Publicidade


The Final Table reuniu exemplos da gastronomia mundial - Foto: Montagem com Reprodução/Netflix
Harmonizações

Pratos do The Final Table harmonizados com cervejas

No final do ano passado a Netflix lançou a maior competição de chefs de cozinha. O reality The Final Table reuniu chefs renomados, reconhecidos em seus países, para uma disputa global.

Nós fizemos uma reportagem especial na época do lançamento e entrevistamos o chef brasileiro Rafa Gil, que participou da competição. Você pode ver essa entrevista exclusiva aqui neste link.

Sem dar spoiler, caso você ainda não tenha visto o programa, nós resolvemos dar sugestões de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos escolhidos para representar cada país nos episódios.

A versatilidade dos Tacos representou o México – Foto: Reprodução/Netflix
A versatilidade dos Tacos representou o México – Foto: Reprodução/Netflix

O primeiro episódio é dedicado ao México. E para harmonizar com os tacos, a dica é seguir o recheio. Ele é que vai definir qual o melhor estilo de cerveja para acompanhar. Se o taco for de carne, a cerveja que pode ir bem é a Pale Ale ou uma Brown Ale. O sabor do malte na cerveja vai equilibrar o salgado e condimentado das carnes enquanto o lúpulo vai reforçar os tons refrescantes do prato como a salsa.

Paella foi o prato escolhido para representar a Espanha - Foto: Reprodução/Netflix
Paella foi o prato escolhido para representar a Espanha – Foto: Reprodução/Netflix

Seguindo a viagem pelos sabores mundiais, o segundo episódio visitou a Espanha. O prato é a tradicional Paella, com frutos do mar. E para harmonizar temos dois estilos que ficam muito bem com o calor do prato e com a sutileza dos sabores dos peixes e frutos do mar: o estilo Pilsen ou Belgian Blonde. Os dois são muito refrescantes, vão ajudar a limpar a boca para a próxima mordida, além de acrescentar uma doçura leve ao prato, realçando os sabores.

O café da manhã típico da Inglaterra tem ovos, feijão e linguiça - Foto: Reprodução/Netflix
O café da manhã típico da Inglaterra tem ovos, feijão e linguiça – Foto: Reprodução/Netflix

Quem já tomou este café da manhã inglês certamente estranhou a combinação de feijão com molho de tomate, ovos, tomate e linguiça. Acredite, é bom! Aproveite a experiência e, se quiser harmonizar, pode beber uma cerveja de trigo Weiss ou uma britânica Pale Ale, bem avermelhada. É mais complicado beber cerveja logo cedo, mas nada impede que você coma este prato mais tarde, não é verdade?

Feijoada é o prato que representa o Brasil - Foto: Reprodução/Netflix
Feijoada é o prato que representa o Brasil – Foto: Reprodução/Netflix

No quarto episódio, o programa The Final Table chegou ao Brasil! E o prato escolhido para representar o país foi a feijoada! Claro que nossa Pilsen e a Lager (se quiser sentir um amargor um pouco mais presente do que com a Pilsen) são as opções mais refrescantes. Mas já comi feijoada acompanhado de uma Pale Ale, de India Pale Ale (ficou mais apimentada!) e da Witbier, que, por causa do cítrico da laranja, acabou trazendo um efeito bem legal para a harmonização.

Frango Amanteigado é o prato que representa a Índia - Foto: Reprodução/Netflix
Frango Amanteigado é o prato que representa a Índia – Foto: Reprodução/Netflix

Na Índia, nossa quinta parada, o prato é um frango cremoso e muito condimentado. Como você já deve estar percebendo, o estilo Pale Ale é bem curinga e combina com uma infinidade de pratos e aqui não é diferente. O sabor do malte vai equilibrar a doçura do prato, ressaltando o salgado do prato, deixando o sabor mais evidente. Se quiser fazer o contrário, ressaltar o agridoce, a sugestão é uma Stout com aveia (Oatmeal Stout), com espuma cremosa e baixo amargor.

O jantar de Ação de Graças tem peru assado, molho de cranberries e acompanhamentos como purê de batata - Foto: Reprodução/Netflix
O jantar de Ação de Graças tem peru assado, molho de cranberries e acompanhamentos como purê de batata – Foto: Reprodução/Netflix

No sexto episódio, os Estados Unidos serviram um banquete de ação de graças, tradicional no país. E assim como no natal, há estilos de cerveja especiais para este período. Elas têm um pouco mais de álcool que ajuda a cortar a gordura dos assados. Dessa forma, cervejas como a Amber Ale ou Dubbel vão bem com estes pratos.

As mais variadas massas se transformam em pratos que representam a Itália - Foto: Reprodução/Netflix
As mais variadas massas se transformam em pratos que representam a Itália – Foto: Reprodução/Netflix

Na vez da Itália, vale também a dica do México: a cerveja para harmonizar vai depender mais do molho e do recheio do que da pasta em si. Por isso, veja algumas duplas que vão super bem juntas. Se você preparar um espaguete à carbonara, a cerveja deve ser leve como uma Belgian Blonde. você pode ainda realçar o sabor do bacon ao usar uma cerveja defumada, fica muito bom!

No caso do espaguete à bolonhesa, a cerveja é uma Dubbel. Os aromas caramelados e de frutas escuras combinam muito bem com o sabor do tomate e da carne, realçando os temperos usados.

Se o macarrão for ao pesto, uma boa Pilsen (como uma Bohemian Pilsen, por exemplo) dá conta do recado. Agora se o macarrão for com frutos do mar, a dica é uma Wheat Beer, da escola americana, com lúpulos cítricos que vão deixar os frutos do mar ainda mais saborosos!

Kaiseki representa o Japão na competição – Foto: Reprodução/Netflix
Kaiseki representa o Japão na competição – Foto: Reprodução/Netflix

O Japão apresentou um prato muito curioso. Cheio de pequenas porções, este prato marcou o início dos cardápios de degustação. Aproveitando o tempurá (a parte frita que está na direita da foto), nossa sugestão é uma cerveja leve, de trigo, mas que tenha um pouco mais de sabor do que uma Weiss ou uma Witbier. Por isso nossa sugestão aqui é de uma Wheat Beer. Uma opção para quem já curte uma cerveja mais ácida é uma Fruit Beer ou uma Sour, bem ácida, que vai ficar muito bem com os pratos crus e com o tempurá.

Lebre à la Royale é o prato típico da França – Foto: Reprodução/Netflix
Lebre à la Royale é o prato típico da França – Foto: Reprodução/Netflix

Por último, o nono episódio foi dedicado à França e o prato de destaque foi essa lebre à la royale. O prato que harmoniza historicamente com uma boa dose de conhaque, fica muito também também com uma Old Ale, envelhecida em barril. O álcool da cerveja corta a gordura do prato e realça o sabor do molho e da carne.


Gostou das sugestões? O programa The Final Table já está com todos os episódios disponíveis na Netflix. É uma competição muito legal, em uma arena, em que os chefes são muito criativos. Se você é um apaixonado pela boa comida vai ficar arrepiado com as soluções que eles apresentam e com a forma como eles encaram a comida que servem.

Link direto: https://www.netflix.com/thefinaltable

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade