveja tem nibs de cacau e pimenta entre os ingredientes – Foto: Divulgação/Schornstein

Toda sexta-feira você vai encontrar, aqui, nesta coluna, uma indicação de filme e de um rótulo de cerveja. Mas quais os critérios para a escolha dos filmes e das cervejas? Veja aqui como é feita a nossa coluna semanal. Você também pode ler as colunas anteriores.

E o que você achou deste filme e da cerveja? Escreva aqui nos comentários e compartilhe sua opinião com a gente!


Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade