Publicidade


Amizade de dois pré-adolescentes está entre os temas centrais do filme Shade - Foto: Divulgação/Cineart Filmes
Cinema no Cerveja e Gastronomia

Cinema: Shade – Entre Bruxas e Heróis

Chega hoje aos cinemas, com distribuição da Cineart Filmes, “Shade – Entre Bruxas e Heróis”. O filme é muito sensível ao mostrar a vida de um jovem de 10 anos que nasceu com paralisia cerebral parcial. Essa é a dica da coluna de cinema especial, no dia em que o site Cerveja & Gastronomia completa 1 ano!

Amizade de dois pré-adolescentes está entre os temas centrais do filme Shade - Foto: Divulgação/Cineart Filmes
Amizade de dois pré-adolescentes está entre os temas centrais do filme Shade – Foto: Divulgação/Cineart Filmes

A história acompanha a vida do garoto Jovan (João em sérvio), que tem 10 anos e é extremamente tímido. Autoconsciente das suas limitações físicas, ele vive criando personagens e vivendo no mundo da imaginação. Nessas escapadas ele vai para uma cidade imaginária onde se transforma no super-herói Shade, que combate tudo que ele vê de errado no mundo (injustiças, bullying).

Ele está feliz assim até que conhece Milica, uma garota que vive na periferia de Belgrado, capital da Sérvia, muito séria e sem medo de enfrentar as dificuldades que surgem. Esse choque de forças tira Jovan da sua zona de conforto, que passa a admirar a amiga.

A relação dos dois é bem legal de ser vista e o filme constrói isso de uma forma bem delicada. Aos poucos eles vão aprendendo a curtir a companhia um do outro, como são formadas mesmo as melhores amizades.

É essa aproximação que vai fazer com que os dois embarquem em uma aventura: ajudar a livrar o pai de Milica da nova namorada. Ai é que Jovan vai precisar enfrentar todas as suas limitações para conseguir realizar o desejo da amiga.

É um filme leve, com momentos divertidos e personagens bem claros – o bonzinho é bonzinho, a criança que faz bullying é malvada e assim por diante. Não há temas subentendidos ou personagens que não têm presença definida – todos que ali aparecem têm uma função no filme e suas ações geram reações em Jovan.

Fantasias fazem parte da vida do protagonista do filme Shade - Foto: Divulgação/Cineart Filmes
Fantasias fazem parte da vida do protagonista do filme Shade – Foto: Divulgação/Cineart Filmes

Mesmo sendo um filme gravado na Sérvia, acho que representa bem a cultura mundial. O único porém que faço, para os pais, é em relação a uma cena, que envolve um pacto de sangue. É um tipo de cena que sempre me incomoda, mas confesso que saí do cinema com a sensação de que o filme mais ajuda na discussão em casa do que incentiva. Minha sugestão é que, após a cena, os pais conversem com os filhos sobre os riscos do pacto de sangue.

Além de ser informativo, o filme “Shade” também desenvolve um sentimento muito importante nos dias de hoje: a empatia. Essa capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar entender o que se passa é necessária e deve ser conversada também.

O filme está recebendo prêmios por onde passa. No Canadá recebeu o troféu do júri popular no Festival Internacional de Toronto e aqui no Rio de Janeiro, foi escolhido o melhor filme na Mostra Geração do Festival do Rio. Veja o trailer abaixo e leve a família aos cinemas:

O que beber?

A dica de cerveja hoje é boa para o verão. Com as altas temperaturas chegando na faixa dos 40 graus, no Rio de Janeiro, a melhor coisa para se refrescar é escolher uma bebida leve, mas que tenha sabor.

Nossa dica de hoje é uma Pilsen, produzida em Juiz de Fora, interior de Minas Gerais, pela Cervejaria Fathach.

Pilsen é uma cerveja leve e refrescante para o verão. Essa é produzida pela Cervejaria Fathach, de Juiz de Fora, Minas Gerais - Foto: Reprodução/Instagram Cervejaria Fathach
Pilsen é uma cerveja leve e refrescante para o verão. Essa é produzida pela Cervejaria Fathach, de Juiz de Fora, Minas Gerais – Foto: Reprodução/Instagram Cervejaria Fathach

Historicamente, a Pilsen é um estilo bonito, dourado, cristalino, bem diferente das cervejas produzidas na época, que eram turvas e mais escuras. Esse tipo de cerveja incentivou ainda a indústria dos copos de vidro, que permitia aproveitar ao máximo a experiência desse estilo de cerveja.

A Pilsen produzida pela Fathach é bem no estilo alemão, original. A cerveja tem 4,5% de álcool mas está tão refrescante que você mal percebe. Harmoniza bem com aquele peixe frito de praia, com uma boa feijoada e com bolinhos fritos, muito comuns em botecos pelo país. Neste link você pode conhecer outros exemplos de harmonização com o estilo Pilsen.

Eu conheci a cervejaria Fathach em uma feira em BH (no dia, eu até perguntei como pronunciava o nome corretamente, mas já me esqueci!), quando tomei essa Pilsen e experimentei uma Lager com café que eles tinham levado. Estava sensacional, por sinal. Se encontrarem em eventos, recomendo experimentar. O sabor do café com o amargor da Lager estavam muito equilibrados!


Toda sexta-feira você vai encontrar, aqui, nesta coluna, uma indicação de filme e de um rótulo de cerveja. Mas quais os critérios para a escolha dos filmes e das cervejas? Veja aqui como é feita a nossa coluna semanal. Você também pode ler as colunas anteriores.

E o que você achou deste filme e da cerveja? Escreva aqui nos comentários e compartilhe sua opinião com a gente!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade