Publicidade


Garrett Oliver, cervejeiro da Brooklyn Brewery fala das harmonizações preferidas com queijo - Foto: Matt Furman/Divulgação Brooklyn Brewery
Harmonizações

5 cervejeiros falam sobre as melhores harmonizações com queijos

Queijo com cerveja é uma combinação deliciosa. São várias possibilidades – cada estilo de cerveja ajuda a ressaltar um aspecto do queijo – o que torna a experiência sempre diferente. Por isso, nós pedimos para que 5 cervejeiros indicassem o estilo de cerveja que eles mais gostam na hora de harmonizar com algum queijo. Veja o que eles responderam:

Queijos e cervejas harmonizam muito bem juntos - Foto: jill111/Pixabay
Queijos e cervejas harmonizam muito bem juntos – Foto: jill111/Pixabay

Scott Ungermann, da Anchor Brewery disse que a harmonização da Anchor Steam com um queijo Fromage Blanc funciona muito bem. Ele explica que “é um queijo branco cremoso feito com leite de vaca” e que “combina perfeitamente com as notas leves e suaves de caramelo e o equilibrado apimentado dos lúpulos da cerveja Anchor Steam”. Para ele, o Fromage Blanc preferido é o Foggy Morning, produzido pela Nicasio Valley Cheese, nos Estados Unidos. A Anchor Steam é uma cerveja bem refrescante e fácil de beber. Ela é encontrada facilmente nos diversos sites e pontos de venda.

Anchor Steam® é a cerveja mais famosa produzida pela Anchor Brewery - Foto: Divulgação
Anchor Steam® é a cerveja mais famosa produzida pela Anchor Brewery – Foto: Divulgação

O querido e sempre simpático, Garrett Oliver, da Brooklyn Brewery, também conversou com a gente por email e compartilhou duas sugestões de harmonização. A primeira é do estilo Imperial Stout com o queijo Stilton. Ele explica que “o estilo Imperial Stout traz à tona uma característica de chocolate do queijo, o que trabalha bem com a doçura da cerveja, equilibrando o sal presente no queijo”.  A outra harmonização preferida dele é a de uma Brown Ale com os queijos franceses Ossau Iraty ou Ossau Vielle. Ele considera essa harmonização infalível. O queijo é feito do leite de ovelhas criadas nas proximidades dos Pirineus, na França. Segundo Garrett, o queijo tem “um sabor marcante de nozes que harmoniza perfeitamente com o caramelo e o tostado da Brown Ale“. Toda vez que ele promove uma harmonização de queijos com cerveja, essa dupla está  presente. Vale lembrar que a Brown Ale produzida pela Brooklyn Brewery é muito equilibrada e bem feita. Se não provou ainda, recomendo!

Garrett Oliver, cervejeiro da Brooklyn Brewery fala das harmonizações preferidas com queijo - Foto: Matt Furman/Divulgação Brooklyn Brewery
Garrett Oliver, cervejeiro da Brooklyn Brewery fala das harmonizações preferidas com queijo – Foto: Matt Furman/Divulgação Brooklyn Brewery

Aqui no Brasil, o cervejeiro Humberto Frölich, da Babel Cervejaria indicou o queijo do Serro, harmonizado com a Babel Cornucopia. “Os sabores picantes e ácidos do queijo Serro de Minas se complementam com as notas complexas dos cereais e da levedura da cerveja Cornucopia, que leva cevada, trigo, centeio e aveia em sua composição, com um toque de pimenta-da-jamaica”.

Cornucopia é a cerveja da Babel que harmoniza bem com o queijo do Serro – Foto: Reprodução/Babel Cervejaria
Cornucopia é a cerveja da Babel que harmoniza bem com o queijo do Serro – Foto: Reprodução/Babel Cervejaria

A Babel é uma cervejaria premiada de Porto Alegre e a Cornucopia é uma cerveja de cor linda, você precisa ver na taça. Sem contar na boca, que tem um amargor bem presente.

Também de Porto Alegre vem a próxima dica. É do Eduardo Chaves, cervejeiro da Vintage Craft Beer. Ele disse que a experiência que mais agradou foi usando queijos maturados com fungo branco, “que são untuosos e saborosos”.

Ele sugere um queijo Brie fabricado em Pomerode (Santa Catarina) pela Vermont, com a cerveja Tropical, uma Witbier bem refrescante: “A combinação entre a leve acidez da witbier , dulçor moderado e seu leve amargor com a untuosidade dos queijos de fungo branco ficam perfeitos, sugerimos ainda colocar um pedaço de damasco desidratado sobre o queijo para se ter uma experiência única.”

A Tropical da Vintage é uma Witbier e harmoniza bem com queijo Brie - Foto: Reprodução/Vintage Craft Beer
A Tropical da Vintage é uma Witbier e harmoniza bem com queijo Brie – Foto: Reprodução/Vintage Craft Beer

O quinto cervejeiro é de Portland, nos Estados Unidos. Troy Harris é o responsável pelas delícias produzidas pela Cascade Brewing e sugeriu o queijo Cambozola, que é uma mistura de Gorgonzola com Camembert, feito com leite de vaca. Por conta desse sabor bem marcante, o queijo “eleva as notas de bourbon da cerveja Manhattan 2015, reforçando os sabores de cereja e marzipã”.

Manhattan é uma cerveja ácida, com toque de cereja, que harmoniza com o queijo Cambozola - Foto: Reprodução/Cascade Brewing
Manhattan é uma cerveja ácida, com toque de cereja, que harmoniza com o queijo Cambozola – Foto: Reprodução/Cascade Brewing

A Manhattan tem esse nome porque é uma homenagem ao famoso drink de mesmo nome, que tem no sabor do cranberry seu toque frutado. No caso da cerveja, é uma mistura de Quadrupel envelhecido em barril de Bourbon com Blond Ale, adicionando ainda um sabor lácteo da fermentação. É bem diferente, como são as cervejas Sour produzidas pela Cascade Brewing.

E você? Qual harmonização de queijo e cerveja marcou a sua vida? Conte pra gente aqui nos comentários!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade