Publicidade


Semana da Cerveja Artesanal Independente é realizada em Brasília, até o dia 21 de outubro - Foto: Divulgação/Abracerva
Harmonizações Mercado

Semana da Cerveja Artesanal Independente

Até o dia 21 de outubro a Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal está realizando a Semana da Cerveja Artesanal Independente. São vários eventos, em Brasília, que começaram no dia 12 de outubro e incluem a divulgação dos resultados da 1ª edição da Copa Cerveja Brasil, no dia 20.

A Copa Cerveja Brasil é o primeiro concurso do país exclusivo para cervejarias independentes. Nesta primeira edição concorrem 171 cervejarias com 590 rótulos diferentes, que serão avaliados por mais de 50 juízes.

São Paulo é o estado com o maior número de cervejarias inscritas (26), seguido por Santa Catarina (25), Minas Gerais (20), Paraná, Rio de Janeiro (16) e Rio Grande do Sul (14). Já nos estilos, India Pale Ale é o que vai enfrentar a maior concorrência – são 53 amostras na competição.

A festa de premiação, no dia 20, também acontece em Brasília e tem ingressos à venda pela Internet.

Semana da Cerveja Artesanal Independente é realizada em Brasília, até o dia 21 de outubro - Foto: Divulgação/Abracerva
Semana da Cerveja Artesanal Independente é realizada em Brasília, até o dia 21 de outubro – Foto: Divulgação/Abracerva

Harmonizações

A Semana da Cerveja Artesanal Independente também está repleta de harmonizações. De hoje até domingo, são seis eventos que incluem harmonização de cervejas e boa comida. É claro que eu separei todos aqui para você:

No dia 16, terça-feira, o Bistrô Cantucci vai oferecer um jantar harmonizado, com as cervejas produzidas pela Cervejaria Corina. Ao todo serão 5 pratos, preparados pelo chef Rodrigo Melo.

O primeiro é um Carpaccio de Limão Siciliano, rúcula e molho 3 mostradas, harmonizado com uma Sour, a Bichada Sáuer de Goiaba, da Corina.  Depois, um Arancini de Linguiça Toscana, Muçarela e Manjericão acompanhado de Geleia de Pimenta vai ser harmonizado com uma Pale Ale, a Linda Leve e Solta Pêiu Eiu.

O terceiro prato é um Risoto de Camarão, Tomate e Bacon que será feito com a cerveja – uma Ipa com Manga, feita pela Corina (Fiapo Ipa).  Quem me acompanha no blog sabe que eu sou fã de risotos com cerveja, então fiquei muito curioso com essa harmonização! Promete!

O penúltimo prato é um Lombinho ao Barbecue de Goiabada com Arroz Milanês, que vau ser harmonizado com a Viscosa Djuici, uma New England IPA. Para fechar o jantar, claro que tem cerveja: a Caminho das Índias (uma Brown Ale) vai harmonizar com um Crumble de Manga, Caramelo de Curry feito com cerveja Stout e Castanhas.

Os ingressos para o jantar devem ser comprados antes pela Internet.

No dia 17, quarta-feira, a harmonização fica por conta do chef e Sommelier Ronaldo Rossi. Serão preparados pratos que vão passear pelos sabores do cerrado, harmonizados com pelo menos 8 cervejas (além de algumas surpresas reservadas pelo chef). No cardápio, ceviche, queijos artesanais, ragu, carne de porco e um tartalete de sobremesa.

O jantar será realizado na Cervejaria Criolina, em Brasília. Os ingressos também estão disponíveis pela Internet.

No dia 18, quinta-feira, temos dois eventos de harmonização. Às 19h, você pode conhecer as harmonizações de queijos com a Cerveja Corina, no Teta Cheese Bar.

E às 20h, o Sommelier José Raimundo Padilha, em parceria com a Cervejaria Micro X, vai harmonizar um cardápio especial no London Street Pub. A cerveja Blanche do Cerrado, uma Witbier, vai ser harmonizada com Fish and Chips. A Saison Mata Atlântica vai com a Salsicha Alemã de Vitela A 61 IPA, uma American IPA bem lupulada, será harmonizada com Hot Wings (prepare a boca para a pimenta!). Depois a Shadowplay, que é uma New England IPA vai acompanhar uma Costela Desfiada. E por último, a Angel Dust, uma Belgian Double IPA, será harmonizada com Cheesecake e Calda de Damasco.

O telefone, para quem quiser reservar, é 61-99119-2483

No dia 19, sexta-feira, José Raimundo Padilha faz mais uma sequência harmonizada, com as cervejas da semana no Publican Bar, a partir das 20h.

E para fechar, no dia 21, domingo, será oferecido um Brunch harmonizado com rótulos de cervejas produzidas em Brasília, na Cervejaria Corina, de 10h às 18h.

A programação completa da Semana da Cerveja Artesanal Independente está no site da Copa Cerveja Brasil.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade