Publicidade


A história da Rainha Anne, que governou a Inglaterra no século XVIII, inspirou este filme, que mistura os fatos históricos com o poder da narrativa dos bastidores de um grande reinado. “A Favorita” conquistou o Oscar de Melhor Atriz, com Olivia Colman, mas merecia mais alguns prêmios. Esta é a dica da coluna de Cinema do site Cerveja & Gastronomia de hoje!

"A Favorita" tem grande elenco para contar história da Rainha Anne. O filme é baseado em fatos reais - Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox
“A Favorita” tem grande elenco para contar história da Rainha Anne. O filme é baseado em fatos reais – Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox

Anne foi rainha de 1702 a 1714. Ela chegou ao poder depois que a irmã, rainha Mary, não teve herdeiros e acabou passando a coroa para Anne. Ela foi a primeira rainha da Grã-Bretanha, com a unificação da Escócia, em 1707.

Na corte ela tinha uma favorita, que cuidava da vida pessoal e ajudava nas decisões da rainha. É a troca de uma favorita por outra, recém-chegada, que o filme aborda.

Apesar de parecer uma história de disputa amorosa, na verdade é uma enorme disputa política, contada de forma bem humorada. Cada uma das “favoritas” representava, na verdade, um partido, que disputava o poder. Assim Sarah e Abigail representavam os conservadores e os liberais, respectivamente.

A direção do grego Yórgos Lánthimos se mostrou bem criativa ao garantir que os atores interpretassem seus personagens de forma bem natural, no limite da caricatura da época. A escolha pelo uso de câmeras com lente grande angular me incomodou em alguns momentos pelo excesso, mas tem seu papel na história, ao criar uma distância entre os acontecimentos e o nosso olhar.

Bastidores do set de filmagem de "A Favorita", dirigido pelo grego Yórgos Lánthimos - Foto: Divulgação/Atsushi Nishijima
Bastidores do set de filmagem de “A Favorita”, dirigido pelo grego Yórgos Lánthimos – Foto: Divulgação/Atsushi Nishijima

A história contada no filme “A Favorita” é tão surreal que eu me peguei conferindo o celular no meio do filme. Explico: eu gosto da experiência de ser surpreendido quando estou no cinema. Por isso eu prefiro simplesmente entrar na sala e curtir. Mas os acontecimentos foram tão malucos que eu achei que o filme fosse inteiramente ficção. Mas não. Aquelas pessoas existiram. Mesmo sendo reinterpretada, o cerne da história é real e por isso vale muito ver o filme.

Olivia Colman é a rainha Anne, papel que rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2019 - Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox
Olivia Colman é a rainha Anne, papel que rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2019 – Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox

Veja o trailer:

O que beber?

O filme trata do período em que a Escócia foi unificada com a Inglaterra, surgindo a Grã-Bretanha. Claro que a dica de cerveja hoje é uma queridinha da Escócia, que conquistou tanto o consumidor brasileiro, que acabou ganhando um BrewPub aqui no Brasil, em São Paulo: a BrewDog

A Punk IPA foi a cerveja que trouxe reconhecimento para a marca, surgida em 2007. É uma India Pale Ale muito bem feita, amarga na medida (IBU de 40) e com 5,6% de álcool.

A BrewDog usa 6 lúpulos nesta receita, permitindo múltiplas experiências sensoriais, do aroma até o sabor. É interessante perceber os tons cítricos e o amargor se complementando na boca.

No bar aberto pela cervejaria em São Paulo, além de beber as principais cervejas, como a Punk IPA, você ainda pode conhecer alguns rótulos sazonais e harmonizar com pratos preparados na hora. O cardápio está no site deles, que está em inglês. O bar abre todos os dias, em horários variados.

Aliás, nós temos várias sugestões de harmonizações com IPAs na série “O que Combina?”. São pratos e petiscos que você pode combinar e deixar essa experiência ainda mais saborosa. Veja a reportagem aqui.

Punk IPA foi a cerveja que trouxe reconhecimento para a Brew Dog internacionalmente - Foto: Divulgação/BrewDog
Punk IPA foi a cerveja que trouxe reconhecimento para a Brew Dog internacionalmente – Foto: Divulgação/BrewDog

Toda sexta-feira você vai encontrar, aqui, nesta coluna, uma indicação de filme e de um rótulo de cerveja. Mas quais os critérios para a escolha dos filmes e das cervejas? Veja aqui como é feita a nossa coluna semanal. Você também pode ler as colunas anteriores.

E o que você achou deste filme e da cerveja? Escreva aqui nos comentários e compartilhe sua opinião com a gente!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade