Publicidade


Chef Paulo Shin, especialista em gastronomia coreana, preparou uma receita de Dolsot Bibimbap para que os participantes fizessem a reprodução do prato - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Harmonizações

Masterchef Profissionais 3 – 11º episódio

Harmonizações com cervejas - Masterchef e Cervejae Gastronomia

Chegou a terça-feira, o dia das harmonizações com cerveja dos pratos do Masterchef Brasil. Você participa com a gente, comentando o programa ao vivo, pelo Twitter @cervejaegastro e lendo, logo depois, o resumo do episódio aqui no site.

Mas não é um simples resumo: usando estilos de cerveja, os pratos vencedores são harmonizados. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!

Veja agora os destaques do 11º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 30 de outubro de 2018:

Especialistas convidados avaliaram a prova de equipes no MasterchefBR - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Especialistas convidados avaliaram a prova de equipes no MasterchefBR – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Os participantes foram divididos em dois grupos. Eles foram avaliados por 15 especialistas em gastronomia, cada um em sua etapa: entrada, prato principal e sobremesa. A prova dos especialistas intimidou os participantes, principalmente pela qualidade dos jurados convidados.

Adriana, que venceu a repescagem na semana passada, escolheu a cor vermelha e citou 4 pessoas que ela não gostaria de trabalhar junto. Os rejeitados pela Adriana formaram o time azul, que sorteou a Heaven como capitã. Nessa hora o jogo ficou bem interessante. Heaven ganhou a chance de trocar o Rafa pelo Willian, dando uma mexida nas equipes formadas pela Adriana.

Eles tiveram 2 horas e meia para fazer todo o cardápio. A primeira equipe a fazer o serviço foi a vermelha. Eles levaram uma berinjela com emulsão de salsinha sobre um tipo de creme de castanha-do-pará. Os chefes avaliaram que a berinjela estava um pouco dura e que faltou um pouco de tempero. No cardápio do time azul, o prato foi um raviole de camarão e alho-poró com camarão grelhado em molho bisque. Neste caso, a avaliação é que o camarão grelhado estava feio demais, sem sutileza que o resto do prato pedia. A bisque ainda faltava acidez, de acordo com os comentários. Venceu nesta etapa o time azul, por 3 votos a 2.

No prato principal, o time vermelho preparou um purê de cenoura roxa com polvo grelhado e em vinagrete. Os jurados adoraram o prato e os especialistas também curtiram muito. No time azul, a pressão da entrega mexeu com os ânimos dos participantes. Eles levaram um peixe com espuma e chips de mandioquinha, sobre uma duxelle de champignon. O prato teve críticas quanto à gordura e à estética. Venceu por unanimidade o time vermelho.

A sobremesa teve banana com ingrediente dos dois times. O time vermelho fez 5 texturas de banana com crumble. Os jurados acharam muita banana e sugeriram diminuir os cremes e aumentar a quantidade de crumble. O time vermelho fez banana com creme inglês com sorvete de limão e coentro. Os jurados acharam a banana dura e com pouco açúcar. Aqui também deu o time azul, por unanimidade, mesmo com um prato mais feio visualmente.

Time azul conquistou 2 etapas e venceu a prova em grupo deste episódio - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Time azul conquistou 2 etapas e venceu a prova em grupo deste episódio – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Antes de explicar a próxima prova, os jurados começaram elogiando o time vermelho, dizendo que os participantes do time azul tiveram muita sorte. Adriana, Roberta, André e Willian disputaram uma pré-prova que salvaria um dos participantes.

Eles tiveram que cozinhar 5 proteínas ao mesmo tempo, sem relógio e sem termômetro, para preparar tudo no ponto certo. Uma prova bem difícil, considerando a performance dos participantes nas últimas semanas. Como ninguém conseguiu acertar os pontos perfeitos, os quatro foram para a prova de eliminação.

A prova de reprodução trouxe o chef Paulo Schin, um dos principais nomes da culinária coreana, para a cozinha do Masterchef. Eles tiveram que reproduzir o prato feito por ele em 1 hora, um Dolsot Bibimbap.

Chef Paulo Shin, especialista em gastronomia coreana, preparou uma receita de Dolsot Bibimbap para que os participantes fizessem a reprodução do prato - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Chef Paulo Shin, especialista em gastronomia coreana, preparou uma receita de Dolsot Bibimbap para que os participantes fizessem a reprodução do prato – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

André é o que tinha a maior experiência com comida asiática e estava empolgado com a prova, mesmo gripado. A prova tinha muitos processos e uma quantidade enorme de técnicas, que poucos conseguiram replicar. Mas no geral todos conseguiram replicar sem afobação.

Na avaliação todos estavam bem com os pratos, mas André, como era esperado, foi o vencedor desta prova. Roberta não estava bem, faltou sutileza e equilíbrio nos sabores e acabou errando os temperos, sendo eliminada nesta semana.

Roberta foi a eliminada do 11º episódio do Masterchef Profissionais - Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef
Roberta foi a eliminada do 11º episódio do Masterchef Profissionais – Foto: Carlos Reinis/Band/Masterchef

Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.

Acompanhe a gente no Twitter @cervejaegastro, durante o programa, toda terça, ao vivo e comente aqui no blog o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade