Publicidade


Tatuador fez desenho para homenagear Manchinha que viralizou - Foto: Reprodução/Instagram
Mercado

Cervejarias se unem para homenagear Manchinha, cachorra que morreu depois de ser espancada

Atualizado em 11 de fevereiro

No fim de novembro um caso grave uniu várias pessoas em defesa dos direitos dos animais. Uma cachorra de rua conhecida como Manchinha, que vivia em Osasco, foi espancada por um segurança que trabalhava no Carrefour e acabou morrendo por sangramento, segundo laudo da veterinária que a atendeu. O inquérito policial foi concluído no fim de 2018 e indiciou o segurança pela agressão.

O caso indignou muitas pessoas na época. Uma imagem, criada por um tatuador de Belo Horizonte viralizou e sensibilizou ainda mais as pessoas.

Algumas semanas depois, ainda incomodado com o assassinato da cachorra de rua, o engenheiro Hugo Rocha decidiu fazer alguma coisa. Convidou 20 cervejarias para criar uma cerveja que prestaria uma homenagem à Manchinha. A ideia recebeu logo o apoio de muitas cervejarias e empresas e a lista cresceu! Hoje, quando esta reportagem estava sendo escrita, eram 91 cervejarias em 13 estados brasileiros.

Eu realmente não esperava um alcance tão grande. Muito menos que cervejarias de outros países entrassem no movimento. No começo entrou uma cervejaria de Portugal e mais recentemente uma dos EUA. Além disso muitas empresas do setor que não necessariamente produzem cervejas, como bares, restaurantes, fornecedores e outros, pediram pra ajudar de alguma forma. Hoje entre cervejarias e outros apoiadores há 140 empresas.

Hugo Rocha, criador do projeto da Cerveja Manchinha
Hugo ficou indignado com o assassinato da cachorra Manchinha e resolveu unir cervejarias para levantar dinheiro para instituições que apoiem os animais - Foto: Reprodução/Facebook
Hugo ficou indignado com o assassinato da cachorra Manchinha e resolveu unir cervejarias para levantar dinheiro para instituições que apoiem os animais – Foto: Reprodução/Facebook

Além de coordenar o projeto, Hugo também se comprometeu a fazer uma doação pessoal, proporcional ao número de cervejarias que aceitarem o convite. Ele espera que o número de cervejarias aumente, já que o projeto não está fechado. Para ele o número de cervejarias em Minas Gerais poderia ser maior. Segundo dados do Anuário da Cerveja no Brasil, produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Minas Gerais é o terceiro estado em número de cervejarias.

Sabemos que MG tem um número enorme de cervejarias e então 6 adesões é realmente pouco. Seria bacana se outras cervejarias daí entrassem e se houvesse alguma ação direcionada pra ONG’s de Brumadinho.

Hugo Rocha, ao comentar sobre a baixa participação de cervejarias de Minas Gerais

O projeto prevê que o lucro dessas cervejas seja revertido para instituições que cuidem dos animais. Segundo Hugo, a ideia veio de um movimento norte-americano para ajudar as vítimas dos incêndios que atingiram a região da Califórnia no ano passado. Mais de 1400 cervejarias participaram da criação de uma IPA chamada Resilience. A receita está disponível no site da Sierra Nevada, a cervejaria que criou o projeto.

No caso da cerveja em homenagem à Manchinha, cada cervejaria vai criar sua própria receita. O tatuador que fez a imagem que liberou o uso da imagem e vai estampar os rótulos. A cerveja vai seguir o nome “Cervejaria + Manchinha”. Os primeiros lotes devem sair entre o fim de março e o início de abril.

O objetivo deste projeto, além de homenagear Manchinha e fazer com que essa história de crueldade e covardia não caia no esquecimento, é tentar garantir que chegue algum tipo de ajuda a outros animais em situação de vulnerabilidade.

Foto tirada por moradores de Osasco mostravam como Manchinha vivia na cidade. Esta imagem inspirou o tatuador e artista Geraldo Felício a criar o desenho que vai fazer parte dos rótulos - Foto: Reprodução/Facebook
Foto tirada por moradores de Osasco mostravam como Manchinha vivia na cidade. Esta imagem inspirou o tatuador e artista Geraldo Felício a criar o desenho que vai fazer parte dos rótulos – Foto: Reprodução/Facebook

A lista com as cervejarias que estão participando deste projeto estão em um post no Facebook do Hugo. Você pode ajudar comprando a cerveja, quando for lançada, e apoiando instituições de defesa dos animais em sua cidade.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade