Publicidade


Um dos pratos da prova de reprodução, que eliminou um dos candidatos. Peixe de bragança, com cuscuz de farinha d’água – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Harmonizações

Masterchef Profissionais 3 – 4º episódio

Harmonizações com cervejas - Masterchef e Cervejae Gastronomia

Toda semana nós estamos aqui acompanhando os pratos apresentados no Masterchef Brasil Profissionais, sugerindo um estilo de cerveja para harmonizar.

Você pode comentar o programa, ao vivo com a gente, pelo Twitter @cervejaegastro ou ler, logo depois, o resumo do episódio aqui no site.

Mas não é um simples resumo: os pratos vencedores são harmonizados com sugestões de estilos de cerveja. Tudo para você se divertir com a gente neste exercício de sommelier!

Veja os destaques do 4º episódio do Masterchef Brasil Profissionais, exibido em 11 de setembro de 2018:

Desafio da primeira caixa misteriosa era preparar um prato salgado sem usar sal - Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Desafio da primeira caixa misteriosa era preparar um prato salgado sem usar sal – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band

No episódio de hoje, nós vimos a primeira caixa misteriosa desta temporada. A primeira prova da noite exigiu criatividade e pensamento ágil, já que eles tiveram que cozinhar um prato salgado, sem usar sal. Tudo precisava estar temperado e equilibrado – sem usar um grãozinho sequer.

No geral, todos conseguiram pensar em soluções para a falta de sal, mas nem todo mundo se deu bem. Adriana, por exemplo, não conseguiu equilibrar os sabores do bacalhau. A Simone usou baunilha no purê de banana-da-terra e o sabor não agradou os jurados. Por último, Paulo abusou das frutas no peixe que ele serviu e o resultado também não ficou bom.

Daniel, Heaven, André e Thales foram os melhores. Thales venceu por ter conseguido levar o sabor salgado para o prato sem usar sal. Ele preparou um frango ao caldo de carne com quiabo, creme de milho e picles de rabanete. O prato foi muito elogiado pelos jurados, que consideraram a receita como um prato autoral.

Thales venceu a primeira prova deste episódio com um prato de frango com caldo de carne sem usar sal, como foi indicado - Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Thales venceu a primeira prova deste episódio com um prato de frango com caldo de carne sem usar sal, como foi indicado – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band

Os 4 melhores subiram para o mezanino e ficaram de fora da última prova, que eliminou mais um candidato.

Simone, Paulo e Adriana foram o destaque negativo e tiveram uma desvantagem na prova de eliminação. Thales, que venceu a prova, decidiu quem ia ter 5, 10 e 15 minutos a menos na hora da prova. Paulo perdeu 5 minutos, Simone perdeu 10 minutos e Adriana ficou sem 15 minutos para fazer essa prova.

O desafio da eliminação era uma prova de reprodução. A chef convidada Teresa Corção levou os ingredientes regionais brasileiros na preparação do Peixe de Bragança, que é feito com farinha d’água. Mas tinha uma novidade: ela criou uma sobremesa, que também precisava ser reproduzida – uma Tapioca Brûlée, usando tangerina.

Um dos pratos da prova de reprodução, que eliminou um dos candidatos. Peixe de bragança, com cuscuz de farinha d’água – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band
Um dos pratos da prova de reprodução, que eliminou um dos candidatos. Peixe de bragança, com cuscuz de farinha d’água – Foto: Carlos Reinis/Divulgação/Band

Eles tiveram 1h45 para fazer a prova. E a chef Teresa escolheu os melhores pratos que ficaram mais próximos dos pratos que ela criou. Manoela e Roberta foram as escolhidas, mas Manoela foi eleita a melhor, segundo a chef, por causa do ponto do peixe, que estava mais correto do que o da Roberta.

Na sobremesa de tapioca com tangerina, a sugestão de harmonização é de uma cerveja que segue também para o lado mais cítrico/ácido.

Alex e Simone foram os piores na avaliação dos jurados.  Mas o prato que ficou mais longe da réplica foi o do Alex, que acabou sendo o eliminado deste episódio.


Veja também os resumos dos outros episódios desta temporada. Na próxima semana tem mais dicas de estilos de cerveja para harmonizar com os pratos vencedores do Masterchef Brasil Profissionais.

Acompanhe a gente no Twitter @cervejaegastro, durante o programa, toda terça, ao vivo e comente aqui no blog o que você achou das nossas sugestões de harmonização!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade