Publicidade


Uma história com personagens fortes, mas que discute a solidão e a falta de estrutura familiar. Assim é “A Rota Selvagem”, que está em cartaz nos cinemas em todo o país, distribuído pela Diamond Films. Esta é a dica de filme de hoje da coluna de Cinema do site Cerveja e Gastronomia.

Bela fotografia é uma das marcas do filme A Rota Selvagem – Foto: Divulgação/Diamond Films
Bela fotografia é uma das marcas do filme A Rota Selvagem – Foto: Divulgação/Diamond Films

No longa, que quase é um road movie, a gente acompanha a saga do jovem Charley Thompson, um garoto de 15 anos que se apega a um dos cavalos de corrida do lugar em que trabalha. Essa relação vai se tornar muito intensa, principalmente depois que a vida do jovem praticamente recomeça e ele decide cruzar o país em busca de uma tia desaparecida.

O ritmo do filme segue em passos curtos. Não significa que ele seja cansativo ou longo. Pelo contrário, a impressão que se tem é que o garoto passa por muitas aventuras, como se o filme fosse dividido em blocos de histórias.

O diretor Andrew Haigh, que já dirigiu seriados para a HBO, conheceu o livro que originou o roteiro em 2011, quando filmava Weekend, um dos primeiros filmes do cineasta. Ele conta que ficou impressionado com a forma como o autor Willy Vlautin descrevia ao mesmo tempo uma sociedade unida, mas completamente sem rumo na vida.


Willy traz à tona a realidade da rotina de uma vida que segue uma linha local. Este tipo de caminho não é o que leva ao topo. As expectativas são baixas e ninguém faz muito dinheiro. Eles estão apenas dando um jeito, vivendo, mas há ainda toda uma comunidade por trás das cenas, quase como uma família.

Andrew Haigh, diretor do filme “A Rota Selvagem”

Pessoas surgem e desaparecem, histórias começam e terminam, e a vida continua. Como o próprio título diz, a rota selvagem pela qual passa o adolescente é algo que transforma a vida dele profundamente – em todos os aspectos. Essa busca incessante por um lugar que ele possa chamar de casa, na verdade, é uma busca de todos nós: queremos ser cuidados e ter alguém que cuida de nós. É um sentimento que existe em todos nós, esteja ele consciente ou não.

Além de ser um filme mais reflexivo, vale ver o longa pela fotografia. As cenas com o cavalo e o garoto, no meio dos Estados Unidos, são belíssimas. Eu fiquei bastante impressionado com uma das cenas do adolescente com cavalo, principalmente pela escolha da luz e das cores de fim de tarde. É bem impactante e representa bem o momento da história. Não vou dar spoiler, mas tenho certeza que você vai se lembrar de mim quando estiver vendo o filme.

Personagens fortes fazem parte do filme A Rota Selvagem – Divulgação/Diamond Films
Personagens fortes fazem parte do filme A Rota Selvagem – Divulgação/Diamond Films

A escolha dos atores foi marcada por uma curiosidade. O diretor contou que recebeu do ator Charlie Plummer uma fita com uma carta detalhada explicando porque ele seria perfeito para o papel principal. Depois de avaliar cerca de 100 portfólios, ele resolveu dar uma chance ao novato. Eu acho que valeu a aposta do diretor no jovem ator. Ele conseguiu colocar na atuação o medo e a inquietação que fazem parte do personagem, sem ser clichê ou forçado.

Outra curiosidade está na escolha da proporção da tela. O filme geralmente centraliza os personagens e dá espaço para as paisagens, com uma tela mais alta do que larga, como normalmente são os filmes de cinema. Isso permite que a gente tenha a sensação de estar acompanhando a vida de um garoto de 15 anos, enquanto ele passa pelos apertos que só a vida pode trazer.

“A Rota Selvagem” participou da Mostra de Cinema de Veneza e do Festival de Cinema de Toronto, ambos em 2017. Veja o trailer do filme, com legendas em português:

O que beber?

Diferentemente da adolescência complicada do personagem Charley, eu tive uma juventude bem tranquila. E recentemente pude reviver uma das minha paixões dessa época: biscoito Passatempo! Sério, é um dos meus biscoitos preferidos (na ordem, Biscoito de Leite Maltado, Wafer, Passatempo e Negresco).

Mas você deve estar se perguntando “o que essa conversa sobre biscoitos tem a ver com cerveja?”. Eu explico. Conheci há alguns meses a cerveja Passatempo – uma Stout feita com o biscoito! E foi ele que me chamou a atenção até o stand, pois na feira onde eu estava você podia tomar a cerveja e ainda harmonizar com o biscoito! Uma harmonização imperdível, né?

Cerveja Passatempo é uma Stout feita pela Cervejaria Protótipo, em Belo Horizonte - Foto: Gleison Barreto Salin/Cerveja e Gastronomia
Cerveja Passatempo é uma Stout feita pela Cervejaria Protótipo, em Belo Horizonte – Foto: Gleison Barreto Salin/Cerveja e Gastronomia

A cerveja é produzida pela Cervejaria Protótipo, em Belo Horizonte. Na capital mineira eles têm um bar em uma das regiões mais charmosas da cidade: o bairro de Santa Tereza.

A cerveja Stout tem espuma cremosa, de cor escura e de boa persistência. Na boca, o tostado do café com o leve chocolate que vem do biscoito equilibra o doce da baunilha do Passatempo e a gente sente aquele sabor delicioso do chocolate do recheio! Quem nunca abriu um biscoito recheado só para comer a parte de dentro e dispensar as casquinhas?

O estilo é bom para harmonizar com doces e com carnes cozidas escuras, como o Goulash. A harmonização mais conhecida e clássica deste estilo é com ostras, mas acredito que não ficaria tão bom com essa cerveja especificamente, pelo perfil mais adocicado que ela possui em relação às outras cervejas do estilo.

O bar é parada obrigatória do viajante que gosta de conhecer as cervejas locais. Além de experimentar a produção própria, você pode encontrar outras marcas e outros estilos plugados nas torneiras, que harmonizam bem com os petiscos da casa.

Você pode conhecer um pouco do bar no Instagram deles. Se vier a BH, não deixe de visitar!


Toda sexta-feira você vai encontrar, aqui, nesta coluna, uma indicação de filme e de um rótulo de cerveja. Mas quais os critérios para a escolha dos filmes e das cervejas? Veja aqui como é feita a nossa coluna semanal. Você também pode ler as colunas anteriores.

E o que você achou deste filme e da cerveja? Escreva aqui nos comentários e compartilhe sua opinião com a gente!


Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade