Publicidade


Jim Anderson guardou a garrafa encontrada no navio até que conseguiu devolver para a cervejaria, na Escócia - Foto: Mike Dugdale/Geelong Advertiser
Mercado Viagens

Cerveja de 150 anos, encontrada no mar da Austrália, vai estar em novo museu da cervejaria, na Escócia

Vem comigo que essa história merece ser contada desde o início! Tudo começou em 1868! Naquele ano, um navio chamado The Light of The Age, algo como “A Luz do idade”, se traduzido ao pé da letra, saiu de Liverpool, cidade que fica no noroeste da Inglaterra, em direção à Austrália, ocupada pelos ingleses naquela época.

O navio zarpou carregado de caixas de sal, pedras de ardósia, canos e muitas bebidas – incluindo algumas garrafas de cerveja no estilo Stout, fabricadas pela Wellpark Brewery.

A Wellpark Brewery era uma cervejaria de Glasgow, na Escócia, que foi criada em 1740. Originalmente eles produziam apenas cervejas do estilo Stout e Strong Ales, mas depois, em 1885, eles passaram a produzir também uma cerveja Lager que foi exportada para vários países. Essa é a cerveja Tennent’s, marca que existe até hoje e que já foi da Ambev até 2009, quando foi vendida para um grupo menor, o C&C Group, na Irlanda.

Mas vamos voltar ao navio! O trajeto que deveria ser simples e corriqueiro para os viajantes daquela época, foi interrompido por causa do capitão. Ele teria bebido demais, durante a viagem, e perdeu o rumo do navio, fazendo que ele afundasse perto de Melbourne, na Austrália. Até fiz um mapinha para vocês terem uma ideia do tempo e da distância dessa viagem!

 

Pois bem. Esse navio ficou submerso e parte da tripulação conseguiu se salvar – foi assim que eles descobriram que o capitão estava bêbado! O navio tinha 34 tripulantes e 42 passageiros. Todas as caixas ficaram debaixo d’água por todo esse tempo, até que, nos anos de 1970, um mergulhador chamado Jim Anderson, descobriu as bebidas no fundo do mar, entre elas, a garrafa de cerveja Stout com a rolha marcada com o nome da cervejaria – Wellpark Brewery. Jim faz parte de um clube de mergulhadores australiano chamado Geelong Skindivers Club.

Ele contou aos jornais australianos que guardou as garrafas com todo o cuidado em casa e acabou se esquecendo disso, até que, em 2000, resolveu procurar pela cervejaria (hoje, a Tennent’s Breweries). Ele não teve resposta mas insistiu, até que, neste ano, a cervejaria respondeu e ele encaminhou a garrafa de volta para Glasgow, na Escócia.

Para celebrar o retorno, os mestres-cervejeiros da Tennent’s recriaram a receita e vão lançar essa edição comemorativa na próxima semana. Serão apenas 1868 garrafas desta versão de Stout muito lupulada, como seria a cerveja original. Detalhe para a quantidade de garrafas – o mesmo número do ano em que o navio afundou! É lógico que eu ia adorar beber uma!

A Cervejaria Tennent criou uma edição especial da cerveja que foi encontrada no navio e vai relançar nesta edição comemorativa com 1868 garrafas - Foto: Divulgação/Cervejaria Tennent
A Cervejaria Tennent criou uma edição especial da cerveja que foi encontrada no navio e vai relançar nesta edição comemorativa com 1868 garrafas – Foto: Divulgação/Cervejaria Tennent

Acredita-se que esta seja a garrafa de bebida mais antiga de toda a Escócia, por isso, ela será colocada no museu da cervejaria, que vai ser aberto na semana que vem, a partir do dia 22 de novembro. Este novo centro para visitantes também vai contar um pouco dos 150 anos da cervejaria, desde que se transformou em Tennent’s Breweries.

Garrafa de cerveja de 150 anos é considerada uma das mais antigas da Escócia - Foto: Reprodução/iTV.com
Garrafa de cerveja de 150 anos é considerada uma das mais antigas da Escócia – Foto: Reprodução/iTV.com

O passeio histórico, mais completo, vai custar 12 libras. Há ingressos mais baratos e tudo pode ser comprado com antecedência pela Internet. No museu, além da garrafa histórica, você poderá ainda conhecer o passado da família Tennent, que começou a marca, além de peças das antigas fábricas e vídeos que ajudam a contar como era há cerca de 150 anos. Claro que uma degustação está incluída, né? Portanto, se passar por Glasgow, na Escócia, fique de olho neste passeio!

SERVIÇO: Site para reservar os ingressos e o horário do passeio pela cervejaria em Glasgow – http://www.tennentstours.com/. O museu abre no dia 22 de novembro e vai funcionar todos os dias da semana, exceto em feriados. Há tours de hora em hora, portanto, consulte no site antes de comprar.

Vai visitar Glasgow, na Escócia? Veja nossas dicas de hospedagem para Belo Horizonte, perto de Nova Lima, onde fica a fábrica! Aqui neste link você encontra todas as opções de hotéis e pousadas, operadas pelo nosso parceiro Booking.com. Ao fazer uma reserva, a partir do nosso site, uma parte do valor pago é revertida para a manutenção do Cerveja & Gastronomia. Isso tudo sem nenhum custo extra para você, ou seja, o preço é o mesmo, incluindo os descontos. Aproveite, economize e aproveite sua viagem para Glasgow!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade