Publicidade


O terceiro desafio era filetar um peixe - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Brasil 6 – 1º episódio – Estreia

Esta edição começou com clima de comemoração, afinal, são 10 temporadas (3 profissionais, 1 kids e 6 de amadores, contando com essa). Os jurados já deixaram claro: eles procuram quem consegue colocar a própria história no prato. Para isso, talento, dedicação e tempero – tudo junto para fazer comida boa.

44 participantes foram pré-selecionados. Mas são apenas 19 vagas. Muita gente foi embora sem sequer cozinhar, eliminados já na prova técnica. A parte boa é que foi bem legal ver o uso da cerveja nos pratos. Dois participantes usaram a bebida para ajudar no cozimento.

Veja agora o resumo do 1º episódio da 6ª temporada, exibido em 24 de março de 2019.

Todos os participantes foram separados em grupos, por afinidades gastronômicas. Cada grupo vai passar por uma prova de duas partes, as duas eliminatórias. Na primeira parte sempre com um desafio técnico e na segunda parte a vez de provar que sabe cozinhar.

Abacaxi foi a fruta da primeira prova do programa - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Abacaxi foi a fruta da primeira prova do programa – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

No primeiro grupo, Ecatherina, Joyce, Lorena, Renan, Carlos Eduardo e Arley tiveram que descascar perfeitamente um abacaxi e cortar em oito rodelas iguais e perfeitas. Tudo em 10 minutos. Carlos Eduardo não ouviu direito as regras, talvez pelo nervosismo, terminou rápido e apresentou 7 fatias, sendo o primeiro eliminado.

Na segunda parte, eles tiveram 45 minutos para fazer um prato regional com abacaxi. Renan, Lorena e Ecatharina se deram bem e garantiram os primeiros aventais. Detalhe: Renan cozinhou com cerveja! Já curti!

O segundo desafio foi com o ovo - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
O segundo desafio foi com o ovo – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

O segundo grupo era formado por Haila, Weverton, Giane e Fátima. Eles tiveram que fazer clara em neve, na prova técnica, sem batedeira. Todos passaram para a segunda parte, que era uma prova de doce. Os participantes deveriam criar tortas doces. Haila e Weverton ganharam o avental com tortas de limão.

O destaque deste grupo: Amei Dona Fátima. Sincera, bem-humorada e divertida! Será que ela volta na repescagem?

O terceiro desafio era filetar um peixe - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
O terceiro desafio era filetar um peixe – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

No terceiro embate da noite participaram Rafaella, Juliana, Caroline, Edilane, Arthur, Helton. Eles deveriam descamar e tirar dois filés, deixando o peixe limpo, em quinze minutos. Edilaine e Rafaela não conseguiram e foram eliminadas.

Na segunda parte eles tiveram que preparar um prato com peixe. Helton, de 19 anos, chamou a atenção pelo vocabulário e pelo uso de técnicas não convencionais. Juliana e Helton conquistaram o avental neste embate.

*correção: o certo é Berliner Weisse.

Na prova da carne a dificuldade estava em limpar e porcionar - Foto:Carlos Reinis/Band/Masterchef
Na prova da carne a dificuldade estava em limpar e porcionar – Foto:Carlos Reinis/Band/Masterchef

Carlos, Juliano, Fernando e Núria foram os selecionados para o desafio da carne. Eles tinham que limpar o contrafilé inteiro e fazer três bifes perfeitos, que pesam entre 250 e 300 gramas. O tempo também era de 10 minutos. A argentina Núria não conseguiu completar a prova e foi eliminada.

Na segunda parte da prova, o nervosismo tomou conta e todos eles passaram aperto com os molhos. A prova era de preparo do bife com batata frita. Juliano usou cerveja preta no bife, mas deixou a carne um pouco amarga. Só Carlos conseguiu passar e conquistou o avental nesta etapa.

Último ingrediente do dia, a cebola foi a protagonista da prova técnica mais fácil - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Último ingrediente do dia, a cebola foi a protagonista da prova técnica mais fácil – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Para a última prova deste primeiro episódio, foram chamados Ana Carolina, Marina, Imaculada e André Luís. A prova técnica deles era da cebola. Eles tinham que fazer dois cortes clássicos da cozinha: brunoise e julienne (cubos e tiras), em 10 minutos. Todo mundo passou.

Na segunda parte, o tema era cozinha portuguesa sem bacalhau. Ou seja, a dificuldade que foi menor na prova técnica, subiu nesta parte.

Imaculada e André Luís se deram bem e conseguiram o avental. Fiquei com pena da Marina, que parecia bem centrada e organizada, tomara que ela consiga participar da repescagem.

Ao todo, 10 aventais foram entregues neste primeiro episódio. Faltam 9 para que a gente conheça os 19 participantes deste ano!


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil – 6ª temporada.

E lembre-se: todo domingo, durante o programa, ao vivo, você acompanha e comenta no Twitter @cervejaegastro, Na segunda o resumo é publicado aqui no site. Comente o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade