Publicidade


Orecchiette com Ragu de Linguiça garantiu a vitória para Rui - Foto: Carlos Reinis/Band
Harmonizações

Resumo Masterchef Brasil – Episódio 14

Terça-feira é dia de harmonizar os pratos do Masterchef Brasil com nossas sugestões de estilos de cervejas. Usamos os ingredientes dos participantes e, a partir dos comentários dos jurados, sugerimos um estilo que combine. Para quem é sommelier, é um desafio e tanto! Assim, algumas harmonizações podem dar certo, outras nem tanto. Mas, para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado!

Vamos então aos destaques do décimo quarto episódio desta 5ª temporada, exibido em 05 de junho de 2018, dia da cerveja brasileira!

Pista de motocross usada como cenário da primeira prova deste episódio do Masterchef Brasil - Foto: Carlos Reinis/Band
Pista de motocross usada como cenário da primeira prova deste episódio do Masterchef Brasil – Foto: Carlos Reinis/Band

O programa começou com uma prova externa, na cidade de Itupeva. Dava pra ver que eles estavam em uma pista de motocross, ou seja, a adrenalina era o ingrediente principal (e como a gente viu na prova, teve muita adrenalina – e não foi na pista, já que os participantes passaram bastante aperto!)

A prova era em grupo e os participantes foram divididos em dois times. Os capitães foram os dois participantes que voltaram na repescagem da semana passada: Hugo (time vermelho) e Ana Luiza (time azul). Como eles estavam em número ímpar, a equipe azul ficou com um participante a menos.

Para a prova, eles tinham que fazer 125 hambúrgueres, com 1 molho e 1 acompanhamento em 1 hora e meia. Tempo bem curto, considerando que a carne ainda precisava ser moída. Para piorar, eles deviam fazer os hambúrgueres na churrasqueira, um fator que influenciou na escolha das equipes.

Equipes divididas para fazer 125 hambúrgueres - Foto: Carlos Reinis/Band
Equipes divididas para fazer 125 hambúrgueres – Foto: Carlos Reinis/Band

Harmonizar hambúrguer e cerveja é sempre um prazer. São muitas opções e cada uma ressalta uma parte do lanche.

Mesmo com muitos atrasos, a equipe vermelha foi a vencedora com 104 votos, contra 21 para o time azul. O chef Erick Jacquin nem provou o hambúrguer do time azul – a carne era super gordurosa. O time vermelho fez um x-burguer com salada e abacaxi grelhado – um dos diferenciais do lanche, segundo muitos motoqueiros.

O hambúrguer vencedor do time vermelho tinha abacaxi grelhado como ingrediente - Foto: Carlos Reinis/Band
O hambúrguer vencedor do time vermelho tinha abacaxi grelhado como ingrediente – Foto: Carlos Reinis/Band

Na prova de eliminação, Victor Hugo, mesmo estando no time vencedor, foi escolhido pelos jurados para fazer a prova, pelo mau desempenho na prova em grupo. O tema do dia era massa fresca.


Hugo, capitão do time vencedor, escolheu qual participante ia fazer cada tipo de massa. Ele escolheu o nhoque de ricota para o Victor Hugo. O trofie foi para a Eliane. A Ana Luiza ganhou o ravióli de presente.  O orecchiette foi para o Rui, o capelete para o Thiago e o plin para o Vinícius. Algumas massas bem difíceis para fazer pela primeira vez.

Victor Hugo fez a própria ricota depois de ter esquecido do ingrediente no mercado - Foto: Carlos Reinis/Band
Victor Hugo fez a própria ricota depois de ter esquecido o ingrediente no mercado – Foto: Carlos Reinis/Band

Victor Hugo esqueceu a ricota, ingrediente principal, e teve que fazer uma ricota durante a prova! Se deu muito bem e os jurados elogiaram tanto a atitude quanto o prato, questionando apenas o excesso de sal do molho, por causa do queijo pecorino, que é muito salgado.


Rui e Victor Hugo foram os destaques da prova de eliminação com pratos saborosos e, no caso do Victor Hugo, milagroso! Mas foi o Rui que venceu a prova de hoje, com o Orecchiette com molho de ragu de linguiça.

Orecchiette com Ragu de Linguiça garantiu a vitória para Rui - Foto: Carlos Reinis/Band
Orecchiette com Ragu de Linguiça garantiu a vitória para Rui – Foto: Carlos Reinis/Band

Entre os piores pratos, três mulheres: Ana Luiza, Maria Antônia e Eliane. Pela avaliação dos jurados, Ana Luiza não conseguiu fazer bem a prova e foi eliminada.

Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil

E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui com os estilos de cerveja que você usaria para harmonizar  alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje. E fiquei ligado, na próxima terça-feira tem mais harmonizações no Twitter, ao vivo!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade