Publicidade


Harmonização com vinhos foi o tema da prova de eliminação – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Profissionais 3 – 12º episódio

Harmonizações com cervejas - Masterchef e Cervejae Gastronomia

Toda terça-feira você participa com a gente, comentando o Masterchef Brasil Profissionais ao vivo, pelo Twitter @cervejaegastro e lendo, logo depois, o resumo do episódio aqui no site.

Mas não é um simples resumo: usando estilos de cerveja, os pratos vencedores são harmonizados. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!

Veja agora os destaques do 12º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 06 de novembro de 2018:

Mesa com pratos judaicos foi apresentada aos participantes – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

O programa começou com uma caixa misteriosa inédita. Todos os ingredientes permitiam o preparo de pratos da gastronomia judaica. Para ajudar os participantes, o chef brasileiro Benny Novak participou desta prova com dicas e uma aula de história deste tipo de comida.

Ele trouxe uma mesa com pratos de ano novo e explicou todos, com sua simbologia. Foi muito legal conhecer uma cultura completamente diferente da nossa.

No geral, os pratos tinham muita batata e muita cebola dourada, tudo feito com muito sabor. Eles não puderam provar nada. Apenas olhar os pratos. E para cumprir as regras judaicas, eles não puderam misturar leite com carne. Tudo feito em 1 hora e meia de prova.

Chef Benny Novak foi o convidado da primeira prova de hoje - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Chef Benny Novak foi o convidado da primeira prova de hoje – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Daniel preparou um Ravioli de batata com cebola ao caldo de frango e crocante de pele de frango. Ele foi muito elogiado por ter usado partes dos ingredientes consideradas pouco nobres para fazer sua receita. O chef Benny Novak disse que ele juntou técnica, com sabor e modernidade ao anunciar que esse era o melhor prato do dia.

Daniel preparou o melhor prato da prova da comida judaica - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Daniel preparou o melhor prato da prova da comida judaica – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

André e Manoela não foram tão bem, tiveram problemas de equilíbrio no prato, principalmente, e foram considerados os piores, recebendo uma desvantagem na prova de eliminação.

A prova tinha várias garrafas de espumante, de marcas brasileiras que são exportadas para todo o mundo. Cada um recebeu uma garrafa de espumante e tinha que preparar um prato que harmonizasse com esse espumante. Para ajudar, três sommeliers falaram sobre os vinhos de cada vinícola. E coube a Daniel a escolha de um espumante para cada dupla de participantes.

Manoela e André tinham uma desvantagem. Eles não puderam provar a harmonização antes de servir o prato, nem usar a bebida no preparo. Quem é sommelier sabe que é um grande dificultador, já que você pode ajustar as nuances da harmonização com o prato ao provar os dois antes de servir.

Heaven fez um prato muito bonito, uma Tarte Tatin, sobremesa clássica francesa com o espumante na receita, caramelizando a fruta, sobre uma massa com tomilho e especiarias. Ela estava com o espumante mais difícil de harmonizar, por ser mais doce, mas recebeu o maior elogio do chef Henrique Fogaça: perfeito!

Tarte Tatin feita pela Heaven recebeu muitos elogios dos chefs - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Tarte Tatin feita pela Heaven recebeu muitos elogios dos chefs – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Assim, com tantos elogios, foi escolhida como a vencedora desta prva e se garantiu para a próxima semana.

Adriana e Manoela foram as mais criticadas. Adriana errou a harmonização, servindo um bolinho frito que não harmonizou com a leveza do espumante. Manoela fez um prato de doces de queijos que não estava bom, segundo os jurados. Mas a escolhida para ser eliminada nesta semana foi a Adriana.


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.

Acompanhe a gente no Twitter @cervejaegastro, durante o programa, toda terça, ao vivo e comente aqui no blog o que você achou das nossas sugestões de harmonização!


Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade