Publicidade


Técnica de fermentação marcou a prova de eliminação do 13º episódio do Masterchef Profissionais - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Profissionais 3 – 13º episódio

Harmonizações com cervejas - Masterchef e Cervejae Gastronomia

Chegou a terça-feira, o dia das harmonizações com cerveja dos pratos do Masterchef Brasil. Você participa com a gente, comentando o programa ao vivo, pelo Twitter @cervejaegastro e lendo, logo depois, o resumo do episódio aqui no site.

Mas não é um simples resumo: usando estilos de cerveja, os pratos vencedores são harmonizados. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!

Veja agora os destaques do 13º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 13 de novembro de 2018:

Heaven foi uma das capitãs da prova de equipes e preferiu trabalhar com ingredientes do mar - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Heaven foi uma das capitãs da prova de equipes e preferiu trabalhar com ingredientes do mar – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Na primeira prova em grupo no nordeste do Masterchef Profissionais, os participantes viajaram para o Recife, em Pernambuco. Eles tiveram que fazer um cardápio completo – entrada, prato principal e sobremesa, com ingredientes regionais, para 30 pessoas, em 2 horas e meia.

Os participantes foram divididos em 2 times. Heaven e Daniel foram os capitães. Heaven pôde escolher entre definir os ingredientes ou montar os times. Ela foi bem esperta e preferiu trabalhar com frutos do mar, deixando os ingredientes do sertão para o time do Daniel.

Na prova, o time amarelo, de Daniel, perdeu muito tempo discutindo entre si. E olha que eles foram escolhidos pelo capitão. O time azul, liderado pela Heaven, teve mais harmonia, mas enfrentou um problema de última hora: um dos especialistas convidados tinha alergia a frutos do mar.

A primeira entrada foi do time amarelo: um tartare de carne de sol com salada de feijão-de-corda e pipoca de sagu. O time azul fez uma cavaquinha na manteiga de garrafa com pirão e vinagrete de banana.

O prato principal do time amarelo foi um carré de bode com gremolata, chutney de caju e tamarindo. O siri mole com arroz e óleo de dendê foi o prato servido pelo time azul.

Na sobremesa, a tapioca brulèe de cajá e maracujá com creme de coco queimado e cocada agradou os jurados. O caju queimado com creme de acerola e pé-de-moleque do time azul, também estava muito bom, pelo que os jurados disseram.

Na avaliação final, o time amarelo começou ganhando, sendo a escolha dos especialistas. O time amarelo também foi a escolha do público, levando o time azul para a prova de eliminação.

Técnica de fermentação marcou a prova de eliminação do 13º episódio do Masterchef Profissionais - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Técnica de fermentação marcou a prova de eliminação do 13º episódio do Masterchef Profissionais – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Reviravolta é a palavra desta prova. Os capitães escolheram os participantes da prova. Heaven, que estava no time derrotado, se salvou e Daniel escolheu Manoela para fazer a prova, que ficou muito, muito, muito irritada.

Os ingredientes fermentados foram o tema da prova. Assim como a harmonização com cerveja, é preciso conhecimento para saber como misturar o ingrediente com o resto do prato. Manoela, André e Willian foram os participantes da prova de eliminação. Em 1 hora e 15 eles tinham que fazer um prato para os chefs que destacasse o ingrediente fermentado.

Willian fez um coelho com umeboshi, um tipo de ameixa bem ácida e salgada, por causa da fermentação. O prato foi bem elogiado pelos jurados mesmo considerando que o coelho poderia ter ficado um pouco mais macio. Ainda assim ele foi considerado o melhor prato.

André usou toda a experiência que tinha com os fermentados e preparou uma copa de lombo servido com glacê do kimchi. Os jurados acharam que a carne estava um pouco seca, mas muito saborosa, conseguindo deixar o sabor requintado, sem os excessos do fermentado. Mesmo assim, ele foi o eliminado da prova, na escolha dos 3 jurados.

André usou o kimchi no prato mas perdeu a prova de eliminação desta semana - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
André usou o kimchi no prato mas perdeu a prova de eliminação desta semana – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.

Acompanhe a gente no Twitter @cervejaegastro, durante o programa, toda terça, ao vivo e comente aqui no blog o que você achou das nossas sugestões de harmonização!


Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

2 Respostas para “Masterchef Profissionais 3 – 13º episódio

  1. Com todo o respeito que eu tenho pelos masterchef,o último episódio a eliminação do André,foi muito injusto,não entendo de gastronomia,mas ,tenho direito de opinar,ele é o melhor deles todos,fiquei muito chateada.Sinto muito,mas não assistirei mais.

    1. Pois é! André também era um dos nossos favoritos! Visualmente eu também concordo com você, ele parecia ter um prato melhor. Mas a gente não provou os pratos né? Agradecemos pela sua visita! Esperamos que goste do conteúdo do site! Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade