Publicidade


Prato principal da equipe vencedora - Foto: Carlos Reinis/Band
Harmonizações

Resumo Masterchef Brasil – Episódio 12

Já estou de volta das férias e este é o último resumo publicado com atraso. A partir da próxima terça-feira, voltamos com os comentários ao vivo no Twitter @cervejaegastro e com os posts sem atraso.

Todas as semanas nós sugerimos estilos de cerveja que possam harmonizar com os pratos vencedores apresentados no programa. É uma brincadeira e um desafio ao mesmo tempo, já que só tenho como referência os comentários dos participantes e dos jurados, além dos ingredientes usados. Mas, para nós, o que vale é a experiência de tentar um sabor diferente e harmonizado!

Vamos então aos destaques do décimo segundo episódio desta 5ª temporada, exibido em 22 de maio de 2018.

Equipe comandada por Vinicius se deu bem no programa e garantiu o mezanino - Foto: Carlos Reinis/Band
Equipe comandada por Vinicius se deu bem no programa e garantiu o mezanino – Foto: Carlos Reinis/Band

O programa começou com uma apresentação do Balé da Cidade de São Paulo, que está completando 50 anos. Para comemorar, os participantes foram até o Teatro Municipal para cozinhar para 50 integrantes do balé.

A prova era em grupo e eles precisavam criar 150 pratos – 50 entradas, 50 pratos principais e 50 sobremesas. 10 pratos de cada deveriam ser veganos e vegetarianos.

Para dividir as equipes, Eliane e Vinícius foram os capitães e eles decidiram que Eliane ia escolher primeiro a equipe e Vinícius tinha prioridade na proteína. Só que uma pegadinha “a la Masterchef”, depois de montados, os times foram invertidos. Ou seja, quem Eliane escolheu, trabalhou com Vinícius e vice-versa.

Nas proteínas, Vinícius começou escolhendo a vieira para entrada, deixando Eliane com os tentáculos de polvo. No prato principal, Eliane escolheu a lagosta e deixou os camarões para Vinícius. Por último, na sobremesa, Vinícius ficou com as frutas vermelhas e Eliane ficou com o maracujá.

No geral, todos os grupos tiveram muitos problemas com a prova. Mas no sabor, provavelmente, a equipe liderada por Vinícius se deu muito bem, pois ganhou de lavada, com 48 votos contra 2.

Eles serviram de entrada as vieiras grelhadas com carpaccio de rabanete e vinagrete com pimenta e coentro. Para esse prato, sugerimos uma cerveja do estilo Saison. Leve, frutadas e condimentadas, essas cervejas da escola belga são ótimas com pratos leves mas que possuem características de tempero como o vinagrete de pimenta. São geralmente bem carbonatadas e possuem entre 4% e 7% de álcool.

Prato principal da equipe vencedora - Foto: Carlos Reinis/Band
Prato principal da equipe vencedora – Foto: Carlos Reinis/Band

No prato principal eles serviram um belo prato de camarão à provençal com creme de beterraba e aspargos. Os chefs não gostaram muito da combinação da beterraba com o camarão, porque a beterraba é muito forte e se sobrepôs ao sabor do camarão. Mas o prato acabou conquistando os integrantes do balé justamente pela beleza, afinal, a gente também come com os olhos, não é verdade? Harmonizar pratos com tamanho contraste também é um desafio. Nosso critério então é seguir com a escola belga, sugerindo uma Tripel, mais alcóolica, mas que tem ainda um dulçor que pode ajudar a realçar o sabor do camarão, equilibrando o doce da beterraba.

Para sobremesa, um delicioso cheesecake desconstruído de frutas vermelhas e farofa de pistache. Além de bonito, a sobremesa fica uma delícia com uma cerveja do estilo Quadrupel, bem alcóolica e escura, com equilibrado toque de caramelo.

Chef Henrique Fogaça ensina como preparar corretamente uma peça de Carré de Cordeiro – Foto: Carlos Reinis/Band
Chef Henrique Fogaça ensina como preparar corretamente uma peça de Carré de Cordeiro – Foto: Carlos Reinis/Band

Na prova de eliminação, os competidores precisaram mostrar habilidade com a manipulação correta do carré de cordeiro. Quem ensinou alguns truques foi o chef e jurado Henrique Fogaça. Na primeira parte, os participantes tiveram meia hora para limpar a carne. Quem se saísse melhor, subiria ao mezanino. Eliane e Padre Evandro foram salvos por terem preparado as melhores peças.

Hugo, Rita e Maria Antônia foram para a segunda parte. Eles tinham que preparar um prato em 45 minutos. Talvez pela experiência, Maria Antônia se saiu melhor na prova e venceu, deixando a eliminação para Hugo ou Rita.

Para harmonizar com o carré de cordeiro, nossa sugestão é uma Imperial Ipa ou uma Double Ipa. O amargor do lúpulo, combinado com a quantidade de álcool mais pronunciada equilibra bem o sabor forte e intenso da carne de cordeiro. Uma curiosidade: toda vez que você se deparar com uma cerveja de estilo Imperial ou Double, significa principalmente que ela tem mais álcool do que o estilo original.

Numa prova em que todos apresentaram erros, Hugo mostrou menos técnica e qualidade de temperos na carne, que era a estrela do prato, e foi eliminado.

Faltou experiência e Hugo foi eliminado no programa de hoje - Foto: Carlos Reinis/Band
Faltou experiência e Hugo foi eliminado no programa de hoje – Foto: Carlos Reinis/Band

Quer ver todas as sugestões, episódio por episódio? Veja aqui os links para todos os resumos de episódios do Masterchef Brasil. E acompanhe com a gente, ao vivo, os comentários sobre o programa em nossa conta do Twitter @cervejaegastro.

E você? Curtiu as nossas sugestões? Comente aqui com os estilos de cerveja que você usaria para harmonizar  alguns dos pratos mostrados no episódio de hoje.

Quer receber dicas e acompanhar os destaques da semana no seu e-mail? Cadastre-se no Clube Cerveja & Gastronomia!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade