Publicidade


Troféu do vencedor da 3ª edição do Masterchef Profissionais - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Profissionais 3 – 17º episódio – A Grande Final

Harmonizações com cervejas - Masterchef e Cervejae Gastronomia

O último episódio é sempre muito tenso né? Difícil saber, de cara, quem vai vencer. Willian e Rafael, numa final muito polêmica, em que várias vezes foi contestado o direito deles de estarem ali. Principalmente levando em consideração o nível alto dos outros participantes.

Mas justiça seja feita. Eles estavam lá. Eles disputaram a final. E chegaram lá por mérito próprio.

A gente continua na nossa brincadeira semanal, de sugerir estilos de cerveja para os pratos vencedores. E claro que na final esse trabalho de sommelier vai ser especial.

Veja agora os destaques da grande final, o 17º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 11 de dezembro de 2018:

A disputa da final do Masterchef Profissionais foi entre os chefs Rafael Gomes e Willian Peters - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
A disputa da final do Masterchef Profissionais foi entre os chefs Rafael Gomes e Willian Peters – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

A entrada dos participantes é um momento muito emocionante. E a primeira coisa que eles receberam foram os elogios dos jurados (enquanto a edição mostrava o veneno dos competidores que já estavam eliminados). As famílias que acompanham a prova também é um momento muito bacana e emocionante do programa.

A prova é conhecida: eles tinham que fazer um menu degustação: 2 entrada, 2 prato principal e 2 sobremesa. Um cardápio completo que faça sentido e que deve ser apresentado do início ao fim. O tempo é curto, mas eles fizeram o melhor e apresentaram pratos belíssimos.

Willian chamou o cardápio dele de “Despertar”. Rafael escolheu o nome “Sem fronteiras”.

Na primeira etapa, as duas entradas. 1 hora para preparar tudo. Willian surpreendeu os jurados com o grande número de processos para o tempo curto. Rafael escolheu ingredientes finos, que exigem conhecimento para usar nos pratos.

Rafael teve uma hora para fazer duas entradas - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Rafael teve uma hora para fazer duas entradas – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Willian fez muitos processos em uma hora de entrada - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Willian fez muitos processos em uma hora de entrada – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

E o que pode harmonizar com tudo isso? Veja nossas sugestões. Você gostou ou tem outros estilos que podem combinar? Escreva nos comentários!

Nos pratos principais, Rafael se esqueceu de alguns ingredientes e ficou muito nervoso durante todo o processo. Willian cometeu alguns erros durante a prova mas conseguiu resolver todos os problemas que surgiram no caminho.

Willian serviu uma barriga de porco com arroz socarrat e sangue de tamarillo. O segundo prato foi um polvo ao romesco de tinta de lula com purê de batata-doce e crocante de batata-roxa.

Willian inovou novamente nos dois pratos principais - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Willian inovou novamente nos dois pratos principais – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Rafael começou com uma lasanha aberta de cavaquinha com abobrinha e emulsão de tucupi. A massa estava linda, com flores no meio da massa. O segundo prato foi um pato laqueado com mel, com molho de cenoura e cevadinha.

Rafa teve problemas e ficou muito nervoso na segunda etapa - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Rafa teve problemas e ficou muito nervoso na segunda etapa – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Por fim, a última prova. Em 1 hora e meia, os dois participantes tiveram que preparar duas sobremesas. Tempo curto para pratos tão delicados.

Rafael escolheu preparar dois sorbets para a sobremesa - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Rafael escolheu preparar dois sorbets para a sobremesa – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Rafael começou com um cremoso de chocolate branco com sorbet de maracujá. A ideia dele é limpar o paladar para a próxima sobremesa. A segunda sobremesa foi uma tangerina com espuma de mel de cacau com bolo de castanha do pará e mousseline de açafrão. Os dois pratos foram muito elogiados pelos jurados.

Willian enfrentou as dificuldades técnicas das sobremesas na última prova - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Willian enfrentou as dificuldades técnicas das sobremesas na última prova – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Willian continua ousado, com a primeira sobremesa usando apenas limão, em um bolo, sorvete e chá de limão. Foi considerada uma boa surpresa, pois vendo o bolo eles não esperavam que fosse dar tão certo. O segundo prato era completamente inesperado: um kimchi (fermentado de acelga) com morangos e ruibarbo, acompanhado de creme de chocolate branco com água de rosas. Um prato de sabor agressivo e ousado, como o Willian foi em toda a temporada, para o certo e o errado.

Troféu do vencedor da 3ª edição do Masterchef Profissionais - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Troféu do vencedor da 3ª edição do Masterchef Profissionais – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Enfim, depois de seis pratos belíssimos e muito equilibrados, os jurados decidiram que Rafael foi o vencedor.

Parabéns aos dois chefs! Um trabalho super bacana que eles fizeram muito bem. E você, que curtiu nossas sugestões e acompanhou o programa com a gente pelo Twitter, ao vivo, ou pelos resumos do site, nosso muito obrigado! Se quiser rever algum resumo, pode procurar aqui neste link. Até a próxima temporada!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade