Publicidade


Primavera é a estação das cervejas refrescantes, mas que ainda são encorpadas - Foto: Andreas160578/Pixabay
Harmonizações

Cervejas da primavera

Chegou a temporada das flores. A primavera começou oficialmente no hemisfério sul e traz, além das cores da natureza, temperaturas um pouco mais altas.

Nós comentamos aqui no site sobre as cervejas de inverno, que são mais fortes, encorpadas e com maior teor de álcool. Agora que a temperatura subiu um pouco, é hora de experimentar novos estilos.

Nossa escolha foi pelas cervejas que têm perfil mais herbal, ou seja, a sugestão é de uma cerveja que seja refrescante (já que as temperaturas na primavera começam a subir) mas que tenha corpo e não seja tão leve como as cervejas consumidas no verão. Veja três estilos que separamos para você!

Primavera é a estação das cervejas refrescantes, mas que ainda são encorpadas - Foto: Andreas160578/Pixabay
Primavera é a estação das cervejas refrescantes, mas que ainda são encorpadas – Foto: Andreas160578/Pixabay

Session Ipa

Uma India Pale Ale com menos álcool, feita com lúpulos cítricos, é uma sugestão perfeita para os dias coloridos da primavera. O fato de ser uma Session (todas as sessions possuem menor teor alcoólico do que o considerado ideal para o estilo – no caso aqui, a IPA) deixa a bebida mais leve sem tirar o sabor característico das India Pale Ale.

Ao escolher uma cerveja que tenha um perfil mais cítrico, você vai encontrar um aroma mais floral e frutado, que se aproxima do maracujá (como acontece com muitos rótulos que usam o lúpulo Citra ou Cascade).

Para harmonizar, valem todos os pratos que combinam bem com a IPA – e aí vai desde a comida mexicana, passando pelos pratos indianos e um bom hambúrguer. A gente até já fez um post só sobre as harmonizações com IPAveja aqui.

American Wheat

Os lúpulos usados nas cervejas da escola americana são conhecidos exatamente pelo cheiro. E quando usados nas cervejas de trigo resultam em bebidas extremamente refrescantes e com identidade própria.

São cervejas pouco amargas, bem claras e geralmente turvas, por causa do uso do trigo na receita – que não é filtrada. A porcentagem de álcool não é muito grande (fica entre 4% e 6%), o que torna a bebida bem leve.

Na harmonização, a American Wheat é uma cerveja bem versátil, podendo combinar com pratos salgados (saladas, queijos brancos) com sobremesas (cheese cake, por exemplo).

Herb and Spice

Como o próprio nome diz, são cervejas que usam ervas e condimentos para trazer aromas e sabores diferentes. Com o uso de sementes, flores, raízes e até mesmo frutas e vegetais, esse estilo mantém uma cerveja mais encorpada do que as tradicionais Pilsen e Lager, mas com sabor especial.

Cervejas com gengibre ou feitas com abóbora (como as Pumpkin Ales, característica deste período por causa do Halloween) são alguns exemplos deste tipo de cerveja.

As cervejas Herb and Spice harmonizam com queijos (de preferência os brancos e os amarelos – dependendo do teor alcoólico) e com alguns pratos como torta de frango, por exemplo.


Conhece alguma dessas cervejas? Experimente e compartilhe o que você achou aqui nos comentários. Sua experiência pode ajudar outras pessoas!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade