Publicidade


Biersuppe, a sopa de cerveja, é receita tradicional da Alemanha - Foto: Superbass/Wikimedia Commons
Na Cozinha

Biersuppe – a sopa de cerveja

Estamos no finalzinho do inverno, tempo frio, época ideal para tomar uma boa sopa. Se quiser variar ao tradicional macarrão com legumes, uma opção é a Biersuppe – uma sopa de cerveja!

Além de ser fácil de fazer traz no sabor aquele amarguinho que a gente tanto gosta! Quer aprender a receita? Veja aqui no Cerveja e Gastronomia como fazer essa delícia!

Biersuppe, a sopa de cerveja, é receita tradicional da Alemanha - Foto: Superbass/Wikimedia Commons
Biersuppe, a sopa de cerveja, é receita tradicional da Alemanha – Foto: Superbass/Wikimedia Commons

Antes, algumas dicas:

  1. A cerveja precisa ser puro malte. Não adianta fazer a sopa com uma Pilsen que seja modificada ou que tenha mais lúpulos do que o normal. Isso altera o sabor no final da receita, pois é importante ter a cevada e aquele cheiro de pão, característico das Pilsen baseadas na lei da pureza Alemã.
  2. Dá pra fazer com outros estilos? Dá sim. Na teoria, estilos da escola alemã funcionam melhor para essa receita porque não têm tanto uso de lúpulos de cheiro e não contém outros ingredientes além dos tradicionais malte, água, lúpulo e levedura. Eu já fiz com Witbier e até com uma Rauchbier. Mas isso vai depender do seu paladar, porque se você errar a mão a sopa fica com gosto de cerveja fervida – e esse não é o objetivo, concorda? Minha dica é: primeiro faça a receita com Pilsen. Se curtir, e resolver tentar com outro estilo, coloque a cerveja aos poucos e vá provando para ver se ainda mantém a mesma ideia da receita com a Pilsen.
  3. Na Alemanha existem muitas receitas de sopa de cerveja. Igual aqui em Minas Gerais, onde há uma infinidade de receitas de Pão de Queijo. Portanto, se você não gostar dessa, tente alguma outra. Não desista da nossa querida cerveja nas receitas!

Vamos então à receita!

  • 500 ml de cerveja Pilsen
  • 125 ml de leite
  • 30 gramas de farinha
  • 2 gemas
  • 250 ml de caldo de carne (ou de legumes)
  • 100 gramas de pão cortado em cubos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • sal
  • pimenta-do-reino
  • noz-moscada
  • cebolinha picada

Comece dourando os pães com metade da manteiga, para fazer uma espécie de crouton, menos crocante. Quando estiver pronto, tire da panela e reserve.

Depois em outra panela coloque a manteiga e a cerveja e deixe cozinhando até a manteiga derreter completamente.

O caldo de carne ou de legumes deve ser feito antes, sem sal. É para trazer mais sabor para a sopa e é bem fácil de fazer. Basta deixar partes de carne e pedaços de legume cozinhando, por cerca de 30 minutos, com especiarias como pimenta-do-reino, cascas de cebola, pedaços de cenoura, salsão, etc. Você deve coar e pode até congelar para usar em outras receitas como risotos. Aqui no site tem também várias receitas de risoto para você fazer!

No caso da nossa sopa, coloque o caldo para ferver também com a cerveja e aí misture a farinha no leite com as gemas, bata bem e acrescente essa mistura na panela.

É nessa hora que a gente acerta o tempero, colocando sal, pimenta-do-reino e noz-moscada até ficar agradável para o seu paladar. Mexa até engrossar e sirva com os pedaços de pão e cebolinha, se quiser decorar. Você pode incluir ainda pedacinhos de bacon sequinhos, fica uma delícia.

Receita de Biersuppe tem muitas variações. Essa da foto é feita com queijo - Foto: Stu Spivack/Wikimedia Commons
Receita de Biersuppe tem muitas variações. Essa da foto é feita com queijo – Foto: Stu Spivack/Wikimedia Commons

História

A sopa de cerveja ou Biersuppe é uma receita que era muito consumida pela nobreza, quando surgiu, no século XVIII. No século seguinte, por volta de 1800, a sopa se popularizou e passou a ser consumida até no café da amanhã, por toda a família – inclusive pelas crianças.

Mas não se assuste, a sopa não deixa ninguém bêbado. Antigamente o teor alcoólico das cervejas era menor e, durante o cozimento, o álcool evapora, tornando a sopa liberada para as crianças também.

Hoje em dia a Biersuppe é considerada uma receita antiga, de “vó”, como a nossa canja brasileira, tomada principalmente em dias de resfriado.

Reprodução de trecho de livro de culinária de 1724 com a receita original de Biersuppe - Foto: Wikimedia Commons
Reprodução de trecho de livro de culinária de 1724 com a receita original de Biersuppe – Foto: Wikimedia Commons

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade