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Só em 2018 foram criadas 210 cervejarias no Brasil - Foto: PublicDomainPictures/Pixabay
Mercado

O número de cervejarias aumentou cerca de 30% em 2018 – o que isso significa para o consumidor?

O número de cervejarias registradas no Brasil chegou a 889, segundo dados divulgados em janeiro no Anuário da Cerveja no Brasil, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Só em 2018 foram criadas 210 cervejarias no país. O bom resultado também se reflete no número de produtos registrados: foram mais de 16 mil produtos (chope, cerveja, bebida mista, vinho, suco etc.) no ano passado. O número deve ser maior neste ano, resultado do processo de desburocratização do sistema, que permitirá uma facilidade maior para este tipo de registro.

Só em 2018 foram criadas 210 cervejarias no Brasil - Foto: PublicDomainPictures/Pixabay
Só em 2018 foram criadas 210 cervejarias no Brasil – Foto: PublicDomainPictures/Pixabay

O que esses números significam para o consumidor, na prática? Algumas questões são importantes para compreender o mercado. Em primeiro lugar, o crescimento de cervejarias e de estilos de cerveja é sempre benéfico para o consumidor. Aumentam as opções, há concorrência (mesmo que seja uma briga de pequenos contra grandes cervejarias) e há a possibilidade de consumir bebidas produzidas localmente.

Os dados mostram que, apesar da concentração de registros na região sul e sudeste, principalmente, houve crescimento em todas as áreas do país.

O aumento significativo na quantidade de cervejarias é um passo fundamental para que o mercado cresça. Com mais opções, rótulos regionais e um trabalho de inclusão de todos os estados brasileiros no universo da cerveja artesanal, acreditamos ser possível ultrapassarmos os 3% do volume de cervejas comercializado nos próximos anos. Hoje, a estimativa é que estejamos próximos aos 2%

Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva
O presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, acredita na melhora do mercado com o crescimento de cervejarias - Foto: Bruno Dupon
O presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, acredita na melhora do mercado com o crescimento de cervejarias – Foto: Bruno Dupon

Outro impacto do aumento de cervejarias é na questão do emprego. Um levantamento feito pela Abracerva, baseado em dados do Caged, mostra que cervejarias com menos de 100 funcionários geraram 1.114 vagas no ano passado. O número é quase 20% maior do que o das grandes indústrias, que geraram 828 postos de trabalho no mesmo período.

É importante ressaltar que o número de cervejarias pode ser bem maior do que o registrado no Anuário. É que as cervejarias ciganas, que produzem em outras empresas, não são consideradas neste processo, já que não possuem registro próprio no Ministério.

O crescimento de cervejarias demonstra ainda um interesse por parte do consumidor neste tipo de produto. Tanto que as grandes cervejarias têm criado cervejas que disputam o mesmo perfil, de um consumidor mais crítico e consciente das suas opções de compra. Nessa briga é importante reconhecer os bons produtos e as ofertas, mas também valorizar o produtor local.

E você? Faz boas escolhas quando vai comprar suas cervejas? Tem conhecido novas marcas? Comente aqui e compartilhe sua experiência com a gente!

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