Publicidade


Cozinheiros terminam a prova da caixa misteriosa - Foto: Carlos Reinis/Band
Harmonizações

Resumo Masterchef Brasil – Episódio 15

O Masterchef Brasil já está com os 10 melhores cozinheiros amadores e a gente segue acompanhando o programa, sugerindo, toda semana, estilos de cerveja para os pratos vencedores. É uma das funções do sommelier de cerveja, só que com uma dificuldade extra – não estamos provando os pratos. A sugestão é feita a partir dos ingredientes usados pelos participantes e dos comentários dos chefs jurados. Mas a gente adora um desafio e toda semana você acompanha a exibição do programa com a gente, ao vivo, na nossa conta do Twitter: @cervejaegastro.

Para quem perdeu, veja agora o resumo do 15º episódio do Masterchef Brasil, exibido em 12 de junho de 2018, dia dos namorados.

A caixa misteriosa tinha queijos artesanais brasileiros e premiados! - Fotos: Carlos Reinis/Band
A caixa misteriosa tinha queijos artesanais brasileiros e premiados! – Fotos: Carlos Reinis/Band

A prova de hoje exigia “bagagem” dos cozinheiros, criatividade e, ao mesmo tempo, respeito pelos ingredientes apresentados.

Era a caixa misteriosa dos queijos artesanais produzidos no Brasil e premiados. Amostras de grandes queijos brasileiros feitos com leite de ovelha, cabra, vaca e búfala estavam identificados por palitinhos. Tinha de vários tipos: de massa macia, dura, com casca maturada, com fungo, com casca lavada. Características diversas dos queijos que podiam ser transformados em uma infinidade de receitas.

Os chefs explicaram a prova e proibiram que os participantes fizessem uma massa, algo bem simples. A ideia era fazer, em uma hora, um prato em que o queijo fosse o protagonista. Podia ser doce ou salgado. Todos os participantes sentiram a dificuldade da prova de hoje.

Cozinheiros terminam a prova da caixa misteriosa - Foto: Carlos Reinis/Band
Cozinheiros terminam a prova da caixa misteriosa – Foto: Carlos Reinis/Band

Os jurados visitaram as bancadas e provaram o que cada cozinheiro preparou. Só depois é que eles chamaram os destaques, positivos e negativos. Maria Antônia, Victor Hugo e Eliane foram direto para a prova de eliminação. Coincidentemente, todos usaram endívia como ingrediente e os pratos foram muito criticados pelos jurados.

Hugo, Vinícius e Thiago fizeram pratos que valorizaram o queijo e foram os destaques positivos da prova. Mas a vitória de Hugo garantiu o mezanino apenas para ele. Hugo preparou um suflê de queijo de ovelha curado com trufas, acompanhado de geleia de damasco e castanha de pará.


Com exceção dos 3 piores, Hugo separou os outros participantes em dois grupos: os 3 mais fortes e os 3 mais fracos. E aí ele tinha que escolher um dos grupos para subir para o mezanino. Contrariando todas as expectativas (já que a Katleen estava no grupo dos mais fracos), Hugo escolheu Rita, Thiago e Padre Evandro para subir ao mezanino.

Na prova de eliminação, o ingrediente era muito difícil para trabalhar: carne de bode. Em 1 hora e meia eles tinham que fazer um prato de restaurante com a carne.

Vinícius entrou numa onda de vingança, “em que todos o perseguem”, e preparou um pernil de bode servido com purê de abóbora e molho apimentado. Esse prato foi escolhido pelos jurados como o melhor.

Ficaram Maria Antônia e Rui entre os piores e os jurados escolheram o prato que tinha mais defeitos para decidir a eliminação. Assim, Rui deixou a competição no 15º episódio do Masterchef Brasil.

Hugo é eliminado do Masterchef Brasil - Foto: Carlos Reinis/Band
Hugo é eliminado do Masterchef Brasil – Foto: Carlos Reinis/Band

Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil

E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui com os estilos de cerveja que você usaria para harmonizar  alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje. E fiquei ligado, na próxima terça-feira tem mais harmonizações no Twitter, ao vivo!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade