Publicidade


Cerveja e Gastronomia traz dicas de livros sobre cerveja - Foto: Robbie Noble/Unsplash
Dicas

5 livros sobre cerveja que você deve conhecer

Depois de fazer a primeira lista com 8 livros sobre cerveja resolvi preparar mais uma listinha. O assunto está na moda e sempre surge um livro novo na Amazon, nossa parceira, ou aparece algum livro que eu ainda não conhecia. Veja agora nossas indicações:

Cerveja e Gastronomia traz dicas de livros sobre cerveja - Foto: Robbie Noble/Unsplash
Cerveja e Gastronomia traz dicas de livros sobre cerveja – Foto: Robbie Noble/Unsplash

As 100 melhores cervejas brasileiras – Maurício Beltramelli

O guia reúne exemplos de cervejas produzidas no país selecionadas pelo sommelier Maurício Beltramelli, a partir de critérios como ingredientes, sabor, cor, aroma e textura. Como um dos diferenciais da cerveja produzida no país, há muitos rótulos com ingredientes regionais e até exóticos. Um ótimo livro para quem está conhecendo novos estilos ou quer produzir cervejas com ingredientes diferentes.

Cerveja Para Leigos – Marty Nachel e Steve Ettlinger

Este é mais um livro da série “Para Leigos”. Assim como as outras edições, tudo é explicado de forma bem clara, dando uma visão geral sobre os estilos de cerveja, com dicas bem práticas de como identificar cada item. É uma opção para quem quer ter uma ideia do universo cervejeiro. Ah, o livro é bem divertido e tem um texto bem-humorado!

Filosofia de Botequim – 48 Questões Filosóficas para Acompanhar Sua Cerveja – Matt Lawrence e Eliana Rocha

Você certamente já ouviu falar do famoso papo de boteco. Um espaço livre, para conversar bobagens, futilidades, assuntos sérios, discussões políticas. Tal variedade inspirou o filósofo Matt Lawrence a pensar em 48 questões, discutidas sempre com uma cerveja para acompanhar. O resultado é um livro que te faz pensar, com texto leve e curioso.

Queijos Brasileiros à Mesa. Com Cachaça, Vinho e Cerveja – Bruno Cabral e Manoel Beato

Harmonização de cervejas com queijos sempre rende belas combinações. São duas paixões pessoais: cerveja e queijo (como todo bom mineiro!). O livro tem fotos lindas e dicas maravilhosas. A maior dificuldade é que, no caso da cerveja, às vezes o queijo rouba a cena por ser muito forte. Saber escolher bem depende de experiência e conhecimento. Este livro ajuda muito e ainda traz dicas para harmonizar com vinhos e cachaças. Ah, se quiser saber quais são as harmonizações preferidas de queijos e cervejas escolhidas por cervejeiros, veja aqui neste post!

A Arte de Fazer Cerveja – James Morton e Rosane Albert

Este é o livro mais novo da lista, foi lançado em janeiro deste ano. Nele, o cervejeiro James Morton ensina tudo que você precisa para fazer cerveja em casa. Dos ingredientes aos equipamentos, ele dá dicas até para quem quiser preparar alguns equipamentos, no melhor estilo “faça você mesmo”. Tem receitas também dos mais variados estilos para você seguir, com instruções detalhadas – até dos erros que ele cometeu em várias brassagens.


E você? Tem alguma dica de livro? Escreva aqui nos comentários e compartilhe a sua sugestão!


Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade