Publicidade


Michaelerplatz é uma região boa para restaurantes e compras em Viena - Foto: Gleison Barreto/Cerveja e Gastronomia
Viagens

Turismo Cervejeiro na Áustria: Viena

Hoje é o último post especial com dicas de viagem e cervejas pela Áustria. Nós já passamos por Innsbruck, no oeste, e Graz, no sudeste, Salzburg, no centro-oeste. E hoje fechamos essa série de reportagens em Viena, a capital da Áustria.

Prater é a região do parque de diversões de Viena - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Prater é a região do parque de diversões de Viena – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Para quem gosta de cidades históricas, Viena é um prato cheio! Tem de tudo, bem organizado e com preços e oportunidades para todos. Eu comecei meu passeio pela região do Prater. Não porque seja um fã de parques de diversões, mas porque eu queria logo uma vista do alto da cidade.

Cabine usada pela roda-gigante de Viena - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Cabine usada pela roda-gigante de Viena – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Na Riesenrad (roda gigante) você pode fazer o passeio nestas cabines antigas e clássicas. É bem legal. Se tiver tempo e quiser, também pode alugar a cabine para fazer um jantar romântico.

Uma rua legal para andar pelo centro e conhecer um pouco das lojas e dos restaurantes da cidade é a região de Michaelerplatz. Vale a pena se sentar em um dos bares e escolher uma das cervejas locais enquanto se observa o vai e vem dos turistas e moradores.

Michaelerplatz é uma região boa para restaurantes e compras em Viena - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Michaelerplatz é uma região boa para restaurantes e compras em Viena – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

No dia seguinte separei um tempo para visitar os museus do centro da cidade. Comecei pelo Palácio Albertina, que tem uma enorme coleção de artes clássicas, além do prédio ser uma beleza à parte.

Palácio Albertina em Viena - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Palácio Albertina em Viena – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Interior do Palácio Albertina - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Interior do Palácio Albertina – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

De lá, fui para o Sissi Museum, um museu em homenagem à Imperatriz Sissi que faz parte do Hofburg. Ela, que foi uma das mulheres mais importantes do Império Áustríaco, sofreu bastante com a solidão da monarquia. Isabel da Baviera foi assassinada e sua vida eternizada em uma trilogia de três filmes muito famosos (não é spoiler, vai..).

Sissi Museum em Viena - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Sissi Museum em Viena – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

No museu você conhece com detalhes cada parte da vida dela. Da infância ao assassinato, um pouco das casas e das rotinas da Imperatriz. Há ainda uma coleção inteira de peças e aparelhos de jantar – uma das diversões de Sissi era oferecer belos jantares aos amigos.

Peças de jantar usadas por Sissi - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Peças de jantar usadas por Sissi – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Para quem gosta de cozinhar é uma bela visita. A gente fica lá imaginando como teriam sido esses jantares que usaram peças tão lindas e tão ricas. Vale a visita completa.

Aparelhos de jantar que fazem parte da coleção do Sissi Museum - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Aparelhos de jantar que fazem parte da coleção do Sissi Museum – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

No terceiro dia separei para passar o dia com calma em Schönbrunn, o Palácio Real que é testemunha de boa parte da história da Áustria.

Vista do alto do Palácio de Schönbrunn, em Viena - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Vista do alto do Palácio de Schönbrunn, em Viena – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

É um palácio enorme, belíssimo, com várias atividades para fazer e visitar. E vá com a bateria do celular ou da câmera fotográfica carregada, porque são muitos cliques. A cada passo você se depara com uma imagem inspiradora. Só em uma tarde tirei quase mil fotos, para você ter uma ideia….

Há ainda o Palácio Belvedere, que fica do outro lado da cidade, mas que também tem uma coleção belíssima de arte – incluindo aí o original de Gustav Klimt – o Beijo!

Palácio Belvedere - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Palácio Belvedere – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

O pintor simbolista austríaco tem obras também expostas no Museum Quartier, que deixei para visitar no último dia. Fiz isso porque meu voo era apenas à tarde e eu estava hospedado ali pertinho, cinco minutos de caminhada. Então foi fácil acordar cedo, tomar um belo café da manhã e descer para a região.

Museum Quartier reúne diversos tipos de museus no centro de Viena - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Museum Quartier reúne diversos tipos de museus no centro de Viena – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

Ajudou também o fato de que eu só queria visitar ali o Mumok, o Museu de Arte Moderna. Então se você quiser visitar os outros museus que fazem parte do Quartier, sugiro que separe um pouco mais de tempo. E detalhe, esses bancos verdes são ótimos para se sentar e tomar um sorvete enquanto descansa entre um museu e outro.

Cervejarias

Viena tem vários brewpubs e vou indicar dois que são bem legais. O primeiro e mais famoso é o brewpub da 1516 Brewing Company. Eles servem 10 estilos de cerveja no chope e possuem cardápio completo para almoço, lanche, tira-gosto ou jantar.

Fachada do Brewpub da Siebensternbräu – Foto: Gleison Barreto/Cerveja e Gastronomia
Fachada do Brewpub da Siebensternbräu – Foto: Gleison Barreto/Cerveja e Gastronomia

Outra cervejaria menor mas muito criativa é a Siebensternbräu (o nome significa 7 estrelas), que fica no centro, perto do Museum Quartier. Eles ficaram conhecidos por causa da cerveja com cannabis, mas o lugar vai muito além disso (que, cá entre nós, não passa apenas de um bom marketing). Ainda assim vale a visita para curtir os estilos que eles fabricam ali mesmo.

No aeroporto também aproveitei para beber uma cerveja mais leve, do estilo Helles, para harmonizar com um creme de cogumelos delicioso. Além de ser produzida em grande escala, essa cerveja da Ottakringer (cervejaria bem antiga de Viena) estava bem-feita e combinou bem com o creme. Quem nunca fechou uma viagem com uma sopinha deliciosa?

Creme de cogumelos com Helles da Ottakringer - Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia
Creme de cogumelos com Helles da Ottakringer – Foto: Gleison Salin/Cerveja e Gastronomia

E você? Tem alguma dica cervejeira pela Áustria? Compartilhe com a gente aqui nos comentários. E veja nossas dicas também para as cidades de Innsbruck, Graz e Salzburg.

Vai visitar Vienna, na Áustria? Veja nossas dicas de hospedagem para Belo Horizonte, perto de Nova Lima, onde fica a fábrica! Aqui neste link você encontra todas as opções de hotéis e pousadas, operadas pelo nosso parceiro Booking.com. Ao fazer uma reserva, a partir do nosso site, uma parte do valor pago é revertida para a manutenção do Cerveja & Gastronomia. Isso tudo sem nenhum custo extra para você, ou seja, o preço é o mesmo, incluindo os descontos. Aproveite, economize e aproveite sua viagem para Vienna!

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade